Sistemas Operacionais

06/02/2016 07h00 - Atualizado em 06/02/2016 07h00

Como parar apps que estão rodando em segundo plano no Android

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Fechar todos os apps no Android nem sempre é a solução para fazer os programas pararem de funcionar e consumir dados. Há serviços que, mesmo minimizados, continuam com suas atividades em segundo plano no celular. Esses aplicativos podem atrapalhar o usuário, afinal, consomem memória RAM, bateria e rendem vários tipos de bugs. 

Como ativar o modo desenvolvedor no Android?

Quer saber como parar os apps que estão rodando em segundo plano no Android? Confira o tutorial a seguir. Vale lembrar que, antes de começar, você deve ativar o modo desenvolvedor do sistema do Google no smartphone.

Galaxy A7 2016 (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Veja como fechar apps que estão rodando em segundo plano no Android (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Identificando o apps problemático

Antes de tudo, é preciso saber qual aplicativo está atrapalhando o desempenho do telefone. Para fazer isso, siga os passos abaixo.

Passo 1. Abra as configurações do Android e acesse a opção “Bateria”.

Acessando a opção Bateria nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Bateria" nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em ”Bateria”, você verá quais aplicativos são executados, assim como o consumo da bateria. Nesse caso, um app com consumo de bateria exagerado pode ser fechado.

Visualizando o consumo de bateria dos apps (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando o consumo de bateria dos apps (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como parar apps que estão rodando em segundo plano no Android

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Depois de descobrir qual é o programa problemático, você pode começar o procedimento para interromper o funcionamento dele. 

Passo 1. Abra as configurações do Android  e toque na opção “Apps”.

Acessando a opção Apps nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Apps" nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Depois disso, dentro de “Apps”, vá para a aba “Rodando”.

Acessando a aba Rodando na tela de Apps (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a aba "Rodando" na tela de Apps (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Nessa parte, você encontrará os programas em execução e até o gasto de memória RAM de cada um. Para fechar um desses, procure-o na lista e clique no nome.

Visualizando a lista de apps que estão sendo executados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando a lista de apps que estão sendo executados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na tela que será exibida, toque no botão “Parar”.

Parando um aplicativo que está sendo executado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Parando um aplicativo que está sendo executado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Você receberá uma alerta informando que isso pode afetar seu celular. Confirme a parada do app, tocando no botão “OK”.

Confirmando a parada do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a parada do programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! A partir de agora, sempre que precisar, você poderá parar todos os apps do Android, até mesmo aqueles que não aparecem na lista de programas abertos. 

Android ou iOS? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Geremias
    2016-02-07T10:18:29  

    E viva o WP.

    recentes

    populares

    • Thiago Geremias
      2016-02-07T10:18:29  

      kkk, viva? o sistema ta quase morto

    recentes

    populares

    • Thiago Geremias
      2016-02-07T10:18:29  

      Windows phone pelo menos não tem esse problema.

  • Karla Romero
    2017-03-06T08:46:01

    o problema é que mesmo assim alguns desses apps reiniciam automaticamente alguns segundos após termos mandando parar.... o que faz com que continuem consumindo memória...

  • Felipe Andrade
    2016-02-06T22:17:58

    Porcaria de Android! Do aparelho mais caro ao mais barato! Se é adroid, não presta! Não funciona! É impressionante!

  • Flávinho Nunnes
    2016-02-06T19:07:25  

    O ruim dos celulares android é que, sempre tem esses aplicativos chatos "Hangouts" "Google Play livros" "Google Play Banca" "Google Play Banca" entre outros que não tem a opção "Desinstalar" aí você tenta parar eles, eles param até o momento de você colocar o celular pra carregar ou até o momento de você desligar e ligar. Aí volta tudo de novo.

    recentes

    populares

    • Flávinho Nunnes
      2016-02-06T19:07:25  

      Porcaria! Isso define bem Android! Uma grande porcaria!

    recentes

    populares

    • Flávinho Nunnes
      2016-02-06T19:07:25  

      Realmente Flávio, quanto a desinstalação realmente é um problema, a menos que você tenha root, aí é possível desinstalar qualquer aplicativo, sobre o consumo de memória isso é muito fácil de resolver, é só entrar na configuração do aplicativo e clicar em desativar, se clicar em parar ele fica só por um determinado tempo, a opção desativar só está disponível para aplicativos que vieram instalados de fábrica.

  • Alessandro Araujo
    2016-08-26T21:36:41

    Vc para eles mas em seguida voltam a rodar e consumir memória RAM

  • João Oliveira
    2016-02-07T00:32:59  

    Aguardando os passos 4, 5 e 6. Que mundo injusto.

    recentes

    populares

    • João Oliveira
      2016-02-07T00:32:59  

      kkkkkkkkkkkkkkk

  • Holden Mcgroins
    2016-02-06T12:11:51

    Truque top bizarro milagroso escondido mágico.

  • Julia
    2016-02-06T15:57:55

    !!!Digi te no Google: cupom des conto agregador net...Tem cupom de 20% das melhores lojas hoje !

  • Eduardo Silva
    2016-02-06T18:19:40

    Já foi dito que fazer isso não adianta, pois o celular sempre irá reabrir o aplicativo depois. Se não usa, desativa.