Armazenamentos

21/02/2016 07h00 - Atualizado em 21/02/2016 07h00

Como proteger o HD externo e ficar longe de vírus ou malwares

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O HD externo é eficiente para guardar arquivos extras ou manter o backup dos dados do computador. No entanto, para que essas informações fiquem seguras, é importante manter o dispositivo protegido. Caso contrário, o usuário poderá perder fotos, vídeos e documentos importantes, ou até deixar o HD sem funcionar. 

Seu HD externo não abre? Confira como resolver

Para não perder seu dispositivo, veja neste tutorial o passo a passo de como remover permissões para gravação indevida, criar uma pasta padrão e manter a segurança do HD externo. 

Com uma gaveta para HD 2.5 você pode usar o disco antigo como um HD externo (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Deixe seu HD externo mais seguro, longe de vírus e malwares (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Passo 1. Plugue o HD Externo no PC e acesse a tela de “Este Computador”. Quando o dispositivo for reconhecido, clique com o botão direito e selecione “Formatar”;

Plugue e acesse o item do Hd Externo na tela de Este Computador ou Meu Computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Plugue e acesse o item do Hd Externo na tela de Este Computador ou Meu Computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Ajuste as informações para formatação em “Sistema de arquivos” para “NTFS” e selecione a caixa ao lado de “Formatação rápida”. Conclua em “Iniciar”;

Inicie a formatação do HD Externo no formato indicado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a formatação do HD Externo no formato indicado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Quando o HD terminar de ser formatado, crie uma pasta mestre para adicionar seus arquivos. Você pode nomear como preferir;

Crie uma pasta padrão para manter todos seus arquivos no HD Externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie uma pasta padrão para manter todos seus arquivos no HD Externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Passo 4. Volte para a tela do HD Externo em “Este Computador” e clique com o botão direito no item. Selecione “Propriedades”;

Selecione as propriedades do HD Externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione as propriedades do HD Externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Na aba de “Segurança” selecione o botão “Editar”. Em seguida, marque “Negar” ao lado da caixa de texto “Gravar”. Clique em “Aplicar” e depois em “Ok”;

Altere as opções para negar novas gravações no HD Externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere as opções para negar novas gravações no HD Externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)




Passo 6. Agora é necessário mudar as configurações da pasta que foi criada dentro do HD Externo. Para isso, clique com o botão direito no item e selecione “Propriedades”;

Agora selecione as propriedades da pasta criada no HD Externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Agora selecione as propriedades da pasta criada no HD Externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Na aba de “Segurança” clique no item de “Editar”. Agora, procedimento é o contrário: marque a caixa de texto em “Permitir” ao lado de “Controle total” e “Modificar”. Confirme em “Aplicar”e depois em “Ok”.

Altere as configurações de segurança da pasta criada no HD Externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere as configurações de segurança da pasta criada no HD Externo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora o HD tem uma pasta de dados única e está registrado para negar novas gravações externas. Vale lembrar que ao formatar o HD os arquivos anteriores serão deletados, então é indicado fazer um backup no PC.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Participe do Fórum do TechTudo.

Garanta que o novo conteúdo não tenha vírus, passando antes um programa antivírus nos itens. Quando precisar enviar novos dados para o HD, use a pasta padrão criada neste tutorial. Quer proteger também seu pendrive contra vírus? Então confira este tutorial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Horta
    2016-10-22T12:22:49

    Preciso formatar HD externo novo? Soube que formatar acaba diminuindo a capacidade do HD. E com esse proteção não poderei gravar mais nada?

  • Joenilson Lopes
    2016-09-25T23:18:21

    Meu HD externo já está em no formato NTFS. Ainda sim preciso formatar antes do processo de imunização?

  • Luciano Soares
    2016-02-21T08:57:57  

    Muito Show, Obrigado !

    recentes

    populares

    • Luciano Soares
      2016-02-21T08:57:57  

      É isso aí, um belo tutorial!

    recentes

    populares

    • Luciano Soares
      2016-02-21T08:57:57  

      Só não esqueça de fazer backup dos dados antes pois a formatação apaga tudo!!!!