Armazenamentos

25/01/2016 06h00 - Atualizado em 25/01/2016 06h00

Aprenda a usar o pendrive como um sistema operacional móvel

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Rodar um sistema operacional completo em um pendrive pode ser uma alternativa para usuários que precisam recuperar dados em um computador com problemas. Há vários métodos para realizar o procedimento com distribuições Linux, além do Windows 8.1 para tentativas mais incisivas.

Seu HD externo não abre? Confira como resolver

Veja o passo a passo e aprenda a criar um "sistema operacional de bolso". A solução também é útil para resgatar arquivos de HDs potencialmente comprometidos e de sistemas danificados e inoperantes. 

Saiba como carregar um sistema operacional completo no pendrive (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Saiba como carregar um sistema operacional completo no pendrive (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para realizar o passo a passo, você vai precisar de um computador que esteja funcionando corretamente, porta USB e pendrive. Além disso, faça o download do aplicativo UNetBootIN. O programa é gratuito e simples de usar.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Passo 1. Depois de baixar o app, execute o UNetbootin. Não é necessário instalar o programa;

UNetbootin é gratuito e não requer instalação na máquina (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)UNetbootin é gratuito e não requer instalação na máquina (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Com o UNetbootin rodando, é hora de definir as configurações do nosso sistema operacional de bolso. Nesse caso, vamos escolher o Ubuntu, que é a versão do Linux mais difundida e acessível para quem não tem conhecimentos aprofundados sobre o sistema livre;

Selecione a versão Linux desejada na lista (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Selecione a versão Linux desejada na lista (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Depois de escolhido o sistema operacional, é hora de escolher a versão que você deseja instalar no pendrive. Há uma infinidade de versões, entre as mais atuais e antigas. Neste caso, a escolhida é a 14.04 Live de 64 bits e que é bastante estável. Independente da edição numérica, é interessante escolher uma variação Live, que permite rodar o sistema direto do pendrive, sem instalação;

Selecione a versão desejada do sistema operacional (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Selecione a versão desejada do sistema operacional (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Agora é hora de selecionar a unidade em que o pendrive está conectado. No nosso caso, trata-se da E:. Configure o programa de acordo com o seu caso;

Localize a unidade referente ao seu pendrive no UNetbootin (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Localize a unidade referente ao seu pendrive no UNetbootin (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Certifique-se de marcar, no canto superior esquerdo do UNetbootin a opção “Distribuição”. Ao fazer isso, o próprio aplicativo irá baixar uma imagem ISO do Ubuntu para instalar no pendrive;

Ao selecionar a opção Distribuição, o UNetbootin irá baixar o sistema operacional (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Ao selecionar a opção "Distribuição", o UNetbootin irá baixar o sistema operacional (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. A outra opção requer que você baixe diretamente a ISO do Ubuntu via Internet. Nesse caso, você deve marcar a opção “Imagem de Disco”. Em seguida, clique no botão “…” para apontar o caminho da ISO que você baixou conforme mostra a imagem acima;

Se preferir, você pode baixar a imagem ISO do sistema escolhido por sua conta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Se preferir, você pode baixar a imagem ISO do sistema escolhido por sua conta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Para este tutorial, o download foi selecionado via UNetbootin. Aguarde o procedimento de instalação da ISO encerrar;

Programa se encarrega de baixar o sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Programa se encarrega de baixar o sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. Depois que o UNetbootin concluir o processo de instalação, seu pendrive deve conter uma cópia do Ubuntu, que pode ser inicializada no boot do computador. Para testar, acesse o conteúdo do drive USB e execute o arquivo “wubi.exe”;

Depois que o UNetbootin encerrar suas tarefas, você deverá ter uma cópia funcional do Ubuntu em seu pendrive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Depois que o UNetbootin encerrar suas tarefas, você deverá ter uma cópia funcional do Ubuntu em seu pendrive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 9. Uma tela de boas vindas lhe dará orientações sobre como rodar o Ubuntu do pendrive. Caso queira usar o sistema para testar, será necessário reiniciar a máquina para que o boot ocorra via pendrive.

