Media centers

20/01/2016 07h00 - Atualizado em 20/01/2016 07h00

Veja como usar o Chromecast para ouvir músicas de rádio na TV

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Chromecast permite colocar músicas de um aplicativo de rádio na TV de forma simples e rápida. O recurso é útil para usuários que gostam de ouvir estações no dia a dia ao invés de playlists prontas e ainda podem aproveitar o alto e bom som da televisão com o dongle do Google.

Descubra quais serviços de vídeos e músicas têm compatibilidade com Chromecast

Veja com o sincronizar o app TuneIn Radio, ou outro a sua escolha, com o Chromecast para ouvir suas estações favoritas. Lembre-se de estar com o dispositivo conectado e com um celular Android por perto. 

Chromecast tem integração com netflix, spotify e mais apps (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: Chromecast tem integração com netflix, spotify e mais apps (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))Aprenda a colocar músicas de uma rádio na TV com o Chromecast (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

1) Com aplicativo Tuneln Radio

- Sincronizar com o Chromecast

Passo 1. Para quem gosta de ouvir rádios online, o app Tuneln Radio oferece diversos gêneros musicais, inclusive com estações populares brasileiras. Para começar a usar, baixe e instale o programa em um celular Android. Para sincronizar com o Chromecast, toque no ícone de transmissão no topo direito e selecione seu modelo na tela;

Inicie a transmissão via Chromecast com o App Tuneln Radio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a transmissão via Chromecast com o App Tuneln Radio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O app será sincronizado com a TV e a rádio selecionada começará a tocar na TV. O nome da música e a estação serão exibidos em tela grande.

A rádio será transmitida na tela da TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)A rádio será transmitida na tela da TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

- Encontrar e ouvir uma rádio

Passo 1. Para conhecer melhor o aplicativo e encontrar sua estação favorita de rádio, navegue na tela principal. Estão disponíveis estações mais próximas da localidade do usuário, as que estão sendo destaque, só de músicas, esportes ou até notícias;

App Tuneln oferece sugestões de rádios na interface principal (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)App Tuneln oferece sugestões de rádios na interface principal (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para procurar uma estação de rádio específica, toque no ícone de “Lupa” indicado no topo direito do app. Depois digite o nome da rádio e aguarde os resultados. Ao encontrar a estação, toque nela;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Também é possível buscar pelo nome da sua rádio favorita (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Também é possível buscar pelo nome da sua rádio favorita (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione o ícone de “Play” para iniciar a reprodução da rádio. O som será transmitido automaticamente para a TV, depois da sincronização com o Chromecast no início deste tutorial. Na tela, o usuário pode ver o nome da rádio, estação, o que está no ar e controlar a reprodução com os botões na base do app;

Inicie a transmissão da rádio e o resultado será exibido também na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a transmissão da rádio e o resultado será exibido também na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para parar de tocar na TV, toque novamente no ícone do Chromecast e selecione “Interromper transmissão”.

O usuário pode interromper a transmissão quando precisar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O usuário pode interromper a transmissão quando precisar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2)  Com seu aplicativo de rádio favorito

Passo 1. Caso o usuário tenha um app de rádio online ou estação que não esteja disponível no Tuneln Rádio, ainda assim é possível espelhar a tela do celular para transmitir na TV. Neste caso, será necessário abrir o app do Chromecast e clicar em “Transmitir tela/áudio”. Selecione o modelo do seu Chromecast na tela;

Inicie o espelhamento da tela do Android na TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie o espelhamento da tela do Android na TV via Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Dessa forma, o app da rádio específica do celular será transmitido na TV diretamente, com áudio: basta abrir o programa no aparelho para ele aparecer na telona. Para parar de tocar, selecione “Tocar para desconectar” no app do Chromecast no Android. O áudio voltará apenas para o celular e não aparecerá mais na TV.

O app da rádio será transmitido na TV e pode ser desconectado quando preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O app da rádio será transmitido na TV e pode ser desconectado quando preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Ribeiro
    2018-03-08T13:17:37

    Baixei o appTuneIn Rádio e não aparece a opção para transmitir na tela da TV, por favor alguém pode me ajudar. Aqui no link da Techtudo tem a foto do app e eu percebo que é diferente.

  • Denise Freitas
    2016-05-21T19:39:33

    Não está aparecendo o ícone do Chromecast no meu aplicativo, qual será o problema????

  • Fabio
    2016-01-25T07:55:41

    Acho que esse treco é um "cabo sem fio" ou um "cabo wireless" - se vc tem um notebook por exemplo, liga ele com um cabo hdmi de 25 reais na tv e pronto

  • Frota
    2016-01-20T10:18:36

    "android" meu ovo com cãimbra