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27/03/2016 11h00 - Atualizado em 27/03/2016 11h00

Como fazer uma planilha simplificada de orçamento doméstico no Excel

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Apesar de ser mais usado no trabalho, o Microsoft Excel também é uma ferramenta poderosa em casa, ajudando, por exemplo, na organização das contas da família e criar uma planilha de orçamento doméstico. Qualquer pessoa pode criar planilhas do zero, mas a tarefa fica mais fácil com a ajuda de modelos prontos disponibilizados gratuitamente pela Microsoft. Com o Excel Templates é possível simplificar o orçamento doméstico incluindo gastos mensais categorizados e gráficos automáticos. Saiba como usar os templates para se planejar melhor com contas e compras.

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Como funcionam

Os modelos do Excel são arquivos comuns, mas já formatados para que você precise somente inserir seus próprios dados, como despesas mensais, nome da família e outras informações. É possível editar qualquer campo, inclusive a cor das células: depois de baixados, podem ser modificados como quiser.

Modelos do Excel são praticamente prontos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Modelos do Excel são praticamente prontos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em geral, você precisará se preocupar em definir quais são as categorias que se aplicam à sua família (saúde, transporte, poupança etc) e criar o que estiver faltando. A partir daí, bastará preencher com os valores gastos e recebidos.

A principal vantagem dessas planilhas é que já vêm embutidas com várias fórmulas, que ajudam a fazer cálculos automáticos de gastos. Assim, você não precisa somar o valor das suas contas para saber se o mês fecha no azul ou no vermelho, ou comparar manualmente despesas de vários meses para saber se sua família está gastando demais com restaurante ou outras atividades supérfluas.

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Como baixar

Passo 1. Para começar a usar, acesse a categoria de orçamentos dos templates do Excel e escolha uma das cinco planilhas de orçamento familiar: Orçamento familiar, Calculadora de orçamento mensal, Orçamento de despesas domésticas, Orçamento familiar mensal e Orçamento familiar genérico;

Caso você tenha o Microsoft Excel instalado no seu computador, utilize o Excel Templates.

Passo 2. Clique em “Abrir no Excel Online”;

Abra um template do Excel online (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra um template do Excel online (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Faça login com sua conta da Microsoft e avance até que o arquivo abra no navegador;

Faça login com sua conta da Microsoft (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça login com sua conta da Microsoft (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Por padrão, o arquivo é salvo online na sua conta do OneDrive, mas você pode baixar para o computador e editar sem conexão. Para isso, vá até o menu “Arquivo”;

Acesse o menu Arquivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o menu Arquivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em “Salvar Como”, selecione “Baixar uma cópia”.

Baixe o arquivo para o computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe o arquivo para o computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como usar templates do Excel

Ao abrir uma planilha pela primeira vez, preocupe-se em trocar o nome e escolher as cores que mais lhe atraem – como se trata de algo que você terá contato direto com frequência, é importante que o visual seja atrativo.

Em seguida, comece a excluir categorias que você não usa – ou tachar para reservá-las para depois – e adicionar novos itens, se for necessário. É importante que você não inclua novas linhas e células, a não ser que tenha familiaridade com Excel e saiba copiar as propriedades de uma célula para outra. Caso contrário, é provável que ela não funcione direito.

Edite as categorias e exclua as que não se aplicam (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Edite as categorias e exclua as que não se aplicam (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em uma das planilhas, intitulada “Orçamento familiar genérico”, há uma página dedicada exclusivamente para a mudança de categorias. Portanto, nesse caso específico, você não deve alterar os dados da planilha principal.

Em uma das planilhas, use a aba de configuração para editar categorias (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Em uma das planilhas, use a aba de configuração para editar categorias (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quando sua planilha de gastos estiver devidamente personalizada, basta então começar a preencher com seus gastos e rendas. Não esqueça que nada funcionará se você não tiver disciplina para incluir os dados regularmente – o Microsoft Excel não faz mágica.

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