A partir daí, o UNetbootin faz tudo sozinho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: A partir daí, o UNetbootin faz tudo sozinho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))A partir daí, o UNetbootin faz tudo sozinho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Pronto. Agora você tem um sistema operacional de bolso, pronto para ajudar a resgatar arquivos comprometidos e sistemas inoperantes.

HD externo não permite transferência de arquivos: como resolver? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Albert Melo
    2016-01-26T11:00:12  

    Esqueceram de falar que nas maquina atuais vc tem que configurar o boot pq o UEFI/BIOS bloqueia o mídias removíveis durante o boot, principalmente micros com windows 8 e 10.

    recentes

    populares

    • Albert Melo
      2016-01-26T11:00:12  

      Então amigo, você sabe fazer isso? Eu instalei o Ubuntu no HD externo. A instalação deu certo, mas o pc não inicia com o HD de jeito nenhum. Estou tentando a vários dias...

    recentes

    populares

    • Albert Melo
      2016-01-26T11:00:12  

      eu coloquei uma versao leve lubunto, funciona normal reconhece a rede de internet mas nao acessa a internet

  • Antonio Ribeiro
    2016-01-25T20:50:12  

    O Carlos Ferreira . Vai passar o link ou só foi para tumultuar e tu não conhece é nada para comentar qdo algum estagiario só quer ajudar.

    recentes

    populares

    • Antonio Ribeiro
      2016-01-25T20:50:12  

      tenta procurar na KB 979324 (Criando um pendrive de instalação a partir do DVD do Windows 7)

    recentes

    populares

    • Antonio Ribeiro
      2016-01-25T20:50:12  

      que comece o tumulto \o/

  • Alex Santos
    2016-01-25T11:35:59

    boa gostei

  • Carlos Ferreira
    2016-01-25T11:56:11  

    Matéria besta, vai no site da Microsoft já tem a opção de baixa direto para o pen drive, estagiários vocês vão falir a tech tudo ainda cada dia uma matéria mais idio. Que a outra

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2016-01-25T11:56:11  

      isso prova que o Linux é muito superior ao ruindows, pois a ajuda do windows em 99% das vezes não recupera nada, rssss

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2016-01-25T11:56:11  

      Sabe nem português....kkkk

  • Deivid
    2016-01-25T20:28:32  

    bom, até bootar um sistema pelo pendrive izi, agora explica ai que o linux usa partição diferente e não consegue resgatar dados do windows

    recentes

    populares

    • Deivid
      2016-01-25T20:28:32  

      Para fazer isso de maneira mais facil use o CD ou DVD de um Linux em live CD, Quase todos são. O Ubuntu é. É só dar o boot estando a bios programada para dar o boot via cd ou dvd. Ele vai rodar via Cd e voce consegue entrar no hd onde o windows e todo o resto está instalado. Mas me parece, não tenho certeza, porque ainda não precisei usar nele, que o win 8 bloqueia este acesso. Ou seja até o 7 é certeza que tem jeito.

  • Gunnar Pereira
    2016-01-25T23:01:13

    UAU!!!!

  • Reynaldo Max
    2016-01-25T17:28:40

    Boa! Gostei da matéria. Valeu.

  • Francisco Almeida
    2016-01-25T16:31:06

    Ótima matéria. Em outros tempos me daria muita alegria. Parabéns pelo conteúdo e desculpe os ignorantes que reclamam.

  • Renato Silva
    2016-01-25T12:11:47  

    Gostei da matéria, isso realmente pode salvar nossa pele em um problema mais grave do SO. Parabéns ao editor.

    recentes

    populares

    • Renato Silva
      2016-01-25T12:11:47  

      A matéria é boa. O título que é sensacionalista.

  • Samuel Junior
    2016-01-25T15:18:36

    Só acessei a matéria por causa do título "função secreta"... Mais uma expressão de efeito do Tech Tudo. A vim ver os comentários primeiro também. kkkkkkkkkkk

  • José Junior
    2016-01-25T14:16:21

    Aplicativo ?? Não seria software ... Santos Estagiários..

  • Representações Amazonicas
    2016-01-25T14:03:14

    Lili usb é bem melhor e simples.

  • Cristiano Drumond
    2016-01-25T13:23:06

    É serio isso?