Sistemas Operacionais

31/03/2016 18h22 - Atualizado em 05/05/2017 19h48

Como liberar mais memória interna no iPhone de graça com dica simples

Caio Bersot
por
Da redação

Um truque simples pode liberar quase 1 GB de espaço na memória do iPhone. A dica consiste em tentar alugar um filme, na iTunes Store, de tamanho maior que o armazenamento disponível no celular. Com isso, o iOS automaticamente aumenta a quantidade de memória no smartphone. Ao fim do processo, o usuário nem precisará pagar pelo filme alugado. 

iPhone SE: cinco motivos para amar e cinco para odiar o smartphone

Ainda não se sabe como o telefone da Apple consegue liberar o espaço, mas a suspeita é de que o sistema remova arquivos inutilizados do aparelho. No teste do TechTudo, feito com um iPhone 4S (rodando iOS 9), o celular ganhou 700 MB de memória. No entanto, há relatos de usuários que conseguiram aumentar até mais que 1 GB no armazenamento, em diversos modelos do iPhone. Confira a seguir como realizar o procedimento.

Vídeo: veja quatro dicas simples e gratuitas para ter mais espaço em seu iPhone


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Vá até os ajustes do iOS. Clique em "Geral" e, depois, em "Armazenamento e iCloud", para saber quanto você tem de memória;

Em "Armazenamento e iCloud", é possível saber o espaço disponível (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Em "Armazenamento e iCloud", é possível saber o espaço disponível (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Passo 2. Em seguida, abra o app iTunes Store e toque na aba "Filmes";

Clique na aba de filmes do iTunes (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Clique na aba de filmes do iTunes (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Passo 3. Procure um filme que tenha um tamanho maior do que o seu armazenamento disponível - as versões em HD, geralmente, têm mais que 5 GB. Depois disso, clique em "Alugar";

Alugue um filme com peso maior do que o espaço disponível no seu iPhone (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Alugue um filme com peso maior do que o espaço disponível no seu iPhone (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Passo 4. O sistema vai abrir um alerta, impedindo você de realizar a transferência. Na mensagem, toque em "Ajustes". Você será redirecionado para as configurações do iPhone. Então, vá de novo até "Armazenamento e iCloud". Provavelmente, você já terá mais espaço liberado;

Depois de ser redirecionado, você já terá mais espaço no iPhone (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Depois de ser redirecionado, você já terá mais espaço no iPhone (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

O procedimento para ganhar espaço pode ser repetido. No nosso teste, porém, o truque não funcionou mais que duas vezes - a primeira tentativa trouxe 400 MB de memória, e a segunda, mais 300 MB. 

Os passos podem ser repetidos para liberar mais memória (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Os passos podem ser repetidos para liberar mais memória (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Ainda vale a pena comprar um iPhone 4S? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nicolas Schaefer
    2018-06-27T11:47:10

    Fiz minha chefe alugar um filme de 11 reais, cuidado ao fazerem isso.

  • Daniel Freire
    2017-04-18T11:37:14  

    perdi memória no meu iPhone 5c. mesmo que num nível irrelevante, o efeito foi contrário. Cuidado

    recentes

    populares

    • Daniel Freire
      2017-04-18T11:37:14  

      o meu 5c também fez o efeito contrário

  • Leonardo Ribeiro
    2017-11-17T21:00:55

    Corrigiram o erro, mas passou a valer apenas para os filmes mais recentes em catálogo. Todos que tentei com data de lançamento antes de 2016 deram certo, funciona de verdade

  • Álvaro Senna
    2017-10-16T18:18:15

    Ótimo ganhei 2Gbs

  • Aline Borges
    2017-01-17T16:01:14  

    Ótima dica!!! Fiz e funcionou.

    recentes

    populares

    • Aline Borges
      2017-01-17T16:01:14  

      Aline negona kkkkk saidaqui

  • Weslley Rodrigues
    2017-05-19T09:48:13

    Deu certo ak. No meu Iphone 5c, passou de 99,5 para 441mb livres

  • Leandro Nobre
    2017-04-12T19:30:06

    no meu iphone 6 nao funcionou ..

  • Gil Passos
    2017-02-18T14:47:48

    Meu esposo fez 5 vezes e conseguiu 2,54 gb no iPhone 5,... ótima dica, super funciona, obrigado!

  • Darwin Bender
    2017-01-20T16:12:02

    De 381MB pra 3,48GB!!! Muito bomm!!

  • Adriano Vizotto
    2017-01-11T19:17:58

    A dica é espetacular, funciona mesmo! E dá para fazer mais de duas vezes sim, porém, escolhendo outro filme. O que reparei é que ele diminui o tamanho dos outros aplicativos (cache) e consegue disponibilizar mais memória utilizável. Provavelmente, até o ponto em que limpar o cache de todos os aplicativos, ele continuará liberando espaço. Uma ótima alternativa à falta de um mecanismo de limpeza de cache no iPhone.

  • Luiz Roberto
    2017-01-11T16:53:04

    Perfeito!!! fiz no meu antiquado 4S e liberou 1GB... Show de bola!!!

  • Fabiano Renato
    2016-10-10T16:01:14

    mas o meu esta pedindo para informações do pagamento, precisa cadastrar um cartao de credito????

  • Aldo Borges
    2016-11-03T09:34:26

    Para alugar o filme, tem que fazer a conta de pagamento, com isso, irá debitar na conta, o filme alugado?

  • Daniel Almeida
    2016-10-24T10:06:19  

    Show! Acabei de fazer e o meu liberou 3 GB... valeu pela dica ;-)

    recentes

    populares

    • Daniel Almeida
      2016-10-24T10:06:19  

      O meu tbm liberou bastante espaço, irei fazer sempre

  • Anna Ciulla
    2016-11-26T19:51:01

    Ótima dica!!!!

  • Lucas Martins
    2016-11-11T01:49:27

    É pq ele limpa a memória cache do facebook, safari, whatsapp, etc.

  • Ariele Nizer
    2016-10-22T18:41:51

    comigo não deu certo? :(

  • Fabio Vieira
    2016-10-21T14:46:30

    Meeu, impressionante. Aqui no meu sistema liberou 1,5GB. Sério, Ótima Dica. Façam!!!

  • Pietro Viana
    2016-09-29T00:19:35

    Cara e difícil de acreditar mais eu estava com 800mb fazendo isso ja estou com 2,11GB

  • Alan Santos
    2016-06-20T12:49:56  

    Sem brincadeiras e piadinhas mando meu comentário. Funciona mesmo , liberei 900MB no meu iPhone 5s , obrigado pela dica ;)

    recentes

    populares

    • Alan Santos
      2016-06-20T12:49:56  

      Líbero 5gb vlw

  • Andressa Gonçalves
    2016-09-11T02:08:11

    Passou de 4,2GB pra 7,5GB. Valeu pela dica!

  • Cristian Rossbach
    2016-08-21T12:28:21

    De primeira consegui 1 gb, valeu pela dica!

  • Kevyn Lotas
    2016-08-16T21:52:36

    Após repetir umas cinco vezes, consegui 3gb de memória liberada. Valeu mesmo pela dica. Abrçs!

  • Grazielly Favero
    2016-08-15T13:05:53

    Liberei 800mb de memória! Incrível essa dica!!

  • Thiago Santos
    2016-06-21T20:20:16

    Consegui liberar 2GB de uma só vez no meu 5S, mas acredito que esse procedimento faça uma limpeza no sistema e otimize as fotos que estão salvas nele se essa opção estiver ativada em ajustes.