Celular

03/12/2015 11h00 - Atualizado em 03/12/2015 11h00

Como saber se um iPhone 5C é original

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

iPhone 5C tem versões falsificadas que tentam se aproximar ao máximo do visual dos smartphones da Apple a fim de enganar os compradores  desatentos ou desinformados. Se por fora eles são idênticos - ou muito parecidos-, por dentro, um iPhone pirata está longe de oferecer a mesma experiência de uso encontrada em um celular legítimo. A aprenda a identificar se um iPhone 5C é original ou não e evite cair em golpes.

Como resetar o iPhone 5C e deixá-lo como novo

Preste atenção às cores

O iPhone 5C é um modelo alternativo de iPhone lançado em 2013, junto com o iPhone 5S. O principal diferencial é a carcaça de policarbonato e as variadas opções de cores. Por isso, é possível encontrar um iPhone 5C pirata pintado com uma tonalidade não original ou até mesmo não lançada pela Apple.

O iPhone 5C foi lançado nas cores branca, rosa, azul, verde e amarelo (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)O iPhone 5C foi lançado nas cores branca, rosa, azul, verde e amarelo (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O iPhone 5C verdadeiro foi lançado nas seguintes cores: branco, azul, rosa, verde e amarelo. Se você se deparar com um modelo vermelho, por exemplo, pode passar longe pois é uma versão pirata do aparelho.

Verifique o número do modelo na parte traseira

Todo iPhone é identificado por um número de modelo. Ele fica impresso na parte traseira do dispositivo. Cada versão do iPhone possui alguns números de modelo específicos. Os do iPhone 5C são: A1456, A1507, A1516, A1529 e A1532.

Se estiver pensando em comprar um iPhone 5C usado ou de procedência duvidosa, veja se na traseira do aparelho está inscrito o número do modelo e se este corresponde a alguns dos mencionados acima.

Cheque o número IMEI

Confira na traseira o IMEI e o número do modelo do iPhone 5C (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Confira na traseira o IMEI e o número do modelo do iPhone 5C (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Vale a pena trocar o iPhone 5C pelo iPhone 6? Comente no Fórum do TechTudo. 

Assim como o número do modelo, o IMEI deve estar gravado na parte traseira do iPhone 5C. O IMEI é um número de identificação único para cada aparelho, não podendo se repetir em outros.

Neste tutorial nós ensinamos como você pode descobrir o número IMEI de qualquer aparelho, inclusive de iPhones. Basicamente, basta digitar no discador os seguintes caracteres: *#06#. Isso exibirá o IMEI direto na tela do smartphone. Em seguida, basta conferir se é igual ao presente na tampa traseira.

Conector do carregador

O iPhone usa um conector Lightning para recarregar a bateria (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)O iPhone usa um conector Lightning para recarregar a bateria (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O iPhone 5C usa o cabo Lighting para recarregar a bateria. O formato foi criado pela própria Apple e as outras empresas não podem reproduzir. Aparelhos falsificados usam uma porta micro-USB. Assim, analise qual é o tipo de conector usado para recarregar a bateria do celular, se for micro-USB, o iPhone é falso.

Confira o sistema operacional

Veja se o iOS é original ou uma versão modificada do Android (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Veja se o iOS é original ou uma versão modificada do Android (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O sistema operacional de todos os iPhones é o iOS, que atualmente está na versão 9. iPhones piratas não usam o iOS e sim uma versão modificada do Android, que é idêntica ao sistema original da Apple. Mas há uma maneira bem simples de identificar qual é a plataforma que roda no smartphone.

Desbloqueie o aparelho e procure pela App Store, loja de aplicativos da Apple. Se você não encontrá-la e ao invés dela houver a Google Play Store ou alguma outra loja de apps chinesa, pode ficar certo de que trata-se de um iPhone 5C falso.

Conecte ao iTunes

Se puder, tente conectar o iPhone ao iTunes, software de sincronização da Apple. Se for um modelo genuíno, o programa vai identificar o aparelho automaticamente, com o nome do usuário, fotos, vídeos, apps instalados, etc. Se for um iPhone pirata, o iTunes não vai conseguir reconhecer o celular e vai exibir uma mensagem de erro. O programa é compatível tanto com Mac quanto com Windows e, para usá-lo, basta ligar o iPhone 5C ao computador através de uma porta USB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marlon
    2018-08-07T09:07:37

    Bom dia pessoal, estou com um Iphone 5C e está aparecendo na capacidade dele apenas 5,13 GB, isso é normal?