Sistemas Operacionais

15/02/2016 15h29 - Atualizado em 15/02/2016 15h29

Como criar e apagar uma partição no Windows 10

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Criar uma partição em um HD pode ser útil para usá-lo com mais de um sistema operacional ou organizar os seus arquivos pessoais em uma unidade à parte. Se você está pensando em fazer isso em um PC com Windows 10, saiba como usar as ferramentas nativas do próprio sistema para criar ou excluir unidades.

Windows 10: lista tem 20 dicas para você usar no seu computador

O processo envolve a redução de uma partição existe para liberar espaço para criar novas unidades no computador. Caso queira excluir uma partição, os gigabytes liberados poderão ser realocados em outra unidade. 

Windows 10 será atualização recomendada em sistemas antigos (Foto: Reprodução/Microsoft) (Foto: Windows 10 será atualização recomendada em sistemas antigos (Foto: Reprodução/Microsoft))Windows 10 será atualização recomendada em sistemas antigos (Foto: Reprodução/Microsoft)


Criando partição

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o Iniciar e, no menu que aparece, clique em “Gerenciamento de Disco”;

Abra o gerenciador de discos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o gerenciador de discos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre uma partição e, no menu de contexto, clique em “Diminuir Volume…”;

Reduzindo o tamanho de uma unidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Reduzindo o tamanho de uma unidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Escolha o espaço a ser reduzido na partição e clique em “Diminuir”. É esse espaço que será usado para criar a nova partição;

Selecione o tamanho a ser diminuído (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione o tamanho a ser diminuído (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Feito isso, clique com o botão direito do mouse sobre “Não alocado” e, no menu de contexto, clique em “Novo Volume Simples…”;

Criando nova partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Criando nova partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. O assistente de criação de novas partições será aberto. Nele, clique em “Avançar”;

Assistente de criação de partições (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Assistente de criação de partições (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Escolha o tamanho da partição que você quer criar – ela deve ser igual ao tamanho que foi diminuído no terceiro passo;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Escolha o tamanho da unidade a ser criada (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Escolha o tamanho da unidade a ser criada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Selecione a letra da unidade que você quer usar e clique novamente em “Avançar”;

Escolha a letra da unidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Escolha a letra da unidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Agora, escolha o formato e nome da nova unidade e clique mais uma vez em “Avançar”;

Escolha o formato e nome da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Escolha o formato e nome da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Por fim, revise as configurações que você selecionou e, se estiver tudo certo, clique em “Concluir”. Agora é só aguardar até que a nova partição seja criada e formatada;

Finalizando criação da unidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalizando criação da unidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Apagando partição

Passo 10. Abra o gerenciador de discos do Windows (primeiro passo) e clique com o botão direito do mouse sobre a partição que você quer apagar. No menu de contexto, clique em “Excluir Volume…”;

Apagando uma partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Apagando uma partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. Agora é só confirmar clicando em “Sim” e aguardar até que a partição seja removida. Lembre-se que todos os arquivos armazenados na unidade serão apagados;

Confirme que deseja apagar a partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme que deseja apagar a partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 12. Para que o espaço liberado pela partição não fique inutilizado, vamos mesclá-lo a uma unidade existente. Para isso, clique com o botão direito sobre uma partição à esquerda do espaço não alocado e, no menu de contexto, clique em “Estender volume…”;

Estendendo tamanho da partição existente (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Estendendo tamanho da partição existente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 13. O assistente de extensão de volumes será aberto. Nele, clique em “Avançar”;

Assistente de extensão será iniciado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Assistente de extensão será iniciado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 14. Por padrão, o espaço total disponível já vem selecionado e tudo que você deve fazer é avançar sem alterar nenhuma configuração;

Configurando o espaço a ser estendido (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando o espaço a ser estendido (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 15. Por fim, clique em “Concluir” e aguarde até que o espaço não alocado seja mesclado à partição existente do seu HD.

Finalizando extensão da unidade ao espaço não alocado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalizando extensão da unidade ao espaço não alocado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você poderá criar novas partições em seu HD para organizar seus arquivos ou apagá-las, caso não esteja usando ou precise de mais espaço em outra unidade.

O que saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Luiz
    2019-05-23T01:15:01

    Eu queria saber por que a minha partição E (cartão microSD) some e reaparece quando eu ligo o meu notebook?

  • Reginaldo Santana
    2019-01-29T18:43:26

    No meu caso, o disco C tem 178 GB livres, mas só tem a opção de reduzir 5 GB dele.

  • Paulo Marques
    2018-02-12T10:44:48

    Simples, conciso e funcional, como tudo neste site. Parabéns e obrigado por ajudar tanta gente.