Notebook

15/02/2016 06h00 - Atualizado em 15/02/2016 06h00

Tela do MacBook com ponto de interrogação ao iniciar? Veja como resolver

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

Quando o MacBook não encontra o sistema de inicialização do OS X, o computador mostra um ponto de interrogação intermitente, que pode ser temporário ou até impedir o uso do notebook. A imagem pode assustar os usuários, que pensam que o disco rígido foi apagado ou coisa do tipo.

Como saber o tempo restante estimado da bateria do MacBook

Apesar do susto, a solução é bem simples. O que precisa ser feito é indicar para o MacBook onde o sistema está instalado. Esse procedimento serve para todos os dispositivos da companhia que possuam OS X instalado, como MacBook Air, MacBook Pro ou iMac. Veja como resolver.

Veja os atalhos mais importantes do teclado (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Aprenda a resolver erro com ponto de interrogação na tela do Macbook (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Clique no ícone da maçã, ao lado do Finder, e vá em “Preferências do Sistema”;

O primeiro passo é entrar nas Preferências de sistema do Mac (Foto: Reprodução)O primeiro passo é entrar nas "Preferências de sistema" do Mac (Foto: Reprodução)

Passo 2. Nesta etapa, clique no ícone “Disco de Inicialização” localizado na última linha da janela, ao lado de "Data e hora";

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Escolha o disco de inicialização do sistema (Foto: Reprodução)Escolha o disco de inicialização do sistema (Foto: Reprodução)

Passo 3. Escolha o disco padrão do MacBook, aquele onde o sistema está instalado. O OS X precisa ficar destacado como na imagem abaixo.

Escolha o disco onde o sistema de inicialização está instalado (Foto: Reprodução)Escolha o disco onde o sistema de inicialização está instalado (Foto: Reprodução)

Pronto. Feito isto, não é necessário clicar em nenhum botão, basta fechar a janela “Preferências do sistema”.

Caso o problema com o ponto de interrogação intermitente impeça o MacBook de ser iniciado, ligue-o e segure o botão “Option” até aparecer o “Gerenciador de inicialização” e escolha o disco onde o sistema operacional está instalado. Depois, assim que a tela do OS X abrir, faça todos os passos deste tutorial.

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares