Roteador

20/02/2016 07h00 - Atualizado em 02/08/2018 13h59

Roteador: como bloquear pessoas conectadas na sua rede Wi-Fi

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Os usuários que estão desconfiando, ou já certificaram, de que estão tendo o Wi-Fi invadido podem bloquear pessoas conectadas na rede. O processo é feito direto nas configurações do roteador e não só permite que você saiba quem está roubando sua conexão, como garante que o dispositivo nunca mais use seu sinal.

Vírus do roteador: o que é, como se instala e quais são os 'sintomas'

Como o método usa as definições de cada roteador, os menus variam conforme modelo e fabricante. As diferenças são bastante sutis, de maneira que é possível acompanhar o passo a passo a seguir com qualquer produto. Veja como se livrar definitivamente dos intrusos no Wi-Fi.

Plugue a outra ponta do cabo de rede no roteador de internet (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Veja como bloquear de vez intrusos na sua rede Wi-Fi (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Clique no Menu Iniciar e digite “cmd” na caixa de pesquisa. O Promp de Comando aparecerá na seção “Programas” – dê um clique sobre ele;

Prompt de comando do Windows no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Prompt de comando do Windows no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Digite o comando “ipconfig” e pressione a tecla Enter;

Comando ipconfig digitado no prompt do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Comando "ipconfig" digitado no prompt do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Vá até “Adaptador Ethernet Conexão local” e copie o número descrito em “Gateway Padrão”, destacado na imagem abaixo;

Número do Gateway Padrão do roteador Wi-Fi destacado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Número do Gateway Padrão do roteador Wi-Fi destacado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Cole ou digite o número de “Gateway Padrão” na barra de endereço do navegador e dê Enter. Uma caixa de autenticação será aberta solicitando o nome de usuário e senha. Na maioria dos roteadores, os dois campos são “admin”. Se isso não funcionar, entre na página da fabricante do seu roteador e veja como preencher esses campos;

Caixa de autenticação para acesso às configurações do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caixa de autenticação para acesso às configurações do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Daqui por diante, o procedimento vai variar conforme o roteador – neste tutorial, usamos o Sagemcom F@st 2704N. No entanto, os menus e ferramentas são basicamente os mesmos de outros modelos, de forma que é possível reproduzir o passo a passo em roteadores de diferentes fabricantes.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 5. Entre no menu “Sem Fio” ou Wireless”. Localize as opções “Info da Estação” ou “Station Info” (também é possível que a informação esteja em “Access Control”). Verifique que aparecem todos os dispositivos conectados à rede Wi-Fi, acompanhados do endereço MAC. Para saber qual é o intruso, descubra o número MAC dos seus próprios devices seguindo as dicas do tutorial para Windows e Linux, Windows Phone e iPhone. Copie o código MAC do dispositivo que você quer bloquear;

Info das estações autenticadas na rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Info das estações autenticadas na rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Ainda em wireless, entre em “Mac Filter” ou “Filtro Mac”. Toque no botão “Adicionar” ou “Add” para incluir o MAC do dispositivo que deseja bloquear;

Tela de inclusão de endereços MAC a serem bloqueados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela de inclusão de endereços MAC a serem bloqueados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Na tela seguinte, cole o código MAC na caixa de texto correspondente e pressione o botão “Aplicar/Salvar”, que também pode vir como “Save/Apply”;

Salvamento de endereço MAC no roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Salvamento de endereço MAC no roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Pronto, o código MAC já está incluído na lista de restrições e o dispositivo está bloqueado da sua rede Wi-Fi. Se quiser desfazer a operação, basta selecionar a caixa ao lado do MAC e pressionar o botão “Remover”.

