Sistemas Operacionais

22/01/2016 07h00 - Atualizado em 22/01/2016 07h00

Android Marshmallow: como gerenciar as permissões dos apps

Alessandro Feitosa Jr.
por
Para o TechTudo

O Android Marshmallow ganhou um recurso que permite aos donos de celular conceder ou negar permissões específicas para os aplicativos. Dessa forma, um app pode ser autorizado a utilizar a câmera, mas não necessariamente terá acesso ao microfone ou aos arquivos, por exemplo. A novidade protege melhor os dados do dono, pois controla quais informações os aplicativos são capazes de obter.

Celular lento? Veja quais apps gastam mais memória RAM no Android

Em outras versões do sistema, as permissões são exibidas ao instalar um app pela Google Play Store e há apenas duas opções: aceitar todas ou não baixar o aplicativo. Aprenda neste tutorial como gerenciar as permissões dos apps no seu celular com o Android 6.0 Marshmallow.

Gerenciando por aplicativo

Passo 1. Acesse as configurações do seu smartphone e navegue até a opção “Aplicativos”.

Caminho para acessar as permissões dos aplicativos no Android Marshmallow. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Caminho para acessar as permissões dos aplicativos no Android Marshmallow. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 2. Selecione o aplicativo que você deseja consultar as permissões.

Passo 3. Toque na opção “Permissões” e então você verá quais são aos acessos concedidos.

No aplicativo, selecione a terceira opção para visualizar as permissões. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)No aplicativo, selecione a terceira opção para visualizar as permissões. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)


Passo 4. Para desativar, aperte o botão verde. Uma notificação alertará que algumas funções do aplicativo poderão não funcionar corretamente, confirme a escolha apertando sobre “Negar”.

Mensagem de confirmação ao negar acesso a um recurso. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Mensagem de confirmação ao negar acesso a um recurso. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)














Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Descubra no Fórum do TechTudo. 

Gerenciando por permissão

Passo 1. Acesse as configurações do seu smartphone e navegue até a opção “Aplicativos”.

Passo 2. Selecione o ícone de engrenagem na parte superior e depois vá em “Permissões do app”.

Caminho para acessar todas as permissões no Android Marshmallow. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Caminho para acessar todas as permissões no Android Marshmallow. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 3. Nessa tela, você verá quais são as permissões do Android e quantos aplicativos têm acesso a cada uma delas. Selecione a que você deseja gerenciar.

Lista exibe todos os aplicativos que possuem acesso a determinado recurso do celular. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Lista exibe todos os aplicativos que possuem acesso a determinado recurso do celular. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 4. Para negar o acesso, aperte o botão verde.

Baixe grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Pronto. Essas são as duas formas de gerenciar as permissões dos aplicativos no Android Marshmallow.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raiane Michele
    2017-08-21T17:21:17

    Ainda nao consegui.. mesmo seguindo essas informações.