Armazenamentos

18/01/2016 07h00 - Atualizado em 18/01/2016 07h00

Veja o que fazer se o PC não reconhece a memória RAM instalada

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Imagine a seguinte situação: você está montando um computador novinho em folha. Instala tudo com o maior cuidado, porém, na hora de ligar o micro, ele não dá nenhum sinal de vida. Ou, ainda, fica emitindo um apito irritante. O motivo, provavelmente, pode estar na memória RAM.

Como fazer upgrade da memória RAM? Saiba como

Problemas com pentes de memória RAM que não são reconhecidos pelo sistema não acontecem apenas com máquinas novas, mas também com computadores antigos. Veja neste tutorial o que você deve fazer ao se deparar com essa situação.

Confira se o módulo de memória está encaixado corretamente

Teste o módulo de memória RAM em outros slots (Foto: Pond5)Teste o módulo de memória RAM em outros slots (Foto: Pond5)

Às vezes, técnicos de informática ou usuários displicentes podem encaixar de forma errada o módulo de memória em seu slot. Na pressa, eles não encaixam totalmente, empurrando até o final. Com isso, os contatos do pente de memória não fazem contato com os conectores da placa-mãe.

Ao tentar ligar o PC, nada acontece, ou é emitido um aviso sonoro de que algo está errado. Portanto, abra o gabinete e veja se os módulos estão corretamente instalados no slot.

Teste o módulo de memória em outros slots

Teste o módulo de memória em cada um dos slots (Foto: Divulgação)Teste o módulo de memória em cada um dos slots (Foto: Divulgação)

Geralmente, a placa-mãe possui dois slots para memória RAM. As mais caras possuem quatro ou mais. Pode acontecer de um deles está com problema. A placa-mãe é complexa e pode apresentar problema em apenas um componente, enquanto os outros continuam a funcionar normalmente. Assim, troque a memória RAM de slot e faça os devidos testes.

É importante salientar que o PC precisa estar desligado para que você possa efetuar as trocas. Depois, reinicie a máquina e veja se ela liga.

Teste a memória em outro computador

Para ter certeza que o módulo de memória RAM que você está usando está em perfeito estado, o ideal é que você teste em outro computador, no qual você tenha certeza que todos os slots de memória estão funcionando.

Dessa forma, ao instalar sua memória neste computador e ele ligar, você terá certeza que o problema não está no módulo, mas sim nos slots de sua placa-mãe. Por outro lado, se ele não ligar, significa que a memória está com defeito.

Testar outros módulos de memória em sua placa-mãe

Se possível, teste outros módulos de memória RAM em seu computador (Foto: Divulgação) Se possível, teste outros módulos de memória RAM em seu computador (Foto: Divulgação)

Pode acontecer, também, dos slots de sua placa-mãe estarem com problemas. Assim, vale a pena pegar uma memória que você saiba que está funcionando e instalar em sua placa-mãe. Se o PC não ligar, isso significa que o problema não está na memória Memória RAM, mas nos slots da placa-mãe.

Qual é o melhor programa para testar erros de memória ram? Opine no Fórum do TechTudo

Tente efetuar uma limpeza com limpa-contatos ou álcool isopropílico. Se não resolver, a única saída é trocar a placa-mãe.

Veja a frequência máxima suportada por sua placa-mãe

Talvez o problema esteja no valor da frequência de sua memória RAM (Foto: Joelson Santos/TechTudo)Talvez o problema esteja no valor da frequência de sua memória RAM (Foto: Joelson Santos/TechTudo)

O que pode estar acontecendo, também, é que você esteja tentando instalar uma memória cuja frequência é maior do que a suportada pela placa-mãe. Assim, realmente ela não vai reconhecer a memória e o PC não vai ligar.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Sugerimos que você procure no manual da placa ou pesquise no site da fabricante qual a frequência máxima que ela suporta no quesito memória RAM. Você pode estar tentando usar uma memória com frequência de 1333 Mhz, enquanto sua placa-mãe só suporta até os 800 MHz.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares