Redes sociais

24/03/2016 07h00 - Atualizado em 24/03/2016 11h45

Como acessar o Facebook bloqueado

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A rede do computador no trabalho ou na escola pode aplicar filtros e bloqueios para impedir o acesso a determinados sites, como o Facebook.com. Para quem faz questão de usar a rede social, mesmo sob penalidades impostas pelo local de acesso (fique ciente de quais são) há métodos para contornar a questão. Veja a lista com estratégias para usar o Facebook bloqueado em lugares com restrições, com métodos fáceis e mais avançados, que exigem dão trabalho.

Facebook caça perfis falsos e clonados que usam sua foto ou nome

Fique atento

É bom lembrar que se o acesso ao Facebook em algum lugar que você frequenta é bloqueado, provavelmente é uma má ideia driblar o bloqueio. Esse alerta vale, principalmente, para redes em empresas. Caso preferira, siga em frente por sua conta. Independente do método que usar e os resultados, lembre de limpar o histórico do navegador de Internet para evitar maiores confusões. 

Facebook pode ser acessado mesmo em redes com bloqueio (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Facebook pode ser acessado mesmo em redes com bloqueio (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

UltraSurf

O aplicativo permite navegar por qualquer site na Internet e visitar todas as páginas bloqueadas, com a promessa de garantir o anonimato e eliminar seu histórico de visita ao Facebook. Caso consiga instalar no computador que pretende usar, o UltraSurf deve resolver o problema de usar o Facebook bloqueado.

UltraSurf garante anonimato e desbloqueia sites da Internet (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)UltraSurf garante anonimato e desbloqueia sites da Internet (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Google Tradutor

Uma outra dica simples no navegador é tentar acessar sites bloqueados usando o Google Translate.

Acesse via IP

Muitos métodos de bloqueio aplicam um filtro sobre o endereço do site a ser vetado (escrito com caracteres). Por exemplo, toda vez que algum usuário da rede digitar www.facebook.com o sistema saberá que deve impedir o acesso. Mas, muitas redes acabam deixando de lado o IP. Tente entrar na rede social digitando 173.252.120.68 na barra de texto, que é um dos endereços de IP do Facebook.

Use o número de IP referente ao site do Facebook para tentar acessar (Foto: Reprodução/Filipe Garrrett)Use o número de IP referente ao site do Facebook para tentar acessar (Foto: Reprodução/Filipe Garrrett)

Tente o Facebook Mobile

A mesma desatenção que esquece de bloquear o IP do Facebook deixa em aberto a possibilidade de acesso ao Facebook na versão mobile. Para testar, tente usar o endereço http://m.facebook.com, com "M.". Você também pode tentar variações como pt-br.facebook.com ou https://facebook.com.

Muitas vezes, a versão mobile do Facebook pode ser acessada em redes bloqueadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Muitas vezes, a versão mobile do Facebook pode ser acessada em redes bloqueadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo.

Via proxy

Proxy é um serviço que impede o rastreio dos sites que você visita na Internet. No caso de um ambiente de rede em que o Facebook está bloqueado, o uso do proxy pode “enganar” a trava, permitindo que você visualize e acesse o site bloqueado. Veja como configurar o proxy e utilizar o serviço.

Páginas de serviços falsos de proxy podem roubar seu login no Facebook. 4everproxy é uma boa e confiável opção. Se mesmo depois de tentar em alguns proxy diferentes – já que a qualidade e eficiência de cada um deles varia – você não tiver tido sucesso, é hora de passar para outra estratégia.

Proxys permitem acessar o site mesmo em ambientes em que o Facebook está bloqueado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Proxys permitem acessar o site mesmo em ambientes em que o Facebook está bloqueado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Disfarçando via Excell Book

O Excell Book é um aplicativo para Windows e Mac OS que disfarça a rede social como se fosse uma janela do Microsoft Excel. Assim você não corre risco de ser surpreendido pelo chefe.

Veja como usar e configurar o Excel Book.

Excell Book transforma o Facebook numa planilha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Excell Book transforma o Facebook numa planilha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Alterando o DNS

DNS é um intermediário que busca os endereços que você digita na barra de pesquisa do navegador de Internet. Em muitos casos, uma rede administrada por terceiros pode aplicar bloqueios apenas nesse componente, impedindo que determinados sites sejam encontrados na Internet.

Uso de DNS público pode permitir acesso ao Facebook (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Uso de DNS público pode permitir acesso ao Facebook (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Para fugir disso, uma solução é usar DNS público, como o do Google. Na hora de trocar os valores, insira 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Observe que, especialmente em redes corporativas, o acesso a esse tipo de configuração é, normalmente, bloqueado e não adianta tentar mudar.

A maioria dos recursos vai funciona se o usuário tiver a liberdade de ser o administrador da máquina.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Agnes Silva
    2016-10-17T09:17:08

    não consegui :( kkkk

  • Thiago Arceno
    2016-03-24T14:50:14  

    Parabéns Techtudo. Muito legal divulgar esse tipo de conhecimento super útil, que pode inclusive gerar demissões. O mesmo site que cobra explicações sobre a corrupção em Brasília ensina a burlar normas de empresas. TA SERTO...

    recentes

    populares

    • Thiago Arceno
      2016-03-24T14:50:14  

      vê o lado bom! a empresa de segurança agora sabe que não é 100% útil

  • Fabiano Veris
    2016-03-24T11:49:25  

    Pô Techtudo... Sério mesmo? :/

    recentes

    populares

    • Fabiano Veris
      2016-03-24T11:49:25  

      Jeitinho brasileiro...

    recentes

    populares

    • Fabiano Veris
      2016-03-24T11:49:25  

      pra elews aprenderem ver que nao ta 100% seguro e consertar isso oras

  • Fabio Lima
    2016-03-24T14:02:06

    Só lembrando que que no caso do UltraSuft dependendo do termo de segurança assinado pelo funcionário isso pode dar demissão... e já vi nego rodar por isso

  • John Rambo
    2016-03-24T15:22:52

    Palo Alto Firewall neles !!!!