Celular

11/12/2015 14h57 - Atualizado em 11/12/2015 18h24

iPhone: como limpar a memória RAM para deixá-lo mais rápido

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

iPhone travando é uma realidade na vida de muita gente. Em parte dos casos, isso se deve à pouca memória RAM presente no smartphone da Apple – e também no iPod Touch e no iPad. Para contornar a lentidão depois de abrir muitos aplicativos, uma opção interessante é realizar o procedimento descrito neste tutorial: ele mantém os apps abertos, mas “zera” o seu conteúdo, o que na prática faz com que mais memória fique livre para uso.

Como desativar os efeitos visuais no iOS e deixar o iPhone mais rápido?

Vale lembrar que o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus, com lançamento em novembro deste ano no Brasil, ganharam o dobro de memória: a RAM pulou para 2 GB. Com isso, a lentidão e o travamento tendem a ser menores nos dispositivos mais recentes.

Tirando foto com iPhone 6S Plus rosa (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Aprenda a apagar a memória RAM para deixar o iPhone mais rápido (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)



A maneira mais comum é por reiniciar o aparelho. Porém, esse processo é um pouco demorado. Uma outra solução é usar programas que, supostamente, limpam a memória do dispositivo. Entretanto, tais aplicativos não têm a eficácia comprovada.

Mas existe um truque, no próprio aparelho, que promete limpar a memória RAM do iPhone ou iPad em cerca de 10 segundos. Em nossos testes, constatamos que a dica realmente funciona, deixando o aparelho mais rápido e fluído quase que instantaneamente. Porém, vale ressaltar que o procedimento é mais eficaz em dispositivos antigos, visto que eles contam com uma quantidade menor de memória. Veja abaixo como colocar em prática a dica:

Passo 1. Desbloqueie o seu iPhone ou iPad;

Desbloqueando o iPad (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Desbloqueando o iPad (Foto: Reprodução)

Passo 2. Aperte e segure o botão de Ligar/Desligar (Power) até aparecer a tela de deslizar para desligar;

Aperte o botão "Power" até aparecer a tela de desligar (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Aperte o botão "Power" até aparecer a tela de desligar (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)



Passo 3. Quando a opção aparecer na tela, solte o botão Ligar/Desligar (Power) e pressione o botão “Home” (aquele redondo, que volta para a tela inicial) por cerca de 10 segundos, até aparecer a tela de aplicativos.

Depois aperte o botão Home até aparecer a tela de aplicativos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Depois aperte o botão Home até aparecer a tela de aplicativos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)


Pronto. Esse truque simples limpou a memória RAM do seu iPad ou iPhone. Vale lembrar que os efeitos serão sentidos mais com aparelhos antigos e se estiverem com muitos apps em execução.

E se o seu iPhone já chegou num ponto em que nada mais dá jeito, outra opção é formatar o smartphone, para recomeçar do zero o uso dele. Por fim, para donos de iPhones muito antigos, outra opção pode ser atualizar para o modelo mais recente. Assista abaixo ao vídeo com tudo o que você precisa saber sobre o iPhone 6S em 90 segundos.

Comprar o iPhone 6S ou esperar pelo iPhone 7? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Silva
    2015-12-19T18:28:50  

    apertar e segurar o botão redondo, o siri entra em ação

    recentes

    populares

    • André Silva
      2015-12-19T18:28:50  

      o aparelho entende que é para limpar!! menos de 5 segundos é suficiente

    recentes

    populares

    • André Silva
      2015-12-19T18:28:50  

      Faz o serviço direito, primeiro aperte Ligar/Desligar até aparecer a barra para deslisgar, depois solte o botão Ligar/ Desligar e aperte o botão Home até os icones aparecer e pronto.

  • Khelven
    2016-07-27T08:24:46

    Tenho iPhone 4 8Gb de memora e consegui liberar 4,2 GB. Muito obrigado !!

  • Herman Sales
    2015-12-11T23:47:28  

    Pagar mais de 2 pilas pra ter um celular que no final das contas trava tanto quanto o Android? Bom, seguimos a vida com o LG Leon de 350 pratas mesmo... rs

    recentes

    populares

    • Herman Sales
      2015-12-11T23:47:28  

      Celular que quando cai no chão é igual a Lego.. vai peça pra tudo que é lado

    recentes

    populares

    • Herman Sales
      2015-12-11T23:47:28  

      o meu iphone 4s tem 4 anos ja caiu varias vezes e era ja caiu um pedaço da tela e ta aqui funcionando de boa !!

  • Wander
    2015-12-14T17:31:53

    Copiaram esse truque do André Darugna do IPad Dicas, ele já tinha falado disso na semana retrasada. Deem crédito qnd vcs copiarem vlw

  • Fernando Silva
    2015-12-16T08:56:43  

    queria muito comprar um, até tenho dinheiro =/ mas não consigo dar 4 mil reais em um aparelho desse =/ .

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2015-12-16T08:56:43  

      chora mais

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2015-12-16T08:56:43  

      Compra um MOTO -G então querido

  • Carlinhos Brasil
    2016-01-22T20:55:25  

    iPhone é um ótimo aparelho só que o que você paga por um aparelho no Brasil, nos EUA você compra quase 2. Vergonha isso..

    recentes

    populares

    • Carlinhos Brasil
      2016-01-22T20:55:25  

      Isso já sabemos não é culpa da Apple e sim do Brasil corruptos

    recentes

    populares

    • Carlinhos Brasil
      2016-01-22T20:55:25  

      Fora PTTTTT

  • Murilo Carvalho
    2015-12-16T13:18:32  

    só se for um 3s tenho um 5 e nunca precisei disto

    recentes

    populares

    • Murilo Carvalho
      2015-12-16T13:18:32  

      5s top de linha

  • Wander
    2015-12-14T17:35:24

    Copiaram o André Darugna do iPad dicas e nem deram crédito tá serto

  • Ruberlan Santos
    2015-12-13T20:29:30

    Esse techtudo tá uma piada mesmo. Limpar a RAM do iOS? Pra que? "Tá SERTO ".

  • Marcos Adôrno
    2015-12-12T10:06:13  

    Tenho um 4s, 5s e um 6s e nehum trava...

    recentes

    populares

    • Marcos Adôrno
      2015-12-12T10:06:13  

      - Até parece que alguem acredita que voce tenha todos kkkk' ,

    recentes

    populares

    • Marcos Adôrno
      2015-12-12T10:06:13  

      Nenhum trava, nao tem mesmo

  • Zabaredo Silva
    2015-12-11T20:31:57  

    A melhor forma de turbinar um iphone é trocá-lo por um Windows Phone!

    recentes

    populares

    • Zabaredo Silva
      2015-12-11T20:31:57  

      Iphone Travando? desde quando ? é complicado mas tenho Iphone a 7 anos e nunca SOFRI com ele .......kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Zabaredo Silva
      2015-12-11T20:31:57  

      mas quem liga para travamento quando compra celular modinha?? deixa o WP para a gente que nós usamos melhor e para coisas que servem

  • Renan Esteves
    2015-12-11T17:06:27  

    Fiz isso e não funcionou, pois quando se pressiona o botao home por mais de 6 segundos o IPHONE ativa o SIRI! Tutorial ERRADO E FALHO!!!! MELHOREM!

    recentes

    populares

    • Renan Esteves
      2015-12-11T17:06:27  

      No meu funcionou. Se no teu ativou a Siri aproveita e pede pra ela dar uma limpada na memória.

    recentes

    populares

    • Renan Esteves
      2015-12-11T17:06:27  

      hahaahahaha boa Antonio !!

  • Paulo Neto
    2015-12-12T10:41:57

    O cara que fez essa materia tem um HiPhone, só pode...

  • Marcos Aguileira
    2015-12-12T09:53:42

    realmente funciona , acabei de fazer e meu iphone 5c parou de travar !!

  • Marcos Aurelio
    2015-12-12T09:13:17

    Tenho iPhone 5, ta fazendo 3 anos que uso DIRETO e não trava nunca.

  • NELSON MELO
    2015-12-12T08:02:24

    Iphone não trava!

  • Eduardo Oliveira
    2015-12-11T17:29:38  

    "iPhone travando é uma realidade na vida de muita gente." De onde tiraram essa informação? Tenho iPhone 5 há 3 anos e nunca tive problemas de travamento.

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2015-12-11T17:29:38  

      iPhone não trava!

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2015-12-11T17:29:38  

      Isso mesmo. Também tenho iphone há 6 anos, reconheço que o IOs tem menos recursos que o Android, mas não deixo mais de ter iphone porque ele simplesmente não trava.

  • Sandra Santos
    2015-12-11T16:49:38  

    Onde fica esse botão power?

    recentes

    populares

    • Sandra Santos
      2015-12-11T16:49:38  

      é o botão que liga o iphone. na parte de cima, o mesmo que usa para bloquear ele.

    recentes

    populares

    • Sandra Santos
      2015-12-11T16:49:38  

      kkkkkkk Mercel Medeiros ZEROU! kkk

  • Fernando Aragão
    2015-12-11T20:44:29

    Mas se der dois cliques rápidos no botão home, abre a lista de apps abertos. Basta 'jogar para cima' para descarregar da memória RAM. E não leva nem 10 segundos. Que dica estranha esta da matéria. Tanto trabalho só para isto?

  • Beto Jamaica
    2015-12-11T20:19:17

    Ué, mas não é o iPhone que não fica lerdo?

  • Antonio Mota
    2015-12-11T18:30:24

    IPHONE=Smartphone com tecnologia retardada nos dois quesitos: software and hardware. Fique de olho, não se iluda com o canto da Sereia.

  • Guilherme Martins
    2015-12-11T16:59:03  

    gostaria de saber se apaga fotos e contatos fazendo este procedimento

    recentes

    populares

    • Guilherme Martins
      2015-12-11T16:59:03  

      apaga não!

    recentes

    populares

    • Guilherme Martins
      2015-12-11T16:59:03  

      Memoria RAM é diferente de memoria interna.

  • Amanda Costa
    2015-12-11T16:12:24  

    eu fiz e deu certo!

    recentes

    populares

    • Amanda Costa
      2015-12-11T16:12:24  

      Perde fotos quando fez isso?

    recentes

    populares

    • Amanda Costa
      2015-12-11T16:12:24  

      Perde nada Sandra.

  • Gabriel
    2015-12-11T15:23:01  

    Porque mémoria ram é o que "não falta" nos iphones kkkkk

    recentes

    populares

    • Gabriel