Navegadores

22/03/2016 09h00 - Atualizado em 22/03/2016 11h38

Chrome Music Lab ensina música de forma divertida e viciante

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Chrome Music Lab é um experimento desenvolvido pelo Google que tem por objetivo ajudar no aprendizado da música. Por meio da Internet e acessível através de qualquer dispositivo com acesso à rede, qualquer pessoa pode estudar, de forma divertida e viciante, como a música e os instrumentos musicais funcionam em sua essência. Por meio de uma série de experimentos no Chrome , os usuários podem explorar e aprender como a música funciona.

Kiddle, o 'Google das crianças', bloqueia drogas, nudez e violência

Chrome Music Lab (Foto: Reprodução)Chrome Music Lab: experimento do Google ajuda a aprender música (Foto: Reprodução)


Uma iniciativa Chrome Experiment

Esta iniciativa faz parte do Chrome Experiment, um serviço criado e mantido pela gigante das buscas e que abriga diversos tipos de experiências. Abrangem áreas como programação, novas tecnologias, soluções mobile e uma série de outras ideias que desenvolvedores tentam pôr em prática através do Chrome Experiment. O Chrome Music Lab (chrome.googleblog.com) é uma dessas ideias.

Apesar do nome, o Chrome Music Lab não está disponível apenas para o navegador do Google. A brincadeira é acessível para qualquer pessoa com acesso à Internet, independente do dispositivo e do sistema operacional. A web é a plataforma mais democrática e acessível no universo da tecnologia. Assim, basta abrir o seu desktop, notebook, celular ou tablet, acessar o Chrome Music Lab e explorar.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Tecnologias utilizadas

A plataforma foi feita usando código open-source. Isso significa que qualquer programador pode ter acesso ao código-fonte dos experimentos, estudá-los, modificá-los, testá-los e inserir novos experimentos. Tudo de forma gratuita e colaborativa.

Os experimentos foram construídos com a API Web Audio, um conjunto de bibliotecas de código disponível gratuitamente e compatível com os padrões abertos da internet atual. Desta maneira, qualquer desenvolvedor pode buscar a documento desta API e desenvolver nova formas de interação com a música, diretamente do browser.

Além disso, o Chrome Music Lab utiliza outras tecnologias como a WebGL, Tone.JS, PIXI.JS e outras que permitem a inserção de sons e vozes através do microfone do equipamento.

Como usar

Ao acessar, o usuário pode escolher se deseja estudar sobre ritmos, cordas, ondas sonoras, harmonias, oscilações e uma série de outros assuntos. Ao optar por um deles, basta clicar em cima dele e começar a interagir com o experimento escolhido.

No experimento com ritmos, vemos dois macaquinhos. Um com um tambor e outro com um triângulo. Abaixo, temos uma pequena tablatura, onde podemos inserir pontos que vão dizer o momento exato do macaquinho bater no tambor ou no triângulo. Assim, podemos criar diversos ritmos diferentes.

No sexto experimento do site podemos desenhar, com o mouse, diversas formas geométricas. Cada uma delas emite um som diferente. Por exemplo, ao desenhar um círculo, ele se transforma numa carinha que emite sons agudos. Desenhando um triângulo, ele automaticamente emite os sons deste instrumento de percussão. E assim por diante.

Como usar o Google Maps em 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Para usar o Chrome Music Lab, siga os seguintes passos:

Passo 1. Acesse o site do Chrome Musicl Lab clicando no link a seguir (g.co/musiclab). Não se preocupe, como já informado, ele é acessível por meio de qualquer navegador, não apenas o Chrome;

Passo 2. Na página inicial, você verá os diversos experimentos disponíveis. Ao clicar sobre ele, você verá o seu nome. Dando um segundo clique, você entra direto no experimento. Há experimentos de ritmos, de cordas, de ondas sonoras e muitos outros. Escolha um deles e clique duas vezes;

Escolha um dos experimentos para testar (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Escolha um dos experimentos para testar (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Por exemplo, o experimento “Oscillators” é interessante. Vemos um bonequinho simpático, como o da foto abaixo. Ao clicarmos nele, ouvimos um som. Quando movimentamos o mouse para cima e para baixo, esse som se torna mais agudo e mais rápido ou mais grave e mais lento.

Interaja com os experimentos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Interaja com os experimentos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Cada experimento tem suas próprias características e formas de interação. O ideal é que você clique em cada um deles e descubra a maneira de interagir com todos no Chrome Music Lab.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares