Computadores

04/02/2016 13h34 - Atualizado em 27/07/2018 16h14

PC não reconhece TV conectada no cabo HDMI. Saiba como resolver

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Conectar o notebook usando cabo HDMI é uma das formas mais comuns de ter a imagem do computador na TV. Porém, por mais simples que seja, esse procedimento pode apresentar problemas diversos, que vão desde incompatibilidades de som até ausência completa de sinal de vídeo na tela grande. Você pode até suspeitar da integridade do cabo, ou da própria porta HDMI do PC ou da TV, mas há algumas soluções simples que você deve tentar antes, confira abaixo.

Veja dicas para escolher um novo cabo HDMI

Atualize os drivers de vídeo

Passo 1. Acesse o Gerenciador de Dispositivos – nos Windows 8.1 e 10, basta clicar com o botão direito sobre o ícone do Windows, no restante das versões acesse pelo Menu Iniciar;

Abra o Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 2. Procure pelo item “Adaptadores de vídeo” e clique para expandir a lista. Você pode ter um só conjunto de drivers, da placa integrada, ou um segundo referente a uma possível placa de vídeo dedicada.

Clique com o botão direito sobre sua (s) placa (s) de vídeo e atualize os drivers.

Atualize os drivers de vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Atualize os drivers de vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Atualize drivers manualmente

Atualize drivers de sua placa dedicada manualmente (Foto: Helito Bijora/TechTudo)Atualize drivers de sua placa dedicada manualmente (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Embora os drivers da sua placa de vídeo dedicada também possam ser atualizados por meio do Windows, é mais seguro fazê-lo pelos sites ou softwares oficiais da fabricante – veja como. Depois de baixar novos drivers da AMD e Nvidia, faça um reset na máquina que os problemas com HDMI podem ser resolvidos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Projete somente na TV

Dependendo do modelo da sua TV, pode ser que o aparelho não seja compatível com projeção duplicada do computador, seja por diferenças grandes de resolução (e uma inabilidade do Windows em lidar com esse problema) ou de taxas de frames. Independentemente do motivo, a solução é simples:

Passo 1. Conecte o cabo HDMI no computador e na TV;

Passo 2. No computador, acesse o Painel de Controle, seja pelo Menu Iniciar ou pelo atalho no ícone do Windows;

Abra o Painel de Controle (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o Painel de Controle (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Vá até a opção de resolução de display;

Acesse as opções de vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as opções de vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Acesse o menu de projeção para uma segunda tela;

Abra o menu de projeção (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o menu de projeção (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Escolha projetar somente na tela secundária.

Use somente o segundo monitor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use somente o segundo monitor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Conecte por meio da BIOS

Acesse a BIOS para reconhecer o monitor externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a BIOS para reconhecer o monitor externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Existe adaptador usb para cabo HDMI? Comente no Fórum do TechTudo

Em outros casos, uma solução é conectar o cabo HDMI à TV e ao computador e acessar a BIOS do sistema. Você deve reiniciar o computador com o cabo conectado e ir até o Setup da máquina, cujo caminho varia de acordo com a fabricante do seu PC – em geral, basta pressionar F12 durante o início. Uma vez na BIOS, saia e reinicie para que o segundo monitor seja reconhecido.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francisco Ferreira
    2018-06-05T21:35:47

    eu tenho uma tv sansung que possui entrada hdmi só que aparece só filmadora, como eu faço para mudar apenas hdmi?'

  • Francisco Ferreira
    2018-06-05T21:35:38

    eu tenho uma tv sansung que possui entrada hdmi só que aparece só filmadora, como eu faço para mudar apenas hdmi?'

  • Jhonny Malavasi
    2018-05-30T16:59:18

    Olá, estou com um problema. Segui todas as instruções, mas como meu notbook é um Aspire V5 e minha TV, Samsung ln19a330j1 (Sim, duas porcarias, mas o que eu tenho KKK). Atualizei o Driver do AMD Radeon HD, o meu atual mostra que é 8210, não reconhece o cabo HDMI, e não atualiza (é, não entendo) tem entrada VGA mas quando conecto na TV, fica com a tela toda avermelhada, queria usar a entrada HDMI, porque eu no atual momento estou usando um monitor LG na entrada VGA e gostaria de usar os 2 monitores para estudar (Programar, Aprender mais sobre Hardware, T.I., etc...), agluém pode me ajudar?

