Produtividade

17/03/2016 11h27 - Atualizado em 17/03/2016 11h27

Como criar uma versão portable do LibreOffice no pendrive

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O LibreOffice possui uma versão que pode ser instalada em pendrive e HD externo. O LibreOffice Portable é uma versão completa da suíte, com acesso a todos os aplicativos da versão desktop. Permite ao usuário visualizar, criar e editar documentos compatíveis com os aplicativos da suíte gratuita a partir de uma unidade USB, sem precisar instalar nada no computador. Pesando apenas 497 MB quando instalado, o LibreOffice Portable pode ser também uma opção para quem deseja economizar espaço no computador e levar os programas no bolso.

LibreOffice ou Polaris Office? Veja qual a melhor opção grátis no PC

Veja como criar uma versão portable do LibreOffice no pendrive.

Baixe o instalador da versão portátil do LibreOffice (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Baixe o instalador da versão portátil do LibreOffice (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1: Faça o download da versão portátil do LibreOffice (Portable);

Inicie o processo de instalação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Inicie o processo de instalação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Com o download concluído, execute o instalador;

Para economizar espaço, evite instalar outros idiomas além do português (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Para economizar espaço, evite instalar outros idiomas além do português (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Dê início ao processo de instalação, escolhendo o idioma que você deseja usar. Clique em “Próximo” até chegar na tela de escolha de componentes, como mostra a imagem. Certifique-se de que a opção de idiomas extras está desmarcada para economizar espaço no seu pendrive;

Tenha cuidado para não instalar o LibreOffice no PC, e não no pendrive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Tenha cuidado para não instalar o LibreOffice no PC, e não no pendrive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. É preciso atenção nesse ponto. Por padrão, o instalador vai tentar instalar o LibreOffice Portable no seu computador. Para evitar, clique em “Procurar”;

Selecione a unidade referente ao pendrive ou HD externo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Selecione a unidade referente ao pendrive ou HD externo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 5. Localize a unidade que representa o seu pendrive e clique em “Ok”;

Com tudo nos conformes, clique em Instalar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Com tudo nos conformes, clique em "Instalar" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Confira se está tudo certo e então clique em “Instalar”;

A instalação pode demorar um pouco na unidade USB (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)A instalação pode demorar um pouco na unidade USB (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Aguarde o processo de instalação, que pode demorar um pouco. O LibreOffice vai copiar uma boa quantidade de fontes no seu pendrive para que você possa editar documentos com facilidade;

Versão portátil do LibreOffice é completa e conta com todos os apps da versão desktop normal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Versão portátil do LibreOffice é completa e conta com todos os apps da versão desktop normal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. Com a instalação encerrada, é hora de testar. Abra a pasta do LibreOffice Portable no pendrive ou HD externo, e execute o programa. Note que você pode usar qualquer aplicativo da suíte.

Com o LibreOffice Portable instalado no seu pendrive, você pode ler, criar e editar documentos nos apps da suíte diretamente da sua unidade USB.

Como resolver problema de lentidão no LibreOffice? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares