Navegadores

18/03/2016 16h56 - Atualizado em 18/03/2016 16h56

Build 14291 do Windows 10 finalmente traz extensões ao Microsoft Edge

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Microsoft Edge, sucessor do Internet Explorer, ganhou o suporte a extensões no Windows 10. Introduzido na Build 14291, disponível no modo Rápido (Fast Ring), o recurso adiciona complementos com funções para melhorar a navegação. Entre as opções disponíveis está a Microsoft Tradutor para traduzir páginas automaticamente, como é feito no Google Chrome. A versão prévia do sistema chegou também para o programa Insider Mobile, trazendo novidades para o aplicativo de Mapas e de Alarme, além de correções e melhorias nos celulares. 

Como fazer atualizações manuais de programas no Windows 10

Veja como atualizar e resolver problemas de drivers no Windows 10 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) (Foto: Veja como atualizar e resolver problemas de drivers no Windows 10 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo))Windows 10 ganha nova build com extensões para o Microsoft Edge (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Novidades na Build 14291

Extensões no Microsoft Edge – Apenas PC

A Microsoft liberou o download de extensões no Microsoft Edge. Durante a fase de testes do Windows 10 Preview, o usuário terá que baixar os arquivos em uma página da Microsoft e instalá-los separadamente em seguida. No entanto, segundo a própria empresa, os add-ons ficarão disponíveis na loja Windows Store, quando o recurso for lançado oficialmente para o público em geral.

Microsoft Edge ganhou extensões na Build 14291 do WIndows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft Edge ganhou extensões na Build 14291 do WIndows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Atualmente, há três opções:

Microsoft Translator

O Microsoft Tradutor funciona de forma similar à tradução embutida no Google Chrome. Ao adicioná-la, o ícone do aplicativo vai aparecer na barra de endereço toda vez que o usuário acessar um site estrangeiro. Basta clicar para fazer a tradução. Infelizmente, não é possível alterar os idiomas de tradução e a extensão traduzirá apenas para o idioma padrão do Windows.

Microsoft Edge pode ter guias traduzidas com extensão do Microsodt Translator (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft Edge pode ter guias traduzidas com extensão do Microsodt Translator (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Mouse Gestures

Essa extensão permite realizar ações a partir de gestos com o botão direito do mouse pressionado. Por exemplo, ao clicar e arrastar para a esquerda, o navegador voltará à página anterior. Ao fazer um movimento “Direita-cima”, abrirá uma nova aba. Todos os gestos podem ser personalizados pelo usuário a qualquer momento na configurações da extensão.

Mouse Gestures adiciona funcionalidades a partir de gestos do mouse no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Mouse Gestures adiciona funcionalidades a partir de gestos do mouse no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Reddit Enhancement Suite (RES)

Essa extensão é voltada especialmente para os usuários do fórum Reddit. Com ela, os usuários poderão ter acesso a funções avançadas e específicas para melhorar a experiência no site.

RES adiciona funcionalidades estras ao fórum Reddit no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)RES adiciona funcionalidades estras ao fórum Reddit no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Além das extensões que chegaram, a Microsoft confirma que novas estarão disponíveis em breve para testes até o fim do ano. Alguns exemplos são AdBlock, Adblock Plus, Amazon, LastPass, entre outras.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como instalar as extensões

Passo 1. Abra o Microsoft Edge e acesse (dev.windows.com/en-us/microsoft-edge/extensions);

Usuário precisa acessar site para baixar extensões no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário precisa acessar site para baixar extensões no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Role a página ou clique em “Baixe as extensões” para visualizar as opções disponíveis;

Microsoft Edge ainda tem um número limitado de extensões em fase de teste (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft Edge ainda tem um número limitado de extensões em fase de teste (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Na lista, escolha a opção que você deseja usar e toque no botão “Baixar”;

Usuário deve tocar no botão para baixar extensões para Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve tocar no botão para baixar extensões para Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. O download será iniciado. Toque em “Executar” quando terminar;

Toque em Executar para instalar extensão no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque em Executar para instalar extensão no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. A extensão começará a ser instalada. Nesse período, a janela do Prompt de Comando poderá aparecer. Aguarde até o fim;

Windows instalará extensão no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows instalará extensão no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Toque sobre as reticências no navegador e, no menu que aparece, selecione a opção “Extensões”;

Extensões do Microsoft Edge precisam ser ativadas após instaladas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Extensões do Microsoft Edge precisam ser ativadas após instaladas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Na barra que aparece, toque sobre “Carregar extensão”;

Usuário precisa carregar a extensão no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário precisa carregar a extensão no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Uma janela do Explorer será aberta para que o usuário selecione a pasta com a extensão. O mais provável é que esteja em Downloads. Quando encontrar, clique sobre ela e, em seguida, no botão “selecionar pasta”;

Usuário precisa encontrar pasta com extensão do Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário precisa encontrar pasta com extensão do Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 9. A extensão vai aparecer na lista e estará instalada.

