Notebook

05/02/2016 06h00 - Atualizado em 05/02/2016 06h00

Como prolongar a vida útil da bateria de lítio de notebooks e câmeras

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Baterias de íons de lítio fazem parte do cotidiano de muitos usuários. Os dispositivos armazenam energia em celulares, tablets, câmeras, notebooks, drones e até automóveis. No entanto, como todo componente eletrônico, as baterias são expostas ao desgaste do uso e acabam, com o tempo, comprometendo a sua performance.

Vale a pena comprar um notebook usado? Veja dicas

Há algumas maneiras de garantir que a ação do tempo não prejudique tanto o desempenho da peça. A seguir, conheça os cuidados com as baterias e aprenda a prolongar a vida útil em notebooks e câmeras.

A bateria não é um ponto positivo da Hero 4 Black (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: A bateria não é um ponto positivo da Hero 4 Black (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Evite fazer ciclos de recarga completos da bateria com grande frequência (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Evite ciclos completos

Entenda como ciclo completo a ida de 0 a 100% em todas as recargas. Essa prática não é saudável porque expõe as substâncias químicas da bateria a um desgaste acelerado. O ideal é que, ao menos uma vez por mês, você realize esse ciclo completo. Mas, na maior parte do tempo, procure manter a bateria sempre acima de 50%.

Não deixe a bateria dormir no carregador

Não deixe a bateria ligada no carregador muito tempo mais do que o necessário (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Não deixe a bateria ligada no carregador muito tempo além do necessário (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Carregadores, normalmente, são inteligentes o suficiente para cortar o fornecimento de energia quando sobreaquecem. A bateria também tem algumas medidas de segurança que, quando detectam o estado de 100%, cortam a alimentação para evitar a sobrecarga, que causa aquecimento e degradação.

Apesar da tecnologia, as travas podem não funcionar corretamente. Em uma situação em que a bateria não oferece esse tipo de medida, e em que o usuário esquece o componente ligado no carregador e na tomada, pode ocorrer duas coisas: sobrecarga, em que a energia continua chegando mesmo depois da bateria totalmente carregada e explosão, por conta do calor excessivo.

Calor é o maior inimigo

Ter uma bateria extra é a melhor forma de evitar possíveis estresses (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo).  (Foto: Ter uma bateria extra é a melhor forma de evitar possíveis estresses (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo). )Aquecimento acelera desgaste dos compostos responsáveis pela retenção e liberação de energia (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

As baterias baseadas em lítio são extremamente vulneráveis ao calor. A temperatura alta, mesmo quando o equipamento não está em uso, é capaz de danificar e provocar um grande desgaste. Por isso, evite deixar seus componentes alimentados por baterias no carro e em outros lugares quentes, expostos ao sol. 

Para ter uma ideia, mantida a 0 graus Celsius, estima-se que uma bateria comum perca 6% de sua eficiência. A 25ºC, as perdas podem chegar a 20%.

Nunca chegue no zero absoluto

Nunca tente carregar uma bateria que ficou completamente sem carga após período prolongado sem uso (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Nunca tente carregar uma bateria que ficou completamente sem carga após longo período sem uso (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Quando seu notebook ou câmera notificam que a bateria chegou a 0%, na verdade ainda resta um pouco de carga que atua como margem de segurança. No entanto, quando chega a zero absoluto, as baterias que usam íons de lítio se tornam instáveis e o simples ato de carregá-la pode resultar em acidentes graves, como explosões.

Por conta disso, inclusive, boa parte delas têm um circuito de autodestruição, que é ativado quando o zero absoluto é atingido: esse circuito destrói o componente para impedir que uma recarga acabe em explosão.

Caso vá deixar a bateria parada por um longo período de tempo, é importante garantir que o equipamento seja guardado com alguma quantidade de energia. O ideal é deixar na casa dos 80%, já que a bateria deve perder em torno de 10% desse valor a cada mês que estiver desligada.

Fique atento aos carregadores

Procure usar carregadores e fontes de qualidade, ou que, no mínimo, atendam às especificações da bateria que você usa (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Procure usar carregadores e fontes de qualidade, ou que, no mínimo, atendam às especificações da bateria que você usa (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Procure sempre usar o carregador original de cada aparelho. O motivo é evitar sobrecarga, ou carga abaixo dos valores para os quais a bateria foi desenvolvida. Nos dois casos, há desgaste do componente.

Se o uso de um carregador original é inviável, é importante ficar atento aos padrões exigidos pela bateria: garanta que o modelo substituto opera com a mesma tensão de corrente (voltagem de saída) e amperagem (intensidade da corrente de saída). Dessa forma, você diminui o risco de que a bateria acabe exposta a um estresse maior.

Baterias se desgastam normalmente

Bateria dos notebooks Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)  (Foto: Bateria dos notebooks Samsung (Foto: Divulgação/Samsung) )Lembre-se que, com o tempo, baterias perdem eficiência normalmente (Foto: Divulgação/Samsung)

Mesmo que você siga todas essas dicas e mantenha um perfil de uso racional da sua bateria, é inevitável que o desgaste ocorra e que o dispositivo acabe perdendo eficiência com o tempo. 

Na verdade, uma bateria de íons de lítio deve manter um desempenho satisfatório por um período de até três anos, ou algo entre 300 e 500 ciclos de uso, embora há casos em que esse teto é facilmente superado.

Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Álvaro Framil
    2019-04-22T18:25:23

    Boas dicas viu, o primeiro Smartphone da minha mãe durou uns 6 anos com uma bateria dessa de lítio, quero ver quanto vai durar o segundo, já que ele já tem 2 anos e a bateria parece nova ainda kkk

  • Daniel Melo
    2016-03-19T14:55:16

    Achava q o carregador plugado na tomada sem o cel n consumia .....mas consome sim..

  • Eduardo Machado
    2016-02-13T14:27:36

    que materia mequetréfe