Placas

20/03/2016 07h00 - Atualizado em 20/03/2016 07h00

Como identificar uma placa de vídeo falsa e pedir o dinheiro de volta

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Placas de vídeos falsificadas são mais comuns do que se imagina e alguns sites de venda copiam modelos das principais fabricantes, como Asus e NVIDIA. Para identificar um componente verdadeiro vários indícios e programa ajuda a apontar a pirataria.

Como economizar na compra de um processador novo

Confira os principais traços de uma placa gráfica pirata e veja quais precauções tomar para não comprar uma peça falsa. Caso já tenha confirmado que o componente que comprou é falso, descubra o que fazer para ter o dinheiro de volta. 

Placa de vídeo (Foto: Divulgação/Asus) (Foto: Placa de vídeo (Foto: Divulgação/Asus))Saiba identificar placa de vídeo falsa da original (Foto: Divulgação/Asus)

Analise o vendedor

A idoneidade da pessoa ou estabelecimento que está vendendo a placa é um bom caminho para garantir a compra de um componente original. Prefira sempre revendedores autorizados, informação que pode ser obtida no site da fabricante do modelo que você está procurando.

Lojas não cadastradas junto à fabricante, no entanto, também podem vender produtos originais. Quando for esse o caso, consulte a reputação da empresa em serviços como o Reclame Aqui. Veja que tipo de reclamações são feitas com frequência e como a entidade as responde.

Não deixe de colocar na balança o tamanho da loja: grandes portais de e-commerce podem ter muito mais reclamações e nem por isso são menos confiáveis. O importante é não haver registro de casos de falsificação, além de ter um grande índice de resolução dos problemas.

Se você pretende comprar em sites como Mercado Livre ou de alguma pessoa, a atenção precisa ser redobrada. Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado, que tanto podem indicar pirataria quanto deterioração da placa gráfica.

GeForce GTX 980 (Foto: Divulgação/Nvidia)  (Foto: GeForce GTX 980 (Foto: Divulgação/Nvidia) )Atenção redobrada ao comprar placas no Mercado Livre ou de desconhecidos (Foto: Divulgação/Nvidia)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Uma dica neste quesito é ir no site estrangeiro da fabricante e ver o preço do produto em dólar. Depois faça a conversão para o real. Caso o valor do componente esteja abaixo do praticado lá fora, há algo errado. Outra precaução é pedir para que o vendedor mande fotos do produto real, e não apenas as imagens de divulgação oficiais.

Avalie ainda as informações fornecidas sobre o produto. Sites que não apresentam as especificações técnicas da placa devem ser descartados. Também é interessante pedir nota fiscal e combinar previamente os procedimentos em casos de dano ou extravio.

Conheça as especificações

É de extrema importância conhecer todas as especificações da placa que você quer. Para isso, basta acessar o site da fabricante, selecionar o modelo e procurar pela aba ou link correspondente. Confronte os dados com os fornecidos no site do vendedor. Se algum estiver divergindo é bem provável que se trate de hardware falsificado.

Especificações da placa de vídeo GeForce GT 730 (Foto: Reprodução/Nvidia)Especificações da placa de vídeo GeForce GT 730 (Foto: Reprodução/Nvidia)

Se você já tiver feito a compra, verifique as informações da placa através de um programa próprio para isso, como o AIDA64 ou PC Wizard. Não se deixe levar pelo nome da placa, pois pode ser alterada na Bios – e basicamente é assim que as falsificações acontecem. Atente para as descrições dos campos GPU e Tecnology; se estiverem diferentes das especificações do produto verdadeiro, você foi enganado.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo

Comprei placa falsa. O que fazer?

Nem tudo está perdido se você constatou ter comprado uma placa de vídeo falsa. Pode acontecer de o vendedor também ter sido enganado e não ter má índole. A primeira coisa a fazer é entrar em contato, explicar o problema e pedir o dinheiro de volta.

GeForce GT 730 (Foto: Divulgação/Nvidia) (Foto: GeForce GT 730 (Foto: Divulgação/Nvidia))Nem tudo está perdido se você tiver comprado uma placa de vídeo falsa (Foto: Divulgação/Nvidia)

Se a transação tiver ocorrido através do Mercado Livre ou sites similares, reporte a questão ao portal. Você pode ainda abrir uma reclamação no Procon de seu estado ou, em último caso, entrar com ação no Juizado de Pequenas Causas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Huezera
    2016-03-25T11:20:46

    Cara que comentário horrível. Não para de falar do Mercado Livre? Isso pode ocorrer em qualquer loja, não somente no ML. Meu deus, até parece matéria paga para queimar o site. Sempre comprei lá e nunca tive problema, ainda mais com placa de video "falsa".. ahahahahah que piada, quem escreve aqui é muito burro.