Produtividade

16/03/2016 16h07 - Atualizado em 16/03/2016 16h07

Como esconder, ocultar e proteger fórmulas secretas no Excel

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

No Microsoft Excel é possível esconder e proteger as fórmulas usadas em células das suas planilhas. Essa opção é útil se você não quer que outras pessoas vejam ou mesmo alterem suas fórmulas. Muitas vezes, quando lidamos com documentos complexos, qualquer erro ou alteração nas fórmulas têm a capacidade de bagunçar toda a planilha. Em empresas isso é bem perigoso.

Como descobrir quais células do Excel estão usando fórmulas

Pensando nisso, a Microsoft inseriu no Excel a possibilidade de ocultar, proteger com senha e até mesmo impedir a alteração das fórmulas inclusas no seu documento. Veja agora como você pode fazer isso nas diversas versões do Excel, editor de planilhas do Microsoft Office.

Como descobrir quais células do Excel estão usando fórmulas (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Como descobrir quais células do Excel estão usando fórmulas (Foto: Divulgação/Microsoft))Como esconder ou ocultar planilhas no Excel (Foto: Divulgação/Microsoft)

Passo 1. Selecione a planilha completa clicando no canto superior esquerdo da janela, num botão chamado “Selecionar Tudo”;

Selecione a planilha inteira (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Selecione a planilha inteira (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 2. Agora clique com o botão direito do mouse em qualquer parte da planilha e no menu que surgir clique em “Formatar Células”;

Clique em Formatar células (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Clique em Formatar células (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Vá até a guia “Proteção” e desmarque a caixa de seleção que diz “Desbloqueado”, clicando em “Ok” logo em seguida;

Desmarque a caixa que diz Desbloqueado (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Desmarque a caixa que diz Desbloqueado (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 4. Agora você deve selecionar o intervalo de células que contém as fórmulas que você deseja ocultar, clicar com o botão direito e depois clicar em “Formatar Células” novamente;

Selecione as células que deseja bloquear (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Selecione as células que deseja bloquear (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 5. Na nova janela que surgir, vá até a guia “Proteção” novamente e marque as caixas “Bloqueado” e “Oculto”, clicando em “Ok” na sequência;

Clique nos lugares indicados (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Clique nos lugares indicados (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 6. No topo da janela do Excel, selecione a guia “Revisão” e clique em “proteger a planilha”;

Clique em Proteger planilha (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Clique em "Proteger planilha" (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 7. Veja se a caixa “Proteger a planilha e o conteúdo de células bloqueadas” está marcada. Se quiser, no campo abaixo, pode inserir uma senha para proteger sua planilha. Crie uma senha e depois clique em “Ok”.

Insira uma senha para proteger a sua planilha (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Insira uma senha para proteger a sua planilha (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Pronto! Agora suas fórmulas estão ocultas, bloqueadas e protegidas por senhas. Caso queira inserir novas fórmulas, basta fazer o caminho inverso, desmarcando todas as opções que foram utilizadas neste tutorial.

Erro no Excel, o que posso fazer para resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares