Sistemas Operacionais

23/01/2016 08h00 - Atualizado em 29/04/2016 17h29

Como instalar a ISO do Windows 8 e 8.1

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Mesmo com a chegada do Windows 10, a versão 8/8.1 do sistema da Microsoft ainda é um destino certo para usuários de versões anteriores. Embora a companhia tenha encerrado o suporte ao Windows 8, a boa notícia é que o Windows 8.1 ainda está disponível e será suportado pela fabricante até 2023 e você baixar via ISO original, no site da Microsoft (microsoft.com/windows8ISO).

Veja dicas para melhorar o desempenho da placa de vídeo nos Windows 7 e 8

Por isso, se você quer utilizar essa versão no seu PC, veja este tutorial e faça o procedimento de instalação. Mas lembre-se de conferir e executar todos os cuidados citados abaixo, pois essa é uma operação que pode apagar todos os seus arquivos.

Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 8.1 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Preparando o PC para a instalação do Windows 8

Antes de instalar o Windows 8, faça backup dos seus documentos, pois se você formatar uma partição durante a instalação, todos os dados dela serão apagados. Portanto faça backup de todos os dados que você quer preservar antes de iniciar.

Se você baixou uma imagem ISO do Windows 8/8.1, grave ela em um DVD ou crie um pen drive de instalação. Nesse último caso, você também pode usar a ferramenta oficial da Microsoft. Configure seu PC para inicializar pela unidade de DVD ou USB (dependendo de qual mídia você irá utilizar), para isso, consulte manual do seu computador e como configurar a BIOS para dar boot pelo USB.

Instalando o Windows 8/8.1

Depois de tudo pronto, ligue o PC, insira a mídia e siga o procedimento abaixo:

Passo 1. Se estiver usando uma mídia ótica para instalar o Windows 8, pressione uma tecla durante o boot do PC para iniciar o instalador;

Pressionando uma tecla para iniciar o instalador do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pressionando uma tecla para iniciar o instalador do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na primeira tela do instalador, selecione as opções de idioma e teclado adequadas ao seu PC. Depois, clique no botão “Avançar”;

Selecionando as opções de idioma e teclado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando as opções de idioma e teclado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela seguinte, clique em “Instalar agora” para continuar com a instalação do Windows 8/8.1;

Clicando em Instalar agora para iniciar o processo de instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Instalar agora" para iniciar o processo de instalação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se for pedido para digitar a chave do produto (Product Key) para ativar o Windows, insira a chave do produto presente na caixa do DVD do Windows 8/8.1 ou em um email de confirmação de compra. Em seguida, clique no botão “Avançar”;

Digitando a chave de ativação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando a chave de ativação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Dependendo da mídia usada, pode ser necessário escolher qual variante do Windows 8/8.1 será instalada. Nesse caso, basta clicar na opção e depois no botão “Avançar”;

Selecionando a variante do Windows 8 a ser instalada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a variante do Windows 8 a ser instalada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na tela “Termos de licença”, leia o contrato de licença de software da Microsoft. Depois, marque a opção “Aceito os termos de uso da licença” e clique no botão “Avançar”;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Lendo e concordando como os termos de uso do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Lendo e concordando como os termos de uso do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na tela “Qual tipo de Instalação você deseja?”, selecione a opção de instalação que você quer utilizar. Se já está usando uma versão anterior do Windows, selecione a opção "Atualização: instalar o Windows e manter arquivos, configurações e aplicativos”. Para fazer uma instalação limpa, clique na opção “Personalizada: instalar apenas o Windows (avançado)”;

Selecionando o tipo de instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o tipo de instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Ao optar por uma instalação limpa, será exibida uma tela com as partições do PC. Selecione a partição que deseja usar, clique na opção “Formatar” (nesse momento, tenha certeza de que realmente quer limpar essa partição) e confirme tudo. Finalmente, selecione a partição e clique no botão “Avançar” para iniciar a instalação do novo sistema;

Selecionando a partição onde o Windows 8 será instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a partição onde o Windows 8 será instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Independente de qual tipo de Instalação selecionada, a partir desse ponto tudo fica por conta do instalador. Aguarde ele executar a instalação;

Aguardando a finalização da instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aguardando a finalização da instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Ao finalizar esse processo, o instalador irá reiniciar o PC algumas vezes. Quando for solicitado, siga as instruções ou responda as perguntas feitas por ele para preparar o novo sistema.

Pronto! Agora que o Windows 8 já está instalado em seu PC, atualize ele e comece a usá-lo.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flavio Batista
    2016-01-23T21:51:29

    Muito bom ester suporte.