Navegadores

04/12/2015 17h54 - Atualizado em 04/12/2015 17h56

Como fazer download

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Fazer downloads é um dos recursos mais básicos e necessários de todos os navegadores. Felizmente, as versões mais atuais destes aplicativos possuem vários recursos que permitem que seus usuários tenham acesso a um grande número de opções de customização da forma com a qual podem baixar arquivos e também onde guardá-los no computador.

Todas as Dicas de Gmail

Um destes truques é o atalho ctrl+J, que abre a janela de gerenciamento de downloads em quase todos os navegadores. Se você quer aprender a usar estes recursos de forma mais eficiente, consulte este tutorial.

Download Mozilla (Foto: Arte/TechTudo)Dicas para fazer downloads no Firefox, Chrome e Internet Explorer  (Foto: Arte/TechTudo)

Passo 1. É possível pausar ou cancelar um download no Chrome. A partir da janela de downloads, clique no botão “Pausar” para interromper o processo e clique outra vez para resumir. Para cancelar definitivamente, clique em “Cancelar”. No Firefox, não é possível pausar um download, mas o navegador possui botões que permitem interrompê-lo e reiniciá-lo a partir da mesma tela;

Downloads podem ser pausados no Chrome (Foto: Reprodução/Chrome)Downloads podem ser pausados no Chrome (Foto: Reprodução/Chrome)

Passo 2. Todos os arquivos são salvos na mesma pasta por padrão. Se você quiser explorar este local, basta clicar no botão “Abrir pasta” no topo da janela do Chrome. Já no Firefox, o ícone no canto da lista muda para o de uma pasta quando o download é concluído, o que permite abrir o local com um clique;

Todos os arquivos são salvos na mesma pasta por padrão. Se você quiser aprender a mudar estas configurações, confira estes tutoriais para o ChromeFirefox e Internet Explorer.

Pasta de downloads pode ser aberta diretamente no navegador (Foto: Reprodução/Chrome)Pasta de downloads pode ser aberta diretamente no navegador (Foto: Reprodução/Chrome)

Passo 3. É possível configurar o navegador para abrir automaticamente um tipo de arquivo. No Chrome, isto pode ser feito a partir da barra de downloads, clicando na seta de opções e selecionando “Sempre abrir arquivos deste tipo”. No Firefox, isto é possível na janela de confirmação de download, que possui uma caixa para marcar a opção.

Por outro lado, não é possível fazer isso em arquivos executáveis por questões de segurança. No Chrome, alguns arquivos com as extensões .EXE, .DLL e .BAT podem requisitar uma confirmação de download extra do usuário, para garantir que ele deseje mesmo baixá-lo.

Chrome permite abrir arquivos automaticamente (Foto: Reprodução/Chrome)Chrome permite abrir arquivos automaticamente (Foto: Reprodução/Chrome)

Como baixar vídeos do Youtube? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares