Câmera

10/02/2016 06h00 - Atualizado em 10/02/2016 06h00

O que levar em conta antes de comprar um flash externo para a câmera

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Há várias situações em que o uso do flash externo é recomendado. Seja para fotografar em ambiente escuro, destacar o alvo da foto ou eliminar sombras, usar a luz extra pode ser fundamental para conseguir o resultado desejado em uma imagem.

Câmeras com entrada para microfone externo no Brasil por até R$2.200

Mas antes mesmo de aprender quando usar o flash, é preciso saber o que considerar na hora de comprar o dispositivo. A compatibilidade com a máquina é um fator essencial, porém não é o único. Veja como escolher o flash externo para sua câmera e decida se vale a pena investir no produto. 

Saiba o que levar em consideração ao comprar flash externo (Foto: Divulgação/Nikon)Saiba o que levar em consideração ao comprar flash externo (Foto: Divulgação/Nikon)

Compatibilidade

O item mais importante a considerar é a compatibilidade da sua câmera com flash externo. Para que possa receber o dispositivo, a máquina precisa contar com uma sapata. Localizada na parte superior, a peça é uma espécie de base na qual o acessório é acoplado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Destaque para a sapata de flash na câmera (Foto: Divulgação/Canon)Destaque para a sapata de flash na câmera (Foto: Divulgação/Canon)

Se a câmera tiver sapata, consulte o manual para saber os modelos de flash compatíveis. Normalmente, a fabricante desenvolve speedlites próprios para determinadas máquinas, que são os mais recomendáveis, afinal o sistema de ambos opera em conjunto, permitindo usar funções avançadas. Há flashes que, ao se comunicarem com o sistema de medição da câmara, por exemplo, conseguem criar a exposição perfeita de forma automática.

Também é possível usar flashes externos de outras fabricantes. No entanto, essa opção sempre vai limitar as funcionalidades da fonte de luz. O manual da câmera irá especificar a velocidade de sincronização ideal para aparelhos de terceiros, além de fornecer outras informações relativas ao uso deste tipo de dispositivo. No site e no manual da fabricante do flash também deverá constar o modelo da câmera.

Número guia

O principal motivo para comprar flash externo é ter um alcance maior do que o proporcionado pelos embutidos. Esse alcance pode ser obtido a partir do número guia, também conhecido como NG. O código exprime a distância máxima, em metros, que a luz pode chegar com uma abertura da lente específica, em relação à velocidade ISO.

O NG é informado pela fabricante do flash, nas especificações técnicas. Quanto maior for este número, maior será a potência da luz, o que significa que você poderá fotografar a distâncias maiores.

Tempo mínimo de reciclagem

O tempo mínimo de reciclagem refere-se aos segundos que o flash leva para recarregar seu circuito interno após o disparo. Esse dado é importante pois apresenta o limite de fotos que você conseguirá tirar com o speedlight em determinado espaço de tempo.

Este índice varia conforme o tipo de bateria, normalmente apresentando melhor desempenho com as de Ni-MH. Em todo caso, quanto menor o tempo de reciclagem, mais veloz será o flash e mais fotos você poderá capturar.

Tempo de reciclagem nas especificações do flash AF SB-910 (Foto: Reprodução/Nikon)Tempo de reciclagem nas especificações do flash AF SB-910 (Foto: Reprodução/Nikon)

Tipo de fotografia desejada

Há uma grande variação de modelos de flashes externos. Uma versão sem fio é recomendada para quem quer controlar a direção da luz, por exemplo. Já os flashes circulares, que são acoplados à lente, são indicados para fotografia macro, pois iluminam com maior suavidade.

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo

Flash externo anelar é indicado para fotografia macro (Foto: Divulgação/Amaran)Flash externo anelar é indicado para fotografia macro (Foto: Divulgação/Amaran)

As diferenças de recursos e ajustes manuais também vão interferir no resultado final. Via de regra, flashes com cabeça fixa são melhores para câmeras super zoom e compactas, enquanto os modelos mais avançados são destinados às DSLR e câmeras mirrorless. De qualquer forma, é importante determinar o tipo de fotografia que você quer registrar antes de escolher o modelo do flash.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares