Notebook

27/01/2016 06h30 - Atualizado em 27/01/2016 06h30

Como usar o pendrive para dar boot em um ultrabook

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O ultrabook, apesar de ser mais fino e prático, não vem equipado com drive óptico, impossibilitando o uso de CDs ou DVDs no computador. Assim, a maneira mais simples de carregar um sistema operacional no PC é usando um pendrive para dar boot. 

Seu HD externo não abre? Confira como resolver

Confira como usar o dispositivo USB para realizar o processo e resolva a falta de drive no ultrabook de maneira simples e rápida. O recurso também é útil quando a máquina não reconhece o pendrive como dispositivo bootável. 

Saiba como carregar um sistema operacional completo no pendrive (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Saiba como carregar um sistema operacional completo no pendrive (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Saiba como carregar um sistema operacional completo no pendrive (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Desligue o computador e conecte o pendrive à porta USB;

Passo 2. Religue o PC e acesse o Setup. O atalho costuma variar entre fabricantes, mas costuma requerer segurar a tecla F12 ou F2 durante o boot. Em outros casos, pressionar essas teclas leva o usuário para uma segunda tela com a opção de entrar no Setup;

Acesse o setup do computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o setup do computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Usando as setas do teclado, navegue até a aba “Boot”;

Vá até a aba Boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vá até a aba Boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Para habilitar o boot via USB é preciso liberar o Legacy Boot do PC, algo que requer a desativação da inicialização segura em algumas máquinas. Se esse for o caso da sua, procure pela opção “Secure boot” e tecle Enter;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Acesse as opções do boot seguro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as opções do boot seguro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Marque “Disabled” e pressione Enter novamente;

Desabilite o boot seguro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desabilite o boot seguro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Suba até o item “Boot list option” e tecle Enter;

Mude a visualização de dispositivos de boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude a visualização de dispositivos de boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Selecione a opção “Legacy”;

Ative o Legacy Boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o Legacy Boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Imediatamente, a tela irá exibir os dispositivos disponíveis para dar boot no PC. Selecione o primeiro item (com o termo "1st") e tecle Enter para modificá-lo;

Mude a prioridade de boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude a prioridade de boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Selecione seu pendrive na lista de dispositivos bootáveis;

Escolha o seu pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha o seu pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 10. Navegue até a aba “Exit” e selecione “Save changes and reset”.

Salve as mudanças e reinicie o PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Salve as mudanças e reinicie o PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao reiniciar, o computador fará o boot por meio do pendrive conectado, desde que, é claro, ele esteja ocupado por um sistema operacional, como Windows ou Ubuntu, ou por um software de recuperação.

Uma vez que o novo sistema tenha sido instalado no disco do ultrabook, lembre-se de reverter as mudanças passo a passo para que você possa usá-lo normalmente sem o pendrive conectado.

Qual a melhor forma de organizar um HD? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares