Redes sociais

01/01/2016 10h00 - Atualizado em 01/01/2016 10h00

Oito dicas para usar seu Instagram no verão

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Final e início de ano são sinônimos de verão em todo o país, o que costuma vir acompanhado de muitas fotos de viagens, praias e piscina no Instagram – segundo a rede social, esse é um dos principais assuntos entre os 29 milhões de usuários brasileiros.

Vídeos no Instagram: 15 dicas imperdíveis

Embora seja muito popular, há sempre maneiras novas de tirar o máximo do aplicativo, principalmente se você for iniciante e ainda não estiver por dentro dos recursos extras do app de fotos. Confira oito dicas para incrementar seu perfil do “Insta” na hora de postar fotos na praia.

#verãoseulindo: Hashtag vai ajudar a produzir livro inédito do Instagram no Brasil (Foto: Divulgação/Instagram/@bbezerra84)#verãoseulindo: Hashtag vai ajudar a produzir livro inédito do Instagram no Brasil (Foto: Divulgação/Instagram/@bbezerra84)

1) Use os novos filtros

Os filtros são o principal recurso do Instagram e, em 2015, houve três novidades para coleção de efeitos: Lark, Reyes e Juno, que ficam lado a lado na lista de seleção e abrem ainda mais o leque de opções de quem faz questão de usar a criatividade para postar cada foto em dias de verão.

Use os filtros mais recentes (Foto: Divulgação)Use os filtros mais recentes (Foto: Divulgação)

2) Crie montagens de forma nativa

Há uma infinidade de aplicativos para criar montagens no iPhone (iOS) e Android, mas há quem não saiba que uma delas é o Layout, criado pelo próprio Instagram. Com um visual refinado e o mesmo uso simplificado visto no aplicativo principal, o app torna fácil combinar múltiplas fotos em uma única imagem. É um recurso que permite mostrar mais momentos da sua viagem em uma única postagem.

Downloads: Apps Android para editar vídeos e fazer montagens no Instagram

Monte fotos em uma só com Layout (Foto: Divulgação)Monte fotos em uma só com Layout (Foto: Divulgação)

3) Coloque emoji nas hashtags

As hashtags (#) ficaram famosas no Twitter e se popularizaram também no Instagram, mas, em 2015, a rede social de fotos trouxe uma novidade inusitada: a inclusão de emojis. Com isso, é possível criar hashtags com as carinhas tão usadas em mensageiros ou nos próprios comentários das fotos, expandindo as possibilidades dos Instagrammers em comentários com emojis como hashtags.

Veja como usar emojis em hashtags nos comentários no Instagram; vídeo


4) Publique vídeos em loop invertido

O Instagram permite publicar qualquer vídeo curto já salvo na galeria, mas os mini-vídeos podem ficar com um visual diferente se forem criados com o Boomerang, outro app oficial. Disponível para Android e iPhone (iOS), o app une imagens em um vídeo de curta duração que é reproduzido em loop para frente e para trás, o que promete boas risadas se você escolher as fotos certas.

Grave vídeos em loop invertido com Boomerang (Foto: Divulgação)Grave vídeos em loop invertido com Boomerang (Foto: Divulgação)

5) Aplique a edição correta

Escolher os filtros e outras edições ideias para obter o visual desejado nem sempre é fácil, por isso é importante experimentar e buscar as melhores soluções. Se a intenção for suavizar a imagem e criar o popular efeito de filme antigo, por exemplo, selecione Esmaecer. Já se você quiser destacar as cores ou as sombras da foto, invista na opção Cor, criando uma nova camada de estilo entre as cores amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul, ciano ou verde.

Use Esmaecer para suavizar fotos e Cor para destacar sombras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use Esmaecer para suavizar fotos e Cor para destacar sombras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6) Explore o Direct

No último ano, a função de mensagens privadas do Instagram ganhou uma série de novos recursos para incrementar conversas no app. Aproveite para explorar essas funções falando com amigos em conversas sequenciais, respondendo com uma selfie ou emoji, ou criando grupos com nomes personalizados. O Instagram Direct também é ideal para mostrar fotos do verão para alguém, já que é possível enviar facilmente imagens do feed para uma conversa ativa ou aquela foto especial.

Use o Direct para compartilhar fotos do feed (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use o Direct para compartilhar fotos do feed (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7) Grave um dia inteiro de praia

Às vezes, fotos ou vídeos curtos não dão conta de mostrar tudo o que você quer. Para esses casos, usuários de iPhone podem lançar mão do Hyperlapse, app de time lapse que acelera frames em até 12 vezes, comprimindo vídeos de até um dia inteiro em apenas 15 segundos. Perfeito para gravar o nascer e o pôr do sol em um cenário paradisíaco e mostre para seus amigos na rede social.

Crie time lapses no iPhone com Hyperlapse (Foto: Divulgação)Crie time lapses no iPhone com Hyperlapse (Foto: Divulgação)

8) Use o Instagram no desktop

Embora feito pensando no usuário de smartphone, a versão desktop do Instagram vem ganhando mais utilidade com uma ferramenta de buscas poderosa. Acesse instagram.com e use o PC para localizar contas, localizações e hashtags, acessando as publicações mais populares de um certo tema ou local. É uma alternativa para não desgrudar do feed até quando o celular estiver sem bateria.

Acesse a versão web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a versão web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como verificar conta no Instagram? Descubra mais funções no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adecio Mascarenhas
    2016-01-31T16:37:35

    Ou vc usa filtro ou vc edita corretamente as duas coisas não combinam