Produtividade

28/03/2016 07h00 - Atualizado em 28/03/2016 07h00

Como criar um slide mestre em uma apresentação do PowerPoint

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Microsoft PowerPoint é uma solução completa para quem precisa montar apresentações, para fins pessoais ou profissionais. O programa da Microsoft oferece uma função chamada de “slide mestre”, que se trata do “slide principal” do tema, que reúne informações de fonte do texto, cores, efeitos e mais, mantendo um padrão para todos os outros itens. Assim, o usuário não precisa perder tempo ajustando cada slide com a formatação que preferir. Veja neste tutorial como criar e editar o seu slide mestre.

Como baixar e usar templates prontos no PowerPoint

Criar um slide mestre

Passo 1. Abra o PowerPoint com um documento em branco e no menu do topo selecione “Exibir”. Depois, clique no botão “Slide Mestre”;

Selecione o item de Slide Mestre o PowerPoint pelo PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o item de Slide Mestre o PowerPoint pelo PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Será aberto um projeto, no qual o primeiro item da lista é o “Slide Mestre”. Ele irá acumular as informações da apresentação e repassar para os demais slides, como cores, fontes, fotos e mais.

O Slide mestre é adicionado no topo da lista de slides (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O Slide mestre é adicionado no topo da lista de slides (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como adicionar um segundo slide mestre

Passo 1. Quando você tiver criado o seu primeiro slide mestre, será possível adicionar um segundo na mesma apresentação. Isso é interessante caso queira criar dois ou mais padrões para formações de cor, fonte e estilos, sem precisar ter muito trabalho. Para isso, clique em “Inserir Slide Mestre” no topo esquerdo da tela;

Se preferir adicione um segundo slide mestre na mesma apresentação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Se preferir adicione um segundo slide mestre na mesma apresentação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O segundo Slide Mestre será adicionado no final da lista de slides, no canto esquerdo.

O item será adicionado na listagem de slides como segundo slide mestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O item será adicionado na listagem de slides como segundo slide mestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Como transformar duas apresentações do PowerPoint em uma? Veja no Fórum TechTudo

Como editar o Slide mestre

Passo 1. O Slide mestre é o primeiro da lista dentre os itens da apresentação, na esquerda da tela. As edições são tradicionais do Power Point. Comece pelo “Título”. Selecione o texto e em “Página inicial” faça as mudanças de cor, fonte, tamanho, alinhamento e mais. Note que as mudanças serão aplicadas nos demais slides, como padrão;

Edite as funções do título no slide mestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Edite as funções do título no slide mestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Depois edite o subtítulo, indicado em fonte menor. Nos demais slides os estilos serão mantidos, em todos os subtítulos. Mude cor, fonte, tamanho, formação, coloque em negrito, itálico e mais. Repita para todos os níveis de texto Slide Mestre;

Edite o subtítulo e demais textos do Slide Mestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Edite o subtítulo e demais textos do Slide Mestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Em “Inserir” adicione gráficos, imagens, tabelas e mais itens que gostaria de usar como padrão nos slides da apresentação;

Adicione imagens, gráficos e mais artes no Slide Mestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione imagens, gráficos e mais artes no Slide Mestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Em “Transições” o usuário pode escolher o efeito para exibir os slides, com formatos, blur, movimentos laterais e mais;

Adicione transições de slides (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione transições de slides (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Em “Animações” estão os efeitos para usar dentro do slide, com a exibição de determinado trecho de texto ou imagem em animações personalizadas. As ações serão mantidas como padrões nos slides, ao ser aplicado no Slide Mestre;

Adicione animações em elementos do slide mestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione animações em elementos do slide mestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Ao terminar as edições, clique em “Sair do modo de exibição mestre”. Agora basta criar sua apresentação que os padrões selecionados serão aplicados à cada novo slide, incluindo imagens, gráficos e artes.

Saia do modo de exibição de slide mestre e edite sua apresentação com os padrões salvos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Saia do modo de exibição de slide mestre e edite sua apresentação com os padrões salvos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares