TV

24/03/2016 07h00 - Atualizado em 24/03/2016 07h00

Áudio do cabo HDMI não funciona ao conectar na TV? Saiba como resolver

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O HDMI transmite vídeo em alta qualidade junto com o som, tudo no mesmo cabo, e pode ser prático para espelhar a tela do computador na TV. Com isso é possível assistir seus filmes e séries favoritos, além de mostrar fotos para a família e navegar em redes sociais na telona.

PC não reconhece TV conectada no cabo HDMI? Saiba como resolver

No entanto, alguns problemas de configurações podem deixar o áudio saindo apenas no notebook, ao invés da caixa de som da TV. O erro pode ser ajustado de forma prática, com alguns cliques. Confira como resolver. 

Plugue o cabo com duas pontas HDMI no computador e na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Plugue o cabo com duas pontas HDMI no computador e na TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 1. Plugue o cabo HDMI nos dois lados: uma ponta no computador e outra na TV. No televisor, selecione pelo controle remoto o canal de “Entrada” HDMI até encontrar o correto. A imagem da tela do computador será espelhada em tempo real. Caso a imagem apareça distorcida ou cortada, veja como resolver neste tutorial;

Plugue o cabo HDMI no PC e na TV e acesse o canal de entrada (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Plugue o cabo HDMI no PC e na TV e acesse o canal de entrada (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Agora vamos resolver a questão do áudio. No computador, busque por “Painel de Controle” e selecione “Som”;

Acesse as configurações de Som no Painel de Controle (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações de Som no Painel de Controle (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Note que sua TV plugada no HDMI aparecerá na lista de “Reprodução”. Clique no item e depois em “Definir como padrão”. Dessa forma, será exibida uma marcação em verde e o áudio deve começar a ser executado nas caixas de som da TV. Caso tenha funcionado, confirme em “Ok”;

Ative a TV plugada no HDMI como dispositivo padrão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative a TV plugada no HDMI como dispositivo padrão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Passo 4. O ícone da sua TV não aparece na lista? Clique com o botão direito do mouse no espaço em branco e selecione “Mostrar dispositivos desabilitados”. Encontre o item da sua TV (ou dispositivo HDMI) e selecione “Habilitar”. Agora, basta definir como padrão;

Veja se o dispositivo está como desabilitado nas configurações de som no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja se o dispositivo está como desabilitado nas configurações de som no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Ao ativar o áudio da TV, o usuário pode ajustar. Para isso, clique em “Configurar”, vá até o canal de áudio e depois em “Testar”. Confira se o áudio está saindo nas caixas de som da TV e aperte “Avançar”;

Teste o som no alto-falante da TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Teste o som no alto-falante da TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Marque o tipo do alto-falante da sua TV e confirme em “Avançar”. Ao final, clique em “Concluir”;

Conclua a configuração do som HDMI na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Conclua a configuração do som HDMI na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Caso o áudio esteja muito baixo ou ainda não tenha aparecido, confira o volume nas configurações. Para isso, clique no item da TV na lista de “Reprodução” e depois em “Propriedades”. Na segunda janela, clique em “Níveis” e aumente a barra de volume. Confirme em “Aplicar” e depois em “Ok” nas duas janelas.

Ajuste o volume do áudio saindo da caixa de som na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste o volume do áudio saindo da caixa de som na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Caso você tenha feito tudo isso e a TV não apareça na lista de som nem seja reconhecida no computador, tente outro cabo HDMI. Plugue também em uma diferente entrada na TV ou no computador, para confirmar onde está o problema.

Qual é a melhor Smart TV LED para comprar no Brasil? Comente no Fórum TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luli K.
    2018-08-08T17:14:15

    Love u TechTudo!

  • Noel Ferreira
    2018-05-16T17:59:43

    Boa noite, Techtudo. Tenho uma TV da marca AOC mas quando eu conecto um pen drive ou hd externo na entrada USB dela para assistir filmes, até aparece o vídeo, porém sem nenhum áudio. Já testei vários formatos nos arquivos, como por exemplo, os formatos .avi, .mp4, .mkv, mas nenhum deste resolveu o problema do áudio. Este problema é de configuração da TV ou defeito mesmo? Tem solução?

  • Junior
    2018-03-04T12:20:26

    Bom dia tech tudo. Tenho uma tv Samsung e um Home da LG, quando vejo Net Flix não consigo ter o áudio no Home, mesmo tendo conectado o cabo HDMI . Como resolver esse problema ??

  • Marcos Antonio
    2016-03-24T19:35:22  

    Techtudo eu queri saber pq o cabo hdmi não funciona com cabo de rede?

    recentes

    populares

    • Marcos Antonio
      2016-03-24T19:35:22  

      p0igf vvvn

    recentes

    populares

    • Marcos Antonio
      2016-03-24T19:35:22  

      Conecto o cabo hdmi a tv mas através do firefox não consigo reprodução de som só de vídeo. o que tenho que fazer. Pelo player do windows 10 e qq outro player sai som e imagem.

  • Leonardo Oliveira
    2017-09-23T12:06:28

    hoje sabado 23 setembro meu nao resolveu tentei tudo ai acima pc ligado tv via hdmi , a boa noticia e que eu mandei meu tv LG nas configuracoes da tv de som eu mandei tv testar o audio depois disso hdmi funciou corretamente e questao de testar ai demais fabricantes nao posso afirmar que vai funcionar com todos mais no meu caso resolveu tentem ai ok obrigado

  • Joao Antonio
    2016-03-25T06:25:45  

    Conclusão..se não funcionar troque o cabo.....que fica....kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Joao Antonio
      2016-03-25T06:25:45  

      galera eu tenho a solução para seus problemas, também tinha duvida pois eu estava com o mesmo problema, e alguma pessoa até falaram que eu ia ter de formatar novamente meu pc, pois o sistema não era compatível com a placa mãe, outros falaram que ia ter que desinstalar o driver de áudio e reinstalar novamente. Esqueçam tudo isso pois não vai dar certo. O problema é bem fácil de resolver: você só vai precisar baixar o driver de áudio tela. Para isso baixe o driver easy e instale, abra-o pesquise os driver desatualizados, e instale o driver de áudio tela. Pronto agora ira sair o drover

  • Daiane Carvalho
    2017-01-21T11:16:39  

    Já vi todos tutoriais possíveis. Nenhum funciona. Pude perceber que todas as Tv's testadas foram da sansung. A minha é LG e não funciona de jeito nenhum. Não aparece HDMI conectado, embora na Tv só sai a imagem.

    recentes

    populares

    • Daiane Carvalho
      2017-01-21T11:16:39  

      o meu aparece a tv pra trocar a opção , so que fala nao conectado e nem tem a opçao pra habilitar e nem pra conectar , o que faze...

    recentes

    populares

    • Daiane Carvalho
      2017-01-21T11:16:39  

      Conseguiu resolver? o meu estava normal ai puis o win 10 pro e esta assim =p

  • Isabella Farias
    2017-04-13T19:16:45

    Boa noite, quando entro em som , não aparece a opção da TV, só aparece a opção alto falante. O que fazer ?

  • Ladislao Mazurkiewicz
    2016-06-24T22:52:59

    No meu caso isso acontece com um netbook com Chrome OS.

  • Bispo Paris
    2016-03-24T15:24:34  

    o que achei mais legal na materia é dizer que tem que ligar a ponta de um cabo hdmi na tv e a outra no computador !!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Bispo Paris
      2016-03-24T15:24:34  

      esqueceram de avisar q a tv precisa estar ligada na energia... e o notebook tb, caso nao tenha bateria suficiente.

    recentes

    populares

    • Bispo Paris
      2016-03-24T15:24:34  

      kkkkkkk, boa, tinha me esquecido desse detalhe, por isso que nao funcionou aqui !!!!!!

  • Carlos Oliveira
    2016-03-25T02:52:28

    As Vezes é necessário reiniciar o note conectado a TV para resolver o problema do ÁUDIO.

  • William Hoffmann
    2016-03-24T16:00:45  

    Olha só, eu conectei a ponta do cabo hdmi na frente do pc, não queria entrar, mas forcei e acabou encaixando. Na tv ele tbm não queria entrar na entrada azul, achei estranho estar escrito um tal de USB... Não funcionou, fiz algo de errado? Techtudo me ajude!!!

    recentes

    populares

    • William Hoffmann
      2016-03-24T16:00:45  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • William Hoffmann
      2016-03-24T16:00:45  

      talvez só tenha colocado de ponta cabeça, mas ta certinho, tenta de novo

  • Luís Camargo
    2016-03-24T21:35:45  

    To com esse problema no meu ps3, funciona audio dos jogos, mas audio de youtube e os apps não funcionam, o que posso fazer?

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-03-24T21:35:45  

      Vai em configurações, depois em configurações de som. Se vc estiver usando HDMI selecione a opção hdmi depois clique em automático. Caso não funcione volta tudo de novo, aí ao invés de selecionar automático voce seleciona manual e opção stereo 2 canais.

  • Letycinha
    2016-03-24T18:40:17

    ,SÓ HOJE ! Ganhe GRÁTIS 200 reais para comprar teu notebook vaio, computadores ou máquina de cafés! Digite no goo. gle: cupomdedes conto agregador

  • Alex Sales
    2016-03-24T16:52:49

    Techtudo, tem uma receita e bola de cenoura fácil ai não para passar para o publico, enhem??? Nossaaaa..... é cada matéria "sem precedente na história a humanidade"

  • William Hoffmann
    2016-03-24T15:55:41  

    Hummm e quem tem Linux?

    recentes

    populares

    • William Hoffmann
      2016-03-24T15:55:41  

      Usa o Google, ué! Ou algum fórum de discussão referente a distro que está usando!