Sistemas Operacionais

10/01/2016 07h00 - Atualizado em 10/01/2016 07h00

Quatro soluções para erros do Menu Iniciar do Windows 10

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

As mudanças no visual do Menu Iniciar estão entre as principais mudanças do Windows 10, novo sistema operacional da fabricante Microsoft,e, como toda novidade, não é à prova de falhas. Na verdade, é comum que o principal menu de funções do sistema operacional da Microsoft apresente falhas que podem até impedir sua abertura, seja com o clique do mouse ou por meio da tecla Windows, algo que não deixa de ocorrer mesmo após um reset.

20 dicas do Windows 10

Nesses casos mais extremos, restam quatro providências que, certamente, deixarão as coisas de volta ao normal. Aprenda a fazer.

Atualização do Windows 10 melhora Edge e Cortana (Foto: Reprodução/Microsoft) (Foto: Atualização do Windows 10 melhora Edge e Cortana (Foto: Reprodução/Microsoft))Atualização do Windows 10 melhora Edge e Cortana (Foto: Reprodução/Microsoft) (Foto: Atualização do Windows 10 melhora Edge e Cortana (Foto: Reprodução/Microsoft))

Execute o assistente automático do Windows 10

O Windows vem com um assistente nativo que busca por falhas no software e busca corrigi-las automaticamente. Tente essa solução por primeiro.

Passo 1. Clique com o botão direito sobre a logo do Windows para abrir o menu oculto. Selecione “Windows Powershell (Admin)”;

Acesse o Powershell como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Windows 10: acesse o Powershell como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite o comando “sfc /scannow” (sem aspas) e tecle Enter. Aguarde alguns minutos até o fim da varredura por problemas;

Procure por erros críticos no sistema (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Procure por erros críticos no sistema Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao final, caso haja problemas não solucionados, digite o comando “DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth” (sem aspas) para baixar a solução direto do Windows Update e aguarde o procedimento automático.

Baixe correções do Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Windows 10: baixe correções do Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)





Reinstale todos os apps nativos do Windows 10

Caso a primeira solução não funcione, tente reinstalar os aplicativos que vêm pré-instalados no computador. Apesar de parecer algo complexo e trabalhoso, é possível realizar rapidamente por meio de um comando no Powershell.

Passo 1. Abra novamente o Powershell como administrador por meio do menu oculto na logo do Windows;

Passo 2. Cole o seguinte comando e tecle Enter:

Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml”}

Aguarde o procedimento terminar e, ao final, reinicie seu computador.

Use o Powershell para reinstalar os apps nativos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use o Powershell para reinstalar os apps nativos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)





Como abrir um PDF no Windows 10?

Crie um novo usuário no Windows 10

A terceira providência requer criar um novo usuário off-line e testar o funcionamento do Menu Iniciar. Caso resolva o problema, basta então associar a sua conta da Microsoft a ele para transferir seus dados e configurações.

Passo 1. Clique com o botão direito sobre a logo do Windows e abra o Gerenciador de Tarefas;

Acesse o Gerenciador de Tarefas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o Gerenciador de Tarefas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em “Arquivo”, clique em “Executar nova tarefa”;

Execute uma nova tarefa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Execute uma nova tarefa no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Abra a caixa de diálogo abaixo e digite o comando a seguir:

net user NewUsername NewPassword /add

Se desejar, substitua “NewUsername” pelo nome de sua preferência e “NewPassword” por uma senha qualquer, desde que seja fácil de lembrar;

Use o comando para criar um novo usuário off-lineUse o comando para criar um novo usuário off-line no Windows 10

Passo 4. Tecle Windows + L para bloquear o computador e faça login no perfil de usuário recém-criado;

Passo 5. Conecte sua conta Microsoft à conta off-line para importar seus dados e começar a usá-la com o perfil padrão.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Reinstale o Windows 10

Há casos em que o problema no menu Iniciar pode ser mais profundo, ligado a arquivos do sistema que só podem ser consertados com uma reinstalação completa. Nesse caso, prefira restaurar para as configurações de fábrica antes de caminhar para uma formatação completa.

Com uma dessas providências, o Windows deverá ser capaz de corrigir a falha no menu Iniciar e fazê-lo funcionar novamente. Lembre-se de reiniciar o computador a cada tentativa para testar se o recurso foi normalizado antes de partir para a próxima solução. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Maciel
    2019-04-25T12:53:47

    Executei todo o procedimento explicado porém não resolveu o problema. Notei que isso estava ocorrendo com apenas 1 perfil na máquina. Removi o registro do perfil no registro, renomeei a pasta do perfil dentro de users e reiniciei a máquina. Após realizar o logon com mesmo user, o perfil foi recriado e normalizada funcionalidade do botão iniciar. Depois disso, bastou restaurar os arquivos que estavam na pasta do perfil antigo p/ o novo.

  • Gilda Borges
    2017-05-19T01:25:45

    No passo "Reinstale todos os apps nativos do Windows 10" essa solução é apenas temporária no meu pc, ela funciona, passam alguns dias ou semanas e o menu para novamente de funcionar, alguém sabe o porque disso?

  • Mikeias Almeida
    2017-08-10T09:05:50

    Vou ter que reistalar tudo. meu menu iniciar demora pra abrir

  • Luiz Santos
    2017-05-16T20:00:33

    Valeu ! Apenas retornei o tema anterior.

  • Maria Luiza
    2016-10-04T18:38:06

    Depois desse processo todo o novo usuario apareceu uma senha. Qual é essa senha ?

  • Roberto Correia
    2016-06-21T19:44:30

    drives de som nvidia levam a tela azul...use realtech.. vale a dica !!

  • Alexandre Victor
    2016-07-15T11:23:41  

    O comando Add-AppxPackage não é reconhecido pelo Win10... será que há incompatibilidade entre atualizações?

    recentes

    populares

    • Alexandre Victor
      2016-07-15T11:23:41  

      Ele precisa ser executado dentro do Microsoft PowerShell, direto no CMD ele não funciona.

  • Bruno Santucci
    2016-01-14T11:31:58  

    O meu Win 10 sumiu com o meu programa da Receita Federal Imp.Renda 2014/15 assim não dá hoje para trabalho só uso Ubuntu 15.10 não tem erros nem falha.

    recentes

    populares

    • Bruno Santucci
      2016-01-14T11:31:58  

      kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Bruno Santucci
      2016-01-14T11:31:58  

      Realmente. O Ubuntu é um sistema aparentemente simples não muito bonito esteticamente falando, mas quando fui usar pela primeira vez achei bem eficiente.

  • Roberto Correia
    2016-06-21T19:48:11

    explicando melhor , se vc tem uma placa com realtech nativa, não instale drive da nvidia pq vai com certeza dar tela azul..