Backup

05/12/2015 10h00 - Atualizado em 05/12/2015 10h00

Google Drive: Como compactar imagens no Fotos e ganhar espaço

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google unificou o espaço que oferece gratuitamente aos seus usuários, resultando em 15 GB distribuídos entre DriveGmail e outros serviços. Embora seja mais do que o oferecido pela maioria da concorrência, pode não ser o bastante para alguém que não esteja disposto a gastar comprando mais armazenamento.

Como visualizar fotos e vídeos do Drive no Google Fotos

Confira duas formas de liberar espaço na sua conta do Google Drive, compactando imagens do Fotos e apagando arquivos grandes e desnecessários.

Veja 5 funções secretas do Google Drive (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Veja 5 funções secretas do Google Drive (Foto: Reprodução/André Sugai))Google Drive permite compactar imagens no Fotos e ganhar espaço (Foto: Reprodução/André Sugai)

Compactando imagens do Google Fotos 

O Google Fotos salva imagens e vídeos em duas qualidades, Original e Alta Qualidade, porém só a segunda é considerada no espaço ilimitado do backup. Tudo o que é gravado como Original ocupa seus 15 GB, mas eles podem ser recuperados facilmente.

Passo 1. Acesse a versão web do Google Fotos;

Passo 2. Abra o menu lateral e vá até as configurações;

Abra as configurações do Fotos na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as configurações do Fotos na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em “Recuperar armazenamento”;

Recupere armazenamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Recupere armazenamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Veja quantos megabytes você pode liberar ao compactar fotos e vídeos salvos no backup em resolução original. Conforme você pode ver na tela, a compactação também considera arquivos enviados pelo Google+, Blogger e Picasa, e desconsidera seus itens do Drive. Clique em “Compactar” para recuperar espaço;

Compacte arquivos da qualidade original para uma menor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Compacte arquivos da qualidade original para uma menor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Clique novamente em “Compactar” para confirmar sua escolha. Depois disso, não haverá volta.

Confirme a compactação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confirme a compactação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Encontrar e remover arquivos grandes 

Outra forma de ganhar mais espaço no Drive é descobrindo arquivos grandes armazenados na sua conta e que, possivelmente, possam ser deletados. Veja como.

Passo 1. Acesse a versão web do Google Drive;

Passo 2. Passe o mouse sobre a indicação de consumo de espaço, no canto inferior esquerdo da tela;

Passe o mouse sobre o seu consumo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passe o mouse sobre o seu consumo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Você verá uma janela com o detalhamento do consumo desse espaço entre os produtos do Google. Clique no “i” ao lado do Drive;

Abra o detalhamento do espaço do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o detalhamento do espaço do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Uma lista será exibida com seus arquivos organizados por ordem de tamanho. Ao lado, você poderá ver o quanto cada um deles pesa. Verifique se há algo grande que possa ser excluído para liberar armazenamento. Clique sobre eles com o botão direito e selecione “Remover”;

Remova arquivos grandes e inúteis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Remova arquivos grandes e inúteis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Eles devem ser removidos também da lixeira para deixar de ocupar espaço. Para isso, abra a lixeira e clique na seta ao lado do nome do menu, na parte superior da tela, e selecione “Esvaziar lixeira”.

Esvazie a lixeira para recuperar o espaço liberado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Esvazie a lixeira para recuperar o espaço liberado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora você poderá aproveitar o espaço extra disponível no Drive para guardar mais arquivos em todos os dispositivos, graças ao compactador de imagens e vídeos do Google Fotos e a exclusão de arquivos grandes.

SendSpace, Google Drive ou Dropbox? Comente no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • joao alberto
    2015-12-06T18:15:13  

    Passei o ano tentando fazer isso, hahaha A solução que encontrei foi baixar o takeaout, excluir todas minhas fotos e subir de novo. 40GB hahahaha

    recentes

    populares

    • joao alberto
      2015-12-06T18:15:13  

      Oi João. Vi seu comentário de 2 anos atrás... o que você quer dizer é que o "Recuperar Espaço" não funcionou ? Eu estou tentando também e essa função nem aparece...