Extensão do Microsoft Edge será mostrada no painel após a instalação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Extensão do Microsoft Edge será mostrada no painel após a instalação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Remover extensão

Se quiser remover uma extensão, toque sobre ela no painel e, depois, sobre o botão “Remove”.

Usuário pode remover extensões do Microsoft Edge sempre que quiser (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode remover extensões do Microsoft Edge sempre que quiser (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como instalar extensões na versão prévia do Microsoft Edge.

Integração com Cortana em Português – Apenas PC

Na Build anterior, a Microsoft lançou a assistente virtual Cortana em português. O recurso foi integrado ao Microsoft Edge de duas formas: obtendo respostas na barra de endereço do navegador e marcando um termo com um cliquei no botão direito, selecionando a opção “Pergunte à Cortana”. 

Cortana ganhou integração com o Microsoft Edge também no Brasil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana ganhou integração com o Microsoft Edge também no Brasil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Fixação de sites no Microsoft Edge-  Apenas PC

Outra novidade introduzida na Build foi a possibilidade de fixar um site no navegador do Windows 10. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito sobre a aba e, logo após, em “Fixar Guia”. Feito isso, o Microsoft Edge abrirá automaticamente essas páginas sempre que for carregado.

Microsoft Edge agora pode ter sites fixados para serem abertos junto com navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft Edge agora pode ter sites fixados para serem abertos junto com navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pequenas melhorias no Microsoft Edge – PC e Mobile

Nos computadores, agora é possível clicar com um botão direito na barra de endereço e selecionar a opção “Colar e Ir”. Nos celulares, a Microsoft aumentou o tamanho do botão de fechar abas para torná-lo mais fácil de usar.

Atualização no Windows Maps – PC e Mobile

A Microsoft renovou também o seu aplicativo universal de Mapas no Windows 10. A nova versão do app tem interface muito mais limpa do que a atual, ocupando menos espaço na tela com barras e resultados. Além disso é possível pesquisar por cidades com mapas em 3D para fazer tour, adicionar notas a mapas offline, melhorias na busca e também na navegação por voz.

Mapas do Windows 10 ganharam nova interface (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Mapas do Windows 10 ganharam nova interface (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Mudanças em “Alarme e Relógio” – PC e Mobile

A Microsoft introduziu novas ferramentas para o aplicativo de alarme do Windows. Agora há uma forma de selecionar o horário de alarme, além de mudanças na interface.

Feedback Hub – PC e Mobile

A Microsoft também introduziu um novo aplicativo para receber sugestões do participante do Windows Insider. Trata-se do Feedback Hub, que agora passará a desempenhar a função do Windows Feedback e do Insider Hub, apps para envio de informações sobre testes e também de comunicação entre os participantes do programa.

Feedback Hub substitui Windows Feedback e Insider Hub no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Feedback Hub substitui Windows Feedback e Insider Hub no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Correções e problemas conhecidos

Assim como em todas as Build, a Microsoft anuncia a solução de problemas de versões anteriores do sistema. Na 14291, foram corrigidos problemas de interface no PC e no Mobile, bem como o reconhecimento de gestos Word Flow em celulares. No entanto, usuários poderão ter problema com controles do Xbox conectados a computadores e também com antivírus.

Confira a lista completa de novidades no Windows 10 para PC e celular no site da Microsoft.

Via Microsoft - Windows 10 Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ivo Rocha
    2016-03-19T18:10:02  

    a microsoft tbm alterou a voz da cortana em portugues, quando eu dizia para abrir um programa ou criar um evento era uma voz, quando eu fazia perguntas era outra voz agora é uma voz só!

    recentes

    populares

    • Ivo Rocha
      2016-03-19T18:10:02  

      O meu quando falo ei cortana aparece ei cortana na caixa de texto o.O o seu ficou assim também ?

    recentes

    populares

    • Ivo Rocha
      2016-03-19T18:10:02  

      Sim, na build anterior a eu esperava um pouco DPS que falava hey corta na ai funcionava Td certinho!