Computadores

11/02/2016 07h00 - Atualizado em 11/02/2016 07h00

Estabilizador do PC estalando muito? Saiba como resolver

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Os estabilizadores, como o próprio nome diz, estabilizam a tensão que chega da rede elétrica. Em tese, os aparelhos devem fornecer uma corrente elétrica mais estável e de maior qualidade aos componentes internos do PC. No entanto, alguns produtos podem apresentar problemas e, principalmente, estalos ao ligar computadores, monitores e impressoras. 

Como montar um computador que não gaste muita energia

Em alguns casos, o barulho no estabilizador acontece com frequência, dando a impressão de que vai explodir ou ocasionar algum dano à máquina. Para manter seu PC em segurança, confira como resolver o problema no aparelho e veja opções práticas para substituir o estabilizador. 

Estabilizadores costumam fazer barulhos de estalos ao apresentar problemas (Foto: Divulgação/SMS )Estabilizadores costumam fazer barulhos de estalos ao apresentar problemas (Foto: Divulgação/SMS )

Por que os estabilizadores estalam?

A maioria dos estabilizadores usam projetos antigos, que ainda usam interruptores mecânicos, uma forma de proteção ineficiente e que pode prejudicar mais do que ajudar. Os motivos para estalarem são os mais variados, entre eles defeitos no próprio aparelho e variações na rede elétrica, além da falta de um aterramento adequado e muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo.

Com tudo isso exposto, não é recomendado o conserto ou qualquer outra medida corretiva no próprio estabilizador. Neste caso, o mais adequado é trocar o aparelho por um outro item de proteção. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Fontes de alimentação 

A fonte de alimentação é um dos itens mais importantes em um computador e, ao mesmo tempo, o mais negligenciado pelos usuários. O componente é a última barreira de proteção do seu PC e usar um produto de qualidade vai garantir não apenas que as peças internas recebam a corrente elétrica necessária, economizando energia, mas também um elevado nível de proteção.

Ao escolher uma fonte de alimentação, opte pela que oferece o maior número de recursos de proteção. Assim, o aparelho vai proteger o computador de sobrecargas na rede, sobretensão, subtensão, superaquecimento, curto-circuito e uma série de outros perigos que podem danificar o PC.

Uma fonte de alimentação de qualidade protege contra muitos problemas elétricos (Foto: Divulgação/Corsair)Uma fonte de alimentação de qualidade protege contra muitos problemas elétricos (Foto: Divulgação/Corsair)

Alguns dos principais recursos de proteção são: OCP (Over Current Protection); OPP (Over Power Protection); OVP (Over Voltage Protection); OTP (Over Temperature Protection); UVP (Under Voltage Protection); SCP (Short-Circuit Protection); entre outras.

Além disso, escolha uma fonte que possua PFC Ativo. O PFC (Power Factor Correction) é um método que reduz o desperdício de energia, aumentando a eficiência da fonte e diminuindo a produção de calor. Este é um item essencial para ter em qualquer componente de alimentação.

Filtro de linha

Uma boa fonte de alimentação pode muito bem substituir um estabilizador, mas as peças de qualidade costumam ser caras. Assim, outro elemento interessante é um filtro de linha. 

O filtro é um componente bem simples. Alguns modelos trazem de seis a oito tomadas e um pequeno sistema de proteção que queima um fusível se a corrente elétrica ultrapassa a suportada. Desta maneira, o filtro de linha se sacrifica no lugar da fonte.

Filtro de linha pode ser muito mais eficiente que um estabilizador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Filtro de linha pode ser muito mais eficiente que um estabilizador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

A grande vantagem do aparelho é que, por sua simplicidade, não exige componentes muito caros. Desta maneira, o custo de produção fica bem baixo e mesmo os modelos de maior qualidade podem ser encontrados por menos de R$ 100 em diversas lojas do mercado nacional.

Módulo isolador

O módulo isolador é muito semelhante ao estabilizador, mas possui funções bem diferentes. O equipamento é mais complexo e consegue simular o aterramento por meio de vários circuitos eletrônicos.

O que saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo

Os módulos costumam ser bem pesados, pois possuem um transformador de isolação que, por meio de uma transferência magnética de energia, isola a tensão excedente do computador. Com isso, é indicado para uma casa que não possua aterramento ou que seja extremamente difícil realizar tal procedimento.

Módulo isolador tem a função de simular o aterramento (Foto: Divulgação/G3)  (Foto: Módulo isolador tem a função de simular o aterramento (Foto: Divulgação/G3) )Módulo isolador tem a função de simular o aterramento (Foto: Divulgação/G3)

Vale lembrar que o módulo isolador não é tão eficiente quanto um aterramento real. Portanto, só opte por esta solução se não for possível fazer um aterramento adequado de seu equipamento.

NoBreaks

Os NoBreaks são os aparelhos de proteção mais eficientes e, consequentemente, mais caros. O aparelho é ideal para ser usado em locais com muita variação de tensão e ainda possui o bônus de ter uma bateria interna que armazena parte da energia.

NoBreak previne danos por falta de energia elétrica (Foto: Divulgação) (Foto: NoBreak previne danos por falta de energia elétrica (Foto: Divulgação))NoBreak previne danos por falta de energia elétrica (Foto: Divulgação/SMS)

Mesmo que falte energia na sua casa, o NoBreak manterá o computador ligado por um período de tempo. Assim, você poderá salvar os seus trabalhos e desligar o computador corretamente e não de maneira brusca.

As principais marcas de NoBreak são TS Shara, UPS Mini, Ragtech Save, Enermax e SMS. Como alguns modelos costumam ser muito caros, confira a lista dos aparelhos com o melhor custo-benefício no Brasil


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Isaias Freitas
    2016-02-11T10:29:18  

    Li um artigo do Gabriel Torres do Clubedohardware onde ele explica que usar estabilizadores hj em dia eh mais prejudicial ao PC do que ligar direto na tomada.

    recentes

    populares

    • Isaias Freitas
      2016-02-11T10:29:18  

      Eduardo Frediano, não vi erro quanto ao filtro de linha. " Alguns modelos trazem de seis a oito tomadas e um pequeno sistema de proteção que queima um fusível se a corrente elétrica ultrapassa a suportada.". Até onde sei, ele faz isso mesmo! queima o fusível quando a corrente ultrapassa a amperagem... Ele disse que pode ser utilizado no lugar... e não que o filtro de linha tenha a mesma função.

    recentes

    populares

    • Isaias Freitas
      2016-02-11T10:29:18  

      corrigindo: queima o fusível quando a corrente ultrapassa a suportada

  • Matheus Amorim
    2016-02-11T14:11:21  

    Um Nobreak foi o melhor investimento que eu já fiz, ele está conectado a dois desktops e situacionalmente quando falta energia ele é meu salvador de saves em jogos e trabalhos digitais, além de deixar o hardware sem chances de queimar.

    recentes

    populares

    • Matheus Amorim
      2016-02-11T14:11:21  

      Se estiver bem equilibrado entre o que as fontes dos PCs (somadas) pedem e o que seu Nobreak entrega, blz. Caso não esteja...

  • Diego Rocha
    2016-02-12T10:50:38

    Td isso só pra dizer que é preciso trocar.