28/12/2015 09h00 - Atualizado em 16/09/2016 11h39

Underline ou underscore? Conheça a história do símbolo ASCII

Fhillipe Rangel
por
Para o TechTudo

O traço inferior, muito empregado em endereços de e-mail (seu_nome@exemplo.com), é chamado por grande parte das pessoas de underline. No entanto, conforme a língua inglesa sugere, o termo mais apropriado para se referir ao caractere é underscore.

O que é o código ASCII e para que serve? Descubra

A confusão existe porque muitos editores de texto representam o ícone de sublinhado junto da letra "u", que é também a abreviação de underline. Com isso, pela similaridade entre os dois símbolos ASCII, o traço ficou conhecido por esse nome no Brasil. 

teclado-faixa (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)Underline ou underscore? Conheça a história do símbolo ASCII (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Não há nada de errado em usar underline para se referir ao underscore no dia a dia. No entanto, para conversas em inglês, principalmente em ambientes profissionais, é recomendado usar a segunda alternativa, considerada a certa em muitos países em que se fala a língua.

Embora seja utilizado em endereços de e-mail, o underscore também é primordial para representar a separação de palavras em sistemas que interpretam espaços em branco como separador de informações. Por exemplo, plataformas de gerenciamento de websites, servidores, entre outros.

Tabela ASCII

 O caractere underscore é o 95º símbolo do American Standard Code for Information Interchange (ASCII). O código foi desenvolvido para a representação dos bits, única unidade de informação compreendida pelos computadores, em uma tabela composta pelas letras do alfabeto, acentos, sinais de pontuação e matemáticos. Ao todo, 255 símbolos (caracteres especiais) fazem parte do processo de codificação.

Como utilizar

Quase sempre a mesma combinação de teclas será utilizada para a digitação do underscore, independente do sistema operacional, como Windows ou Mac OS. Basta pressionar e segurar a tecla shift e, depois, o hífen ( – ), que costuma ficar junto das teclas numéricas.

Underscore no Android e iOS (Reprodução: Fhillipe Rangel)Underscore no Android e iOS (Reprodução/Fhillipe Rangel)

Já nos sistemas operacionais móveis, o cenário muda um pouco. No iOS, é preciso tocar no “123”, no canto inferior esquerdo. Em seguida, selecione os sinais “#+=”. A partir disso, o underscore estará disponível, junto a uma série de sinais matemáticos e de pontuação.

Como corrigir teclado desconfigurado? Comente no Fórum do TechTudo.

O procedimento no Android é bem similar. A única diferença fica por conta da simplificação, pois o underscore já aparece ao lado da barra de espaço quando o usuário acessa o teclado numérico do sistema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares