Sistemas Operacionais

22/01/2016 08h00 - Atualizado em 22/01/2016 12h37

Remix OS deixa seu PC pronto para dual-boot com Android e Windows

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Usar o Android no PC sempre foi uma experiência mobile em um sistema desktop. Mas isso mudou com a chegada do Remix OS, um sistema que adapta o Android para o uso em PC, oferecendo até uma área de trabalho completa com direito ao uso de múltiplas janelas. Nesse tutorial, você verá como baixar, criar um pendrive de boot, configurar e inicializar esse novo sistema, tudo isso sem precisar alterar nada na sua instalação do Windows.

O melhor de tudo é que sempre que precisar, você poderá inicializar o PC usando esse pendrive, praticamente um estrutura de dual-boot com Android e Windows.

10 dicas para rodar apps Android em PCs com Windows

Para fazer o procedimento você precisará apenas de um pendrive e um pouco de paciência. Além disso, esteja ciente que o Remix OS 2.0 ainda é uma versão Alpha, e portanto, pode apresentar falhas.

Remix OS roda Android no Windows com dual-boot (Foto: Divulgação/RemixOS)Remix OS roda Android no Windows com dual-boot (Foto: Divulgação/RemixOS)



Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Criando um pendrive bootável do sistema

Passo 1. Baixe o Remix OS no TechTudo Downloads. Na página de downloads, marque a opção “I am a developer and have read the above message.” e depois clique na opção de “Torrent” ou “Download” que corresponda ao seu tipo de PC. Se seu computador utiliza “EFI” (consulte o vendedor ou manual dele para saber) , escolha a opção “Remix OS for PC Package (EFI)”, senão, use a opção “Remix OS for PC Package (Legacy)”;

Baixando o Remix OS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o Remix OS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Depois de baixar, abra o Explorer e vá para a pasta onde o arquivo foi salvo. Dentro da pasta, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo. No menu que aparece, escolha a opção “Extrair Tudo…” e siga as instruções do Windows. Se tiver um outro programa de extração instalado, use a opção “Extrair aqui”;

Descompactando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descompactando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Conecte o pendrive no PC e vá para a pasta criada durante a extração. Em seguida, execute o programa “Remix OS USB Tool” como administrador, para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo, e no menu de contexto, escolha a opção “Executar como administrador”;

Executando a ferramenta de criação de mídia (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando a ferramenta de criação de mídia (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Depois disso, forneça a autorização necessária para a execução do programa;

Autorizando a execução do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a execução do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na tela do programa, clique no botão “Browser”. Na janela que será exibida, informe a localização da imagem ISO do Remix OS e clique no botão “Abrir”;

Informando a localização da imagem ISO do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Informando a localização da imagem ISO do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Em seguida, selecione a unidade no campo “USB Disk”. Finalmente, clique no botão “OK” para iniciar o processo de gravação;

Iniciando a gravação do pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a gravação do pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Aguarde até que a gravação termine;

Aguardando a finalização da gravação do pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aguardando a finalização da gravação do pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. No final do processo, clique no botão “Reiniciar Agora” para preparar o sistema para iniciar pelo pendrive.

Reiniciando o PC, depois de gravar o pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Reiniciando o PC, depois de gravar o pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Configurando o PC para iniciar pelo Pendrive

Agora que o sistema está reiniciando, acesse o Setup do PC, pois antes de experimentar o sistema é preciso configurá-lo para inicializar pelo pendrive, para isso, consulte o tutorial abaixo:

Como configurar a BIOS para dar boot pelo USB

Inicializando  o sistema

Passo 1. Conecte o pendrive no PC e ligue ele;

Passo 2. Na primeira tela, selecione a opção “Resident mode – all your data and apps are saved”, para que seus aplicativos e dados sejam salvos quando o Remix OS 2.0 for iniciado.

Selecionando a opção de boot (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Selecionando a opção de boot (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. A partir deste ponto o sistema exibirá seu logotipo por um período enquanto prepara seu assiste de configuração. Essa etapa pode demorar muito na primeira vez, por isso aguarde e tenha paciência.

Aguardando a inicialização do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Aguardando a inicialização do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Depois que o sistema sair da tela do logotipo, ela exibirá a lista de línguas suportadas. Selecione a opção “English (United States) e clique no botão “Next”;

Selecionando a linguagem a ser usada no sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Selecionando a linguagem a ser usada no sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na próxima tela, clique no botão “Next” para concordar com os termos de uso do software;

Concordando com os termos de uso do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Concordando com os termos de uso do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Agora  que está tudo configurado, clique no botão “Start” e comece a usar o sistema.

Clicando no botão Start para iniciar o sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Clicando no botão "Start" para iniciar o sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com o novo sistema na tela, você já pode conhecê-lo melhor e aproveitar seus recursos, sem se preocupar com o outro SO que está instalado no PC;

Qual o melhor emulador: YouWave ou BlueStack? Comente no Fórum do TechTudo!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlilson Alves
    2016-02-09T16:28:14  

    voce usou usb 2.0 ou 3.0?

    recentes

    populares

    • Carlilson Alves
      2016-02-09T16:28:14  

      Resolvi mexendo nas partiçoes.....

  • Robson Giro
    2016-03-28T20:52:24

    Instalei no meu Vaio VGN CR120E. Direto no C. Pediu 8 GB de espaco. Nao autoriza o Google Service, logo, nao instala a loja nem apps dele. Toca musica mas nao videos. Insta nao instala. Face, soh versoes antigas. De resto, ta favoravel. Usando outras lojas de apps tem usabilidade satisfatoria, games bobinhos rodam suave, a interface eh de desktop e muito rapida com a memoria do note, esperando upgrade para resolver problemas com o Google