Celular

05/02/2016 08h00 - Atualizado em 24/10/2017 13h47

Como atualizar o Asus Zenfone 5 para o Android 5.0 Lollipop manualmente

Alessandro Feitosa Jr.
por
Para o TechTudo

Quer atualizar o Zenfone 5 para o Android 5.0 (Lollipop)? O celular da Asus teve lançamento no Brasil originalmente com o Android 4.4 (KitKat). Meses depois, a atualização para o Android 5.1 Lollipop finalmente foi liberada. Muitos donos do smartphone, no entanto, não conseguem fazer o update automático via OTA, disponível no menu de configurações. Nessa caso, a alternativa é atualizar o telefone manualmente com os arquivos que são disponibilizados no próprio site da fabricante.

Como resetar o Zenfone 5 e restaurar as configurações de fábrica

Confira, neste tutorial do TechTudo, o passo a passo de como encontrar e instalar a versão mais recente do Android para o Zenfone 5.

Como usar o Zenfone 5 como roteador e compartilhar a Internet?

Passo 1. Entre na página de suporte da Asus para o Zenfone 5 e escolha “Android” no menu de seleção.

Caminho para baixar a última versão do Android para o Zenfone 5. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Caminho para baixar a última versão do Android para o Zenfone 5 (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 2. Em seguida, clique em Firmware. Uma lista com diversas versões do sistema será exibida.

Lista de arquivos será exibida ao clicar em Firmware. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Lista de arquivos será exibida ao clicar em "Firmware" no Zenfone 5 (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 3. Em seu Zenfone, veja qual é o modelo exato do aparelho e a versão atual do sistema. Para isso, acesse as configurações, navegue até a opção “Sobre” e confira as seções “Número do Modelo” e “Informações do softwares”, conforme indica a imagem abaixo. Anote as informações indicadas em vermelho.

Identifique qual é o modelo do seu Zenfone 5 e o início da identificação do sistema. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Identifique qual é o modelo do seu Zenfone 5 e o início da identificação do sistema (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)














Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Passo 4. Volte para a lista no site da Asus e procure pela versão que tenha o mesmo início do código que você anotou no passo anterior. Se o sistema do seu Zenfone 5 começa com “WW”, procure pelo arquivo “WW”. Se começa com “CN”, procure pelo “CN” e assim por diante. Confira também se a versão é compatível com seu modelo. Essa informação é disponibilizada no início da descrição, conforme a indicação na imagem abaixo.

Procure no site da Asus pelos mesmos dados que você encontrou em seu celular. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Procure no site da Asus pelos mesmos dados que você encontrou em seu Zenfone 5 (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 5. Depois de encontrar a versão correspondente, clique no link para fazer download.

Será baixado um arquivo .ZIP, não é necessário descompactá-lo. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Será baixado um arquivo .ZIP, não é necessário descompactá-lo no Zenfone 5 (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 6. Conecte seu Zenfone 5 no PC e transfira o arquivo para a pasta raiz do smartphone. A pasta raiz é a pasta principal.

Passo 7. Depois que a transferência do arquivo .zip terminar, reinicie o aparelho.

Vale a pena comprar o Zenfone 5 da Asus? Descubra no Fórum do TechTudo. 

Passo 8. Quando o celular reiniciar, a barra de notificações irá exibir uma mensagem de atualização, aperte sobre ela. Um aviso será exibido, selecione “OK”. Uma caixa de seleção irá aparecer, mostrando o pacote de atualização, aperte “OK” novamente. Certifique-se de ter mais de 50% de bateria disponível para garantir que o aparelho não desligue por falta de energia.

O smartphone irá identificar o arquivo de atualização automaticamente. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)O Zenfone 5 irá identificar o arquivo de atualização automaticamente (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 9. A atualização irá começar. Durante o procedimento o celular pode reiniciar mais de uma vez, aguarde até que todos os aplicativos sejam otimizados e o sistema ligue normalmente.

Pronto! Depois de seguir esses passos, o seu Zenfone 5 estará rodando o Android 5.1 Lollipop.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gilmar Havenstein
    2016-06-23T11:51:01  

    Android 5.1, só que não, é o 5.0...deveria pesquisar melhor...

    recentes

    populares

    • Gilmar Havenstein
      2016-06-23T11:51:01  

      Esses caras do tech tudo são um bando de estagiários incompetentes.

  • Fernanda
    2016-07-11T19:33:14  

    Nao estou conseguindo atualizar o meu android para o lollipop, alguem pode me ajudar? Obs: eu fiz tudo igual ao passo a passo

    recentes

    populares

    • Fernanda
      2016-07-11T19:33:14  

      Conseguiu atualizar?

    recentes

    populares

    • Fernanda
      2016-07-11T19:33:14  

      também tentei este passo a passo.. não aparece a exclamação com aviso de atualização.

  • Barreto
    2016-02-05T12:54:41  

    Brioko.

    recentes

    populares

    • Barreto
      2016-02-05T12:54:41  

      o meu tbm deu erro e voltou pra versao anterior poderia ajudar .

    recentes

    populares

    • Barreto
      2016-02-05T12:54:41  

      O meu também da esse erro, seu modelo é T00J WW 2.22.40.54, conseguiram resolver o problema?

  • Edmar Fernandes
    2016-08-25T09:08:39

    Dps de clicar em Ok da erro fala que estou sem armazenamento... ele está na raiz do cartão sd então eu preciso de quanto espaço no sd ??...

  • Zerogold Chester
    2016-02-06T06:45:03

    bem legal, pena que o meu nao atualiza pq modifiquei o sistema

  • Paulo Lima
    2016-02-05T22:56:59  

    Fiz o upgrade para o Lolipop e, logo depois o downgrade para o kit-kat. Um número muito grande de aplicativos deixou de funcionar.

    recentes

    populares

    • Paulo Lima
      2016-02-05T22:56:59  

      depois da atualização do sistema , vc tem que esperar a atualização dos aplicativos da asus. ele atualizam logo depois que se conectam a rede,