Dispositivo bloqueado na rede Wi-Fi através de configurações do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Dispositivo bloqueado na rede Wi-Fi através de configurações do roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Angela Reis
    2018-02-13T14:53:26

    boa tarde preciso de ajuda.tenho uma pousada e várias pessoas usam Wifi meu. so que tenho um vizinho que tem um programa que rouba Internet .inclusive a minha .como posso bloquear o mesmo.sem prejudicar meus negócios. what 975043190

  • Moita Mattos
    2016-09-15T16:37:42  

    Olá. No meu caso, forneço o sinal p/ alguns vizinhos, mas em 2 casos aquí, não consigo bloquear pois o MAC dos aparelhos mudam, assim que desconectam e conectam novamente... E agora José?

    recentes

    populares

    • Moita Mattos
      2016-09-15T16:37:42  

      Edimilson, você está certo, porém já passei por um problema parecido onde trabalho. Havia um único aparelho android que, após um concerto, voltou simplesmente com um "bug" ,ou seja o que for, que fazia com que o MAC Adress do Wi-fi dele simplesmente mudasse a cada vez que o adaptador era desativado. Na época abri um tópico em um site de hardware, mas não tive retorno até porque não faz o mínimo sentido isso acontecer.

    recentes

    populares

    • Moita Mattos
      2016-09-15T16:37:42  

      Para mudar mac tem que conhecer nem redes, então voce altera o mac para qualquer numero de forma aleatória. Isto chama-se conhecimento profundi de redes e segurança.

  • Roberto Santos
    2017-10-22T01:55:34

    Que maravilha. Pena que na prática as coisas são bem diferentes. O invasor usa um belo sistema Gnu/Linux e utiliza clonagem de mac ( já filtrados ) e continua a navegando em 0800.

  • Angélica Afinovitch
    2017-10-05T16:13:12

    Agradeço o post Raquel Freire. Meu roteador é um D-Link DIR-865L. É só gastar um tempinho procurando os comandos que você passou aqui que dá tudo certo. Agora criei um atalho na barra de favoritos pra ficar mais rápido o acesso para desconectar usuários. Muito obrigada!

  • Eduardo Henrique
    2017-08-24T18:41:17

    Pode parecer meio idiota, mas ja catei tudo e não achei a opção de fazer logoff no sistema do roteador TL-WR740N. Sabem dizer algum caminho ?

  • Marcio Bandeira
    2016-02-21T09:45:26  

    Voce nao diz o que quer bloquear, mas sim o que quer permitir. o resto, por tabela esta bloqueado. Em vez de bloquear o mac de uma pessoa, voce usa o sistema ao contrario. voce libera! Roteadores geralmente tem os dois modos: Bloquear por mac ou Permitir mac. em vez de ficar freneticamente preocupado com as possiveis conexoes nao permitidas, voce simplesmente libera somente para os que voce quer e ninguem mais conecta na sua rede ate voce permitir. se nao voce vai passar o dia todo dando F5 na pagina de config. do roteador em busca de mais um mac pra bloquear.

    recentes

    populares

    • Marcio Bandeira
      2016-02-21T09:45:26  

      Pelo que eu pesquisei aqui, a quantidade máxima de regras de bloqueio de MAC é característica de cada aparelho. O seu deve ser 16. vi um da intelbras que são apenas 8 e tem um modelo da D-Link que são 24. Possivelmente você vai precisar trocar por outro modelo e aconselho a entrar em contato com a empresa fabricante e perguntar antes de comprar.

    recentes

    populares

    • Marcio Bandeira
      2016-02-21T09:45:26  

      Pode parecer meio idiota, mas ja catei tudo e não achei a opção de fazer logoff no sistema do roteador TL-WR740N. Sabe dizer algum caminho ?

  • Ariel Ester
    2017-04-24T00:48:45  

    GENTE, MUIT OBRIGADO. DEU CERTO AQUI. BLOQUEEI MINA SOGRA.. KKKK... ELA NÃO VAI MAIS USAR MINHA NET.. GENRRO 1 SOGRA 0

    recentes

    populares

    • Ariel Ester
      2017-04-24T00:48:45  

      kkkkkkkkkkkkkk maldade

  • Erik Andrey
    2017-01-04T23:34:01  

    não funcionou e quando coloco para remover ele não remove

    recentes

    populares

    • Erik Andrey
      2017-01-04T23:34:01  

      COMIGO TBM NAO

  • Magda
    2016-10-27T11:34:03  

    Bom dia! Gostaria de saber se isso funciona p bloquear celulares também, pq no meu caso os vizinhos sentam na minha calçada p pagar meu sinal. kkkk

    recentes

    populares

    • Magda
      2016-10-27T11:34:03  

      Sim isso não irá gerar IP e impede de terem acesso

  • Fabio Moraes
    2016-02-20T19:25:29  

    A dica é boa, mas se o vizinho for um pouco mais esperto ele clona o MAC da placa de rede do seu computador e voce dificilmente vai conseguir identificar.

    recentes

    populares

    • Fabio Moraes
      2016-02-20T19:25:29  

      Dai voce baixa um programa chamado MAC SCAN e ve que tem um mac duplicado ou seja o seu mesmo, voce pega bloqueia o mac e personaliza o seu proprio com o SMAC, depois bloqueia qualquer tipo de scan na rede....

    recentes

    populares

    • Fabio Moraes
      2016-02-20T19:25:29  

      Instalei esse MAC SCAN, mas ele nada faz aquí... vou fazer uma verificação e depois retorno...Ah, uso Win7....

  • Victor Klein
    2016-02-22T02:42:59  

    Eu não bloqueio não.. Libero pelo controle de banda 1 kbps fixo no IP dele só de zueira... Hehehehehehehe

    recentes

    populares

    • Victor Klein
      2016-02-22T02:42:59  

      boa noite victor klein,tenho um modem da sargecon e nao consegui achar, podeiria me dizer aonde fica . desde ja agradeço esse ideia eles vao pirar

    recentes

    populares

    • Victor Klein
      2016-02-22T02:42:59  

      Entra nas configurações dele pelo navegador... Geralmente é 192.168.0.1 por aí vai

  • Anderson Barros
    2016-02-20T21:08:32  

    E se o computador for Imac?

    recentes

    populares

    • Anderson Barros
      2016-02-20T21:08:32  

      Tomeeee Marcio Bandeira!!! Pois é Marcelo, acho que ele deve ser um desses preguiçosos que não lêem toda a matéria e sai falando qualquer coisa. Fiz a pergunta pq o meu computador é um Imac e não tem tutorial para essa plataforma. E sim, eu tenho Internet de 100mg na minha casa, não uso a do vizinho ;-)

    recentes

    populares

    • Anderson Barros
      2016-02-20T21:08:32  

      Cara, deixa de ser burro. No mac é a mesma coisa, abre o terminar pra saber o ip e depois só é colocar o ip no navegador, EM QUALQUER NAVEGADOR

  • Antonio Campos
    2016-04-05T18:11:16

    Eu ja fiz isso mais diz que o mac não existe, oque fazer me ajuda ai?

  • Daniel Correa
    2016-02-20T21:13:15  

    Se for cliente GVT sefudeu

    recentes

    populares

    • Daniel Correa
      2016-02-20T21:13:15  

      Que nada, basta desbloquear o powerbox gvt. Muito fácil.

    recentes

    populares

    • Daniel Correa
      2016-02-20T21:13:15  

      Já pensei nisso, mas não sei se vale a pena o risco.

  • Jean Lins
    2016-02-20T20:47:51  

    E se o vizinho descobrir que você que é dar Ban nele ele também pode te derrubar.

    recentes

    populares

    • Jean Lins
      2016-02-20T20:47:51  

      O problema que todos que apoiam o PT tem as costas quente.

    recentes

    populares

    • Jean Lins
      2016-02-20T20:47:51  

      TINHAM.

  • Gislei Pimentel
    2016-03-17T10:02:50

    Boa dicas legal

  • Thiago
    2016-02-20T17:37:35  

    Eu nem li, mas sabe o que vc tbm oode fazer?a. Colocar uma senha!

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-02-20T17:37:35  

      Dannnn

    recentes

    populares

    • Thiago