Impressora

19/02/2016 07h00 - Atualizado em 19/02/2016 07h00

Aprenda como instalar uma impressora no notebook

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Instalar uma impressora no computador já foi difícil no passado, quando o Windows não tinha um sistema de download próprio de drivers. No entanto, hoje o processo é tão simples quanto conectar o cabo na entrada USB, sem precisar de CDs ou controladores.

Como configurar uma impressora em um Macbook sem usar fios

Veja o passo a passo e aprenda três formas de instalar uma impressora no seu PC. Os métodos podem ser utilizados em notebook com Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10

impressora jato de tinta (Foto: Divulgação/H)Aprenda três formas de instalar uma impressora no notebook com Windows (Foto: Divulgação/HP)

Instalando com cabo

O meio mais simples de conectar uma impressora ao seu notebook é também o mais óbvio: conectando o cabo do aparelho diretamente no PC usando um cabo USB. A menos que seu Windows ainda seja o XP, o sistema da Microsoft irá procurar automaticamente pelos drivers de instalação para deixar tudo funcionando automaticamente. Ao final, você só deve se certificar de que a impressora foi realmente instalada.

Passo 1. Abra o Painel de Controle e vá até a opção “Exibir impressoras e dispositivos”;

Abra as opções de impressora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as opções de impressora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Role a página e verifique se sua impressora está listada e marcada com um sinal verde;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Veja se a impressora foi instalada corretamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Veja se a impressora foi instalada corretamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Caso não esteja, clique sobre o ícone com o botão direito do mouse e torne-a a impressora padrão.

Torne a impressora padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Torne a impressora padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Instalando pelo Wi-Fi

Se sua impressora tiver antena Wi-Fi, a conexão a um computador não depende de cabos USB, mas requer mais passos.

Passo 1. Ative o Wi-Fi da impressora;

Passo 2. Abra o Painel de Controle e clique em “Exibir impressoras e dispositivos”;

Vá até as opções de impressora do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vá até as opções de impressora do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em “Adicionar uma impressora”;

Adicione uma nova impressora WiFi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Adicione uma nova impressora WiFi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione a impressora na lista e avance;

Selecione a impressora desejada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione a impressora desejada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Confira na lista de impressoras se a sua está realmente conectada e marcada como padrão.

Certifique-se de que a impressora foi realmente instalada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Certifique-se de que a impressora foi realmente instalada (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Instalando por meio da rede

A impressora que você deseja também pode estar conectada via cabo com um outro computador na mesma rede, o que significa que você também poderá usá-la. 

Passo 1. Abra o Painel de Controle e clique em “Exibir impressoras e dispositivos”;

Acesse as opções de impressora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as opções de impressora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em “Adicionar uma impressora”;

Adicione uma nova impressora da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Adicione uma nova impressora da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em “A impressora que desejo não está na lista”;

Busque uma impressora da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Busque uma impressora da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Marque a opção “Selecionar uma impressora compartilhada pelo nome” e escolha a impressora que você deseja na lista;

Escolha uma das impressoras da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha uma das impressoras da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Avance até a última tela, onde você deverá defini-la como padrão antes de concluir.

Defina a impressora da rede como padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina a impressora da rede como padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Nos três métodos, a impressora estará disponível para uso em qualquer programa do seu computador, desde que você a tenha colocado como padrão. Caso contrário, deverá selecioná-la manualmente no Microsoft Word, Excel ou outros programas sempre que desejar imprimir algo.

Qual a melhor impressora multifuncional? Opine no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Cintra
    2017-03-04T20:56:23

    vlw me ajudou mt obg