Redes sociais

27/12/2015 09h00 - Atualizado em 14/01/2019 15h43

O que é Tinder? Veja como funciona o app de relacionamento

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Tinder é um aplicativo de relacionamento para Android e iPhone (iOS), que combina pessoas a partir de um "match" — nome dado pela plataforma para quando ocorre interesse mútuo entre dois usuários. O Tinder permite conhecer pessoas de todos os locais do mundo para possíveis novas paqueras ou amizades. Criado em 2012, ele já ganhou funções das mais diversas ao longo dos anos e ainda é um dos apps de relacionamento mais usados. Saiba o que é Tinder em detalhes a seguir, e aprenda a aproveitar a plataforma. 

Programador ensina computador a escolher perfis no Tinder

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o Tinder?

O funcionamento do Tinder é bem simples: você pode se cadastrar de maneira gratuita com a conta do Facebook ou número de celular, para criar um perfil com nome, idade e fotos para começar a “arrastar” os pretendentes para os lados. Os perfis de usuários são exibidos na tela principal de acordo com a localização e você deve escolher se tem interesse (arrastando a foto para a direita) ou não (para a esquerda).

Se a outra pessoa também escolher “sim”, ocorre um match e o chat fica disponível para ambos conversarem. O match não precisa ser eterno, pois o aplicativo preza pela privacidade dos usuários. Se você se arrependeu, por exemplo, pode desfazer o Match sem problemas, ou até mesmo ocultar seu perfil para não ser mais encontrado.

Não é possível saber se você foi ou não rejeitado (Foto: Raissa Delphim/TechTudo)Não é possível saber se você foi ou não rejeitado (Foto: Raissa Delphim/TechTudo)

Quem não deseja se limitar às fotos e informações do perfil pode usar as integrações oferecidas pela plataforma com o Instagram, que exibe as últimas fotos da rede social em formato “feed”, ou com o Spotify, para mostrar seus artistas preferidos no Tinder.

Quando surgiu o Tinder?


O aplicativo Tinder foi criado por uma empresa conhecida como Hatch Labs, em setembro de 2012. Fundado por uma equipe de seis empreendedores — Sean Rad, Jonathan Badeen, Justin Mateen, Joe Munoz, Alexa Mateen, Dinesh Moorjani e Whitney Wolfe — o app começou sua história mais ou menos da mesma forma que outras redes sociais: dentro de universidades norte-americanas, com testes iniciais entre os estudantes.

A intenção inicial do Tinder era servir como uma plataforma para que pessoas pudessem conhecer outras pessoas distantes. Enquanto Facebook ou Twitter, por exemplo, te conectam principalmente com usuários que você já conhece, o Tinder seria algo como um “encontro às cegas". Pouco tempo depois de sua criação, em 2013, o Tinder já conquistava destaque no nicho de apps de relacionamento. Em 2014, a plataforma já somava mais de um bilhão de “arrastadas” por dia.


tinder (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Tinder é muito usado por brasileiros (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

O Tinder chegou ao Brasil em agosto de 2013 e hoje tem o país como um dos mais importantes para a empresa, sendo o terceiro com mais usuários, atrás apenas de Reino Unido e Estados Unidos. A estimativa é que o aplicativo tenha mais de 50 milhões de usuários cadastrados ao redor do mundo. São mais de 140 países, 30 idiomas e 26 milhões de matches por dia. De acordo com a empresa, já foram computados mais de 9 bilhões de matches na história do Tinder, com uma média de 1,4 bilhões de interações (likes e dislikes) por dia.

Novos recursos

O Tinder é uma plataforma constantemente atualizada para oferecer mais recursos aos usuários. Por exemplo, o app lançou uma versão online, que pode ser acessada em computadores, para acabar com a necessidade de ter um celular por perto ao usar o Tinder.

Outras possibilidades é inserir imagens animadas no perfil. Conhecido como o Tinder Loops, o recurso cria um efeito similar ao “Boomerang” do Instagram para quem quer ter um perfil diferenciado.

O Tinder oferece ainda suporte para várias outras funções possíveis, como reações no bate-papo, enviar BitMoji, receber alertas por e-mail, Match baseado em local que você visitar e recomendação para amigos.

novo-bitmoji-home (Foto: Divulgação)Tinder oferece integração com Bitmoji (Foto: Divulgação/Bitmoji)





Planos pagos

O Tinder tem dois planos opcionais pagos, apesar de ser gratuito em suas principais funções. O Tinder Gold e o Tinder Plus oferecem possibilidades adicionais para quem usa o aplicativo, com preços a partir de R$ 12,08 e R$ 8,16, respectivamente. Os planos “premium” oferecem vantagens, como maior quantidade de “Super Likes”, que te permite enviar um like direto para a caixa de entrada de outro usuário, além de determinar uma localização específica onde você quer procurar por novas pessoas.

Concorrência

Como quase tudo que faz sucesso, o Tinder gerou vários concorrentes ao longo dos anos. Alguns dos mais famosos são Happn, CasualX, KickOff e OkCupid. Há aqueles ainda que surgiram antes do Tinder, mas pegaram carona no sucesso, como ParPerfeito e Badoo. Além disso, apesar de o Tinder dar a opção de escolher interesse entre pessoas do sexo masculino ou feminino (ou ambos), há opções exclusivas para o público LGBT, como Grindr, Her, Femme e Hornet.

Tinder não atualiza localização; o que fazer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bessias Mula
    2016-05-12T05:35:40

    Preciso de uma burrinha.

  • Senador Carrasco
    2016-08-29T19:17:48  

    Muito útil para inúteis ou, aos que ficam 18 horas/dia na net.

    recentes

    populares

    • Senador Carrasco
      2016-08-29T19:17:48  

      nao consigo cadastrar

    recentes

    populares

    • Senador Carrasco
      2016-08-29T19:17:48  

      Coisa para quem está encalhado(a). rss

  • Yuri Contin
    2017-10-21T19:35:45  

    Isso é armadilha, marquei um encontro com uma loira de olhos azuis cheguei la era uma negona do beiço de uns 3 quilos, estou traumatizado,

    recentes

    populares

    • Yuri Contin
      2017-10-21T19:35:45  

      kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Yuri Contin
      2017-10-21T19:35:45  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gustavo Moreira
    2017-06-08T02:02:36

    Wssaaa

  • Jonas Victor
    2017-03-07T16:15:01

    O aplicativo está de parabéns, me ajudou muito

  • Profeta Sabetudo
    2016-04-06T18:03:12  

    kkkkkkkkkkkk Gente estranha precisa disso?

    recentes

    populares

    • Profeta Sabetudo
      2016-04-06T18:03:12  

      Não consigo me cadastrar.

  • Mariana Simons
    2016-02-18T10:51:06  

    u.u

    recentes

    populares

    • Mariana Simons
      2016-02-18T10:51:06  

      ;)

    recentes

    populares

    • Mariana Simons
      2016-02-18T10:51:06  

      Mariana Simons... linda você!!!

  • Letícia Lopes
    2016-07-25T16:29:07

    queria ver qual é a desse aplicativo, mas não consigo cadastrar de jeito nenhum.. dá mensagem de erro que não encontra minha conta no facebook alguém ajuda?