  • Marco Freire
    2017-12-24T03:15:54

    Alguém pode me ajudar? Tenho 2 notes. Um Dell e um Lenovo. Troquei de TV esses dias. Minha antiga tv pegada HDMI nos dois pc's. Na nova, apenas o pc da Dell pega. Já atualizei o drive de video do Lenovo e nada. O que eu faço? Há outro caminho? (detalhe, acredito que não precise abrir pela BIOS, pois antes não precisava, acredito que agora não precise também).

  • Navegador
    2017-12-08T14:17:30

    Windows 10 é o meu sistema, PC Dell

  • Navegador
    2017-12-08T14:17:06

    Meu problema é único. Sempre assisti o PC na tv digital na opções de videos externos. De repente, estas opções (opções gráficas) desaparecerem!!!!! Help

  • Carolina Oliveira
    2017-12-01T13:24:00

    Funcionou no meu com a primeira opção, de atualizar os drives!!! Obrigada gente, sempre que venho aqui, encontro uma solução! Demais!

  • Dienio Rodrigues
    2017-09-29T09:44:13  

    o meu problema creio que seja pior que o de vocês, pois aparece a tela normalmente na tela da minha TV, porem os ícones da tela do notebook não aparecem na tela da TV, porem se eu colocar um filme no note o áudio sai na TV, já troquei o cabo HDMI e tudo e não resolveu, alguém saberia o que pode ser?

    recentes

    populares

    • Dienio Rodrigues
      2017-09-29T09:44:13  

      é fácil maninho é o seguinte é que sua configuração ta em estender se você arrastar o navegador para direita fazendo ele passar toda a tela , você vera na tela da TV, ele ou vc pode apertar tecla Windows+P e escolher a opção Duplicar! Abraço!!

  • Andrinho
    2017-07-08T21:29:31  

    o meu poblema é um seguinte eu não tenho o driver do hdmi no meu pc

    recentes

    populares

    • Andrinho
      2017-07-08T21:29:31  

      é um pouco difícil não ter o driver do hdmi no pc, na verdade o "driver do hdmi" que vc falou é o driver da placa de vídeo. tenta ir no gerenciador de dispositivos e vê se tem alguma coisa no "adaptador de vídeo", se tiver, atualize, não precisa ser AMD igual mostra no artigo pode ser qualquer nome, se não tiver, procure saber qual é a sua placa de vídeo e veja no site da fabricante dela pra ver se tem os driver para baixar. espero ter ajudado ;)

    recentes

    populares

    • Andrinho
      2017-07-08T21:29:31  

      Meu notbook não me deixa entrar no gerenciador de dispositivos... como faço para atualizar???

  • Marliê Rodrigues
    2017-04-03T16:35:08

    O meu notbook não tem o driver AMD HD e tbm não tem a opção de ajustar a resolução da tela no painel de controle.

  • Paloma Hoffemann
    2017-04-02T18:15:42

    Fiz todas as dicas e ainda por cima formatei o notebook e nada resolveu. A solução foi a última da BIOS. Se tivessem colocado essa solução em primeiro lugar, por ser rápida e prática e não alterar nenhuma configuração do computador eu não precisaria ter formatado o meu. Mas de qualquer forma valeu

  • Amanda Fernandes
    2016-09-03T16:28:10  

    Obrigada., fiz os procedimentos deu certo!

    recentes

    populares

    • Amanda Fernandes
      2016-09-03T16:28:10  

      meu notebook entro na net no crome para assistir um filme coloco o o cabo HDMI para ver na teve e quando amplio a tela a tela segundaria trava mas quando abro no no navegador mozila não trava voda normal

    recentes

    populares

    • Amanda Fernandes
      2016-09-03T16:28:10  

      A minha situação e a seguinte, eu ligo o computador as vezes aparece, se eu troco do sistema hdmi, pro da tv, quando retorno, tem uma mensagem que não esta conectado o cabo, dai tenho que ligar o computador e religar umas duas veses pra voltar aparecer na tela, isso acontece tambem com o notebook...alguem sabe o que pode ser, seria problema na tv, o cabo não é pois troquei duas vezes de cabo

  • Lucas Oliveira
    2017-02-22T16:55:20

    Não funcionou.

  • Manuel Souza
    2017-02-14T01:24:57

    Onde menciona: "drivers da AMD e Nvidia, faça um reset na máquina que os problemas com HDMI podem ser resolvidos...", talvez queira dizer que reset seria um reiniciar no Notebook?

  • Isabella Pereira
    2016-12-27T20:38:07

    OBRIGADA! <3

  • Gabs