TV

03/02/2016 06h00 - Atualizado em 03/02/2016 11h57

Como conectar uma Smart TV na Internet usando cabo de rede

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os usuários que compraram uma Smart TV sem Wi-Fi interno podem aproveitar as funções inteligentes usando a Internet pelo cabo de rede. O cabo oferece algumas vantagens, se compararmos com as redes sem fio, uma delas é uma conexão mais estável, que torna muito melhor a experiência de assistir um filme por streaming, por exemplo. Além disso, há uma maior taxa de transferência de dados e um acesso mais protegido. 

A conexão é feita na entrada LAN da TV e no roteador, o que permite acessar aplicativos de vídeos como Netflix, YouTube e até redes sociais, como Facebook e Twitter.

Dúvidas na Smart TV Samsung? Veja como acessar manual da fabricante

Veja como plugar o cabo e configurar a função neste tutorial. O procedimento é rápido e as ações são acessadas pelo controle remoto. Dessa forma, não é necessário pagar nada extra ou comprar um dongle para ter Internet na Smart TV.

Smart TV 49CS630 da Panasonic com qualidade em Full HD (Foto: Divulgação/Panasonic) (Foto: Smart TV 49CS630 da Panasonic com qualidade em Full HD (Foto: Divulgação/Panasonic))Aprenda a conectar uma Smart TV na Internet com cabo de rede (Foto: Divulgação/Panasonic)

Conectar o cabo de rede

Passo 1. Conecte o cabo de rede na entrada LAN da Smart TV;

Conecte o cabo de rede na entrada LAN da Smart TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Conecte o cabo de rede na entrada LAN da Smart TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Em seguida, conecte a outra ponta do mesmo cabo de rede em uma das portas disponíveis no roteador de Internet.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Plugue a outra ponta do cabo de rede no roteador de internet (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Plugue a outra ponta do cabo de rede no roteador de internet (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Configurar a Internet com cabo de rede na Smart TV

Passo 1. Em seguida, o usuário precisa configurar a Internet para a Smart TV receber o sinal via cabo de rede. Para isso, pressione o botão de “Menu” no controle remoto da TV e navegue usando as setas;

Acesse o menu pelo controle da Smart TV e navegue usando as setas (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Acesse o menu pelo controle da Smart TV e navegue usando as setas (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Selecione o menu de “Rede”;

Acesse o menu de Rede para configurar a internet com cabo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o menu de Rede para configurar a internet com cabo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Com o controle remoto, selecione o item “Configurações de Rede”;

Inicie a configuração da rede com cabo na Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a configuração da rede com cabo na Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Ao iniciar o processo, marque a opção de “Cabo” e confirme em “Avançar”;

Selecione a configuração de rede com cabo e continue o procedimento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a configuração de rede com cabo e continue o procedimento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. A conexão com a Internet será estabelecida e ao final será mostrada uma mensagem com o sucesso da configuração. Encerre em “Ok”.

A conexão será estabelecida entre o cabo de rede e a Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)A conexão será estabelecida entre o cabo de rede e a Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acessando apps e Internet na Smart TV

Passo 1. Pressione o botão de “Smart” no controle remoto da TV;

Acesse o botão "Smart" no controle remoto da TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Acesse o botão "Smart" no controle remoto da TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. É possível que alguns apps sejam atualizados no primeiro acesso, já que se estabeleceu uma conexão com Internet. Aguarde o processo, que pode durar alguns minutos;

Aguarde a atualização dos aplicativos na Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aguarde a atualização dos aplicativos na Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Os apps e recursos serão mostrados na tela, com a conexão já funcionando.

Acesse as funções e aplicativos na Smart TV usando a internet (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as funções e aplicativos na Smart TV usando a internet (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Dessa forma, a Internet vai funcionar enquanto o roteador estiver plugado e ligado. O procedimento foi testado em uma Smart TV Samsung. Caso a internet não esteja funcionando é recomendado desligar e ligar o roteador para depois tentar configurar novamente.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lenira Muniz
    2017-01-19T10:09:56

    Conectei tudo certo apareceu os icones mas nao aparece Netflix porque??? o que preciso fazer???

  • Jose Matos
    2017-11-19T00:21:06

    preciso de ajuda, não estou conseguindo digitar meu e-mail, a seta só movimenta para direita e esquerda com o controle remoto. O que devo fazer para digitar números e letras. SMART TV LED 40 PHILCO.

  • Jhônata Silva
    2017-09-10T06:29:15

    Bom dia. Já faz um tempo que tenho minha tv, eu conecto o cabo de rede e ela da sinal que tá ligada na internet, no entanto no meu controle não tem a tecla smartphone e não consigo ir para os aplicativos. O que fazer para acessar?

  • Polliana Rezende
    2016-10-21T12:32:36

    Olá eu conectei a tv na internet, apareceu a mensagem de que a rede estava conectada, já até acessei a Netflix, mas quando eu liguei a tv no outro dia começou a fazer um barulho estranho atrapalhando o som da TV quando o barulho passa aparece uma mensagem de que o cabo de rede está desconectado, eu chequei as configurações e está tudo certo. Alguém sabe o que pode ser?

  • Ingryd Ferraz
    2016-09-20T14:05:30

    Estou tentando fazer isso na TV. Mais o menu de rede não aparece . Tipo ele aparece mais não consigo selecionar ele . Por favor me ajuda

  • Herminio Matos
    2016-05-14T20:12:40

    Na minha TV não tem as opções de escolher CABO, sem fio, WPS. Só tem a opção de conectar e não consigo conetar via CABO de rede. Há alguma coisa q estou deixando passar? Desde já grato...

  • Ivan.caldas
    2016-02-04T10:47:06  

    Daqui a pouco vai uma chamada de turbine a sua casa roteando a energia, ai vai uma imagem de um zé com uma extensão plugando na tomada, e tambem terá descubra os segredos de um bejamim.

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2016-02-04T10:47:06  

      tenho uma samsung modelo BN 5901077A, a entrada lan não é do modelo padrão do cabo de internet, será que existe um adaptador para conectar a internet minha tv via cabo.

  • Tiago Batista
    2016-02-03T18:06:52  

    matéria muito boa pra quem não entende nada, bem explicado. quem já sabe fazer fica desdenhando com comentários inúteis pq não pensam nos outros.

    recentes

    populares

    • Tiago Batista
      2016-02-03T18:06:52  

      Digitador do Techrtudo? Kkkkk

    recentes

    populares

    • Tiago Batista
      2016-02-03T18:06:52  

      pior que não kkkk

  • Fabiano
    2016-02-03T20:13:16  

    Que matéria paga tosca hein? Lamentável!

    recentes

    populares

    • Fabiano
      2016-02-03T20:13:16  

      "Intensão" ? Estudou onde?

    recentes

    populares

    • Fabiano
      2016-02-03T20:13:16  

      Quer saber da minha vida aluga um barraco para morarmos juntos e pague minhas contas!

  • Marcell Ferreira
    2016-02-04T11:12:19

    tanta gente boa e querendo trampar ai fora... e me botam umas bestas dessas pra fazer essas matérias...

  • Maiden
    2016-02-04T11:00:52

    Nossa!!! Que matéria kkkkkkkkkkkkkk

  • Jean Medeiros
    2016-02-04T10:41:33

    agora sim eu vou ter uma internet turbinada

  • Daniela Siqueira
    2016-02-04T08:47:46

    eu tb acho a matéria ridícula, mas existem milhões de pessoas que ainda não sabem fazer isto e não utilizam os recursos.

  • Grana White
    2016-02-04T10:22:32

    Eu to ficando incrédulo com isso aqui ... O cara diz que vai ensinar a turbinar internet. Daí ele ensina um truque "mágico" que é ligar o cabo de rede. Daí sua Internet fica "quase infinita" e você não precisa mais usar o 3g do celular (sim, você usa o 2g). Agora você pode assistir a uma programação "Bizarra" e também "Humilhar" seus amigos com a Função "secreta" da sua Tv.

  • Daniel Cirillo
    2016-02-04T10:04:07

    hahaha meu deus, desse jeito fica fácil falar de tecnologia, pego o manual do aparelho e transcrevo pro site.

  • Douglas
    2016-02-04T09:51:06

    RETARDADOS

  • Will Gonçalves
    2016-02-03T16:15:50  

    Me salvou...acho q entendi,pega o cabo ethernet e conecta uma ponta na entrada da TV a outra ponta no roteador. Vou tentar.

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2016-02-03T16:15:50  

      kkkkk

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2016-02-03T16:15:50  

      hahahaha

  • Anderson Araújo
    2016-02-04T09:03:15  

    Todo dia surgem novidades tecnológicas no Mundo. Se vocês não sabem o que colocar aqui, não coloquem nada. Ensinar a conectar uma Smart TV via cabo ao roteador é o mínimo do mínimo que um comprador desse equipamento deve saber. Ridícula essa reportagem. Faz tempo que não vejo um trabalho decente por aqui. Caramba.

    recentes

    populares

    • Anderson Araújo
      2016-02-04T09:03:15  

      Eu postei esse comentário. Por que aparece com o seu nome, Anderson Araújo?

  • Andréa Silveira
    2016-02-04T09:22:19  

    Não sei pra que eu ainda leio essas matérias do techtudo...

    recentes

    populares

    • Andréa Silveira
      2016-02-04T09:22:19  

      Somos dois

  • André Teixeira
    2016-02-03T22:24:21  

    Matéria boa pra torcedor do curintiaaaaaa, que são todos burros! Avanti meu Palmeiras!

    recentes

    populares

    • André Teixeira
      2016-02-03T22:24:21  

      DOIS TIMES QUE JOGARAM SEGUNDONA...ENFIM, TIMES PEQUENOS, SÓ SABEM FAZER COISAS PEQUENAS

    recentes

    populares

    • André Teixeira
      2016-02-03T22:24:21  

      E ser campeão da Libertadores de forma invicta, quem sabe fazer??? E pra fechar com chave de ouro, ganhar em cima do Boca Juniors!!!!!

  • Alcemar Farias
    2016-02-04T09:17:46

    Titulo apelativo, parecendo que vai ser um milagre e me vem com esse feijão com arroz.

  • Antonio Neto
    2016-02-04T08:58:13

    Essa só faz post bosta.

  • Sergio
    2016-02-04T08:29:57

    O tristeza de matéria. Nunca vi isso somente no prim prim.

  • Jonão Silva
    2016-02-04T08:22:03

    E o título da matéria na página principal tão "elaborada", hahahahaha!!!!! Pegadinha do malandro!!!!!!

  • Jucélio Carvalho
    2016-02-04T07:16:07

    Realmente uma matéria arcaica e extremamente retroagida. Voltar é renovar?Acho que não.