Placas

23/01/2016 06h00 - Atualizado em 28/01/2016 11h10

Saiba como escolher a melhor fonte para sua placa de vídeo

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Ao escolher uma placa de vídeo, um dos pontos que devem ser levados em consideração é a potência da fonte de alimentação. Isso porque a placa pode não funcionar corretamente ao usar uma fonte com baixa potência. Por outro lado, se você comprar uma fonte com muita potência, pode estar jogando dinheiro fora.

Placa de vídeo desligando sozinha? Veja qual pode ser o problema

As fabricantes de placa de vídeo, ao publicarem as especificações técnicas, sempre recomendam fontes de altíssima potência por não saber qual a configuração de seu PC. Porém, há uma forma fácil e rápida de descobrir a força mais indicada para o computador. Veja o passo a passo.

Veja se a sua fonte de alimentação é compatível com a placa de vídeo (Foto: Divulgação/Corsair) (Foto: Veja se a sua fonte de alimentação é compatível com a placa de vídeo (Foto: Divulgação/Corsair))Como descobrir qual fonte de alimentação é compatível com a placa de vídeo (Foto: Divulgação/Corsair)

Passo 1. Acesse o site eXtreme Power Supply Calculator. A plataforma calcula a potência da fonte baseada na configuração de seu PC;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Passo 2. Se você não for usar o computador para atividades muito intensas, como overclock, clique na aba “Basic”;

Clique na aba Basic do site que calcula a potência da fonte (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Clique na aba Basic do site que calcula a potência da fonte (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Preencha os campos pedidos com as informações sobre o seu PC, como modelo de placa-mãe, processador, placa de vídeo, memória RAM, armazenamento e drives ópticos;

Preencha os campos corretamente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Preencha os campos corretamente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 4. Quando terminar de preencher, clique no botão “Calculate”, em laranja, para saber a potência da fonte que você precisa comprar;

Clique no botão Calculate (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Clique no botão "Calculate" (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 5. Se você for usar a sua máquina para atividades mais intensas, como overclock e jogos mais pesados, clique na aba “Expert”;

Acesse a aba Expert para informações mais detalhadas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Acesse a aba Expert para informações mais detalhadas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 6. Nesse modo, você tem um leque muito maior de informações para preencher, tais como o clock de processador, placa de vídeo e memórias, se vai usar SLI ou não, o tempo de utilização do computador, número de ventoinhas e outras informações. Preencha tudo corretamente;

Preencha todos os campos corretamente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) (Foto: Preencha todos os campos corretamente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo))Preencha todos os campos corretamente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 7. Agora é só clicar em “Calculate” para saber a potência exata da fonte que você precisa usar.

Pronto. Desta forma você usa uma fonte adequada à sua configuração e protege seu PC. Lembre-se, porém, de sempre comprar uma fonte com potência, em média, 20% maior, para ter uma folga caso queira fazer upgrades.

Como trocar a placa de vídeo do notebook? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares