20/03/2016 06h00 - Atualizado em 20/03/2016 06h00

Como escolher o melhor modelo de carregador de USB

Carol Danelli
por
Para o TechTudo

Há diversos modelos de carregadores USB no mercado, sejam centrais USB ou adaptadores de tomada com variedades de portas e tipos de conector. No entanto, nem sempre o consumidor fica atento às configurações e olha apenas o preço, acreditando que os produtos não oferecem grandes diferenças.

Locais para posicionar o roteador e melhorar o sinal Wi-Fi

Para acertar na hora de escolher o carregador de USB, confira as dicas sobre o que é necessário levar em conta na hora da compra e encontre o melhor modelo para o seu aparelho. 

Diferença do USB 3.0, em azul, e 2.0 branco (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Dicas ajudam a escolher o melhor modelo de carregador USB (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

1. Certificação

Produtos não certificados correm o risco de danificar seus dispositivos, ou até mesmo provocar incêndio enquanto estão em uso. Por isso, é necessário conferir se o carregador possui selos de qualidade que comprovam que é original. Os adesivos ou marcações podem estar na parte de plástico do dispositivo, no cabo ou na caixa. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Modelos originais possuem selos de qualidade (Reprodução/Samsung)Modelos originais possuem selos de qualidade (Foto: Divulgação/Samsung)

2. Amperagem e voltagem

Todo carregador possui a informação de amperagem (A ou mAh) e tensão de voltagem (V) marcado no próprio dispositivo, normalmente na parte de plástico. A tensão geralmente é de 5V, quando a corrente deve ser de, no mínimo, 2A.

Você também pode utilizar o aplicativo Charging Report para checar se o aparelho está realmente alcançando esses valores. O que chegar mais próximo é a melhor opção.

Confira a voltagem e a amperagem descrita no carregador (Reprodução/Samsung)Confira a voltagem e a amperagem descrita no carregador (Foto: Divulgação/Samsung)

3. Quantidade de portas

Se a sua ideia é diminuir a quantidade de carregadores para levar na bolsa ou deixar nas tomadas de casa, procure um aparelho com mais portas USB. Alguns, como o da Sony, oferecem, além de duas portas, uma potência maior.  

Extensão elétrica com seis Portas USB (Reprodução/Tomada de Parede USB)Extensão elétrica com seis Portas USB (Reprodução/Tomada de Parede USB)

Pronto. Com essas três dicas você já pode escolher o melhor carregador USB para seus dispositivos móveis de acordo com a sua necessidade.

Por que meu celular não reconhece mais o carregador? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Português
    2016-03-20T14:27:09

    SÓ QUERIA SABER SE PODE SER USADO QUALQUER CABO USB PARA CARREGAR, EU NÃO ME REFIRO AO ADAPTADOR DE TOMADA, SÓ O O CABO USB PODE SER QUALQUER UM? OU TEM CABO USB QUE TEM SE SER O PRÓPRIO?