Celular

14/03/2016 08h00 - Atualizado em 14/03/2016 10h03

Como cortar um chip e transformá-lo em micro SIM

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Cortar o chip do celular ainda é um assunto polêmico. Por mais que possa ocorrer de forma segura, o procedimento apresenta riscos. O cartão SIM pode ficar inutilizável ao ser cortado da maneira errada, por exemplo. No entanto, o maior problema é que isso pode não danificar somente o chip, mas também o próprio celular, ao inserir e retirar o cartão no slot de entrada.

Quatro adaptadores que transformam seu celular em dual chip

Com isso, será que vale a pena transformar o SIM convencional em micro SIM? A resposta vai depender da situação. Se você tem tempo e dinheiro para transferir a linha de um chip para outro na sua operadora, essa é a melhor opção. Mas se não quiser esperar ou se prefere economizar, aprenda a seguir como fazer o corte do SIM Card.

Chip posicionado na altura da entrada do SIM 1 do Moto G (Foto: Reprodução/TechTudo)Como cortar um chip (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Este guia é útil para saber como cortar o cartão com as dimensões certas e ainda como encaixá-lo no smartphone. Entretanto, vale ressaltar que o corte do chip é uma decisão do consumidor e que não tem garantia da operadora. Caso algo dê errado, o procedimento recomendado é de ir a uma loja da empresa para solicitar – e possivelmente pagar – um novo SIM card.

Passo 1. Separe o material que você irá precisar: uma tesoura ou estilete, uma régua, um lápis e, é claro, o chip. No exemplo foi usado um Moto G (2014).

Material necessário para cortar chip  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Material necessário para cortar chip (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Anote as medidas exatas do micro SIM. Ele tem 12 mm na base, 9,5 mm no topo, 15 mm na lateral maior e 12,1 mm na lateral menor. Em relação ao SIM convencional, o micro SIM deve ser posicionado a 1,4 mm de distância na lateral maior e a 1,85 mm na base. O esquema com todas as dimensões está detalhado na imagem abaixo.

Esquema com dimensões do micro SIM e posição em relação ao chi normal (Foto: Montagem/Raquel Freire)Esquema com dimensões do micro SIM e posição em relação ao chi normal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Com a ajuda da régua e seguindo as medidas fornecidas no passo anterior, faça o desenho do micro chip dentro do chip original com o lápis. Certifique-se de que parte dourada fique intacta.

Desenho do micro chip sendo feito com lápis e régua (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Desenho do micro chip sendo feito com lápis e régua (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Com o desenho pronto, corte cuidadosamente com a régua ou estilete, sempre tomando cuidado para não quebrar o cartão ou atingir a parte do circuito.

Chip sendo cortado com tesoura (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Chip sendo cortado com tesoura (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Por fim, encaixe o micro SIM na entrada do telefone, conforme a posição indicada pelo modelo.

Chip transformado em micro SIM sendo inserido no celular  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Chip transformado em micro SIM sendo inserido no celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

A partir do momento que o celular reconhecer o chip, você poderá fazer ligações e acessar a internet da mesma maneira que antes. Apesar da solução sem custo, é interessante repensar a ideia de cortar o chip, pois no futuro ele pode apresentar problemas, conforme é observado em alguns relatos publicados em fóruns online. Caso isso ocorra, a melhor opção é – novamente – procurar a operadora de celular.

Qual é o melhor celular Dual SIM? Confira no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Criquio
    2018-11-05T12:49:35

    O meu, não dá, o chip grande tem a parte dourada maior do que o micro todo. Se for cortar, corta a parte dourada também.

  • Kids Fodus
    2017-09-05T23:59:59

    meu problema agora é o inverso, meu antigo cel era chip nano, agora acho que eh micro.... maior, dai ele fica folgado e aparece que esta sem sim card....

  • Armando Pinto
    2016-03-14T13:07:20

    CORTEI OS MEUS EM 2013 "VIVO E CLARO" E ATÉ HOJE PERFEITO. AHH, CORTEI COM CORTADOR PRÓPRIO QUE COMPREI NO ML A 7 DILMAS.

  • Hebert Menzes
    2016-03-14T14:41:47

    SÓ PEGAR ALGUÉM QUE TENHA UM, RISCAR O SEU COM O MOLDE DO OUTRO E CORTAR COM QUALQUER COISA, DEPOIS UMA LIXADINHA COM LIXA DE UNHA NAS PARTES CORTAS E PRONTO!