Sistemas Operacionais

29/03/2016 07h00 - Atualizado em 29/03/2016 07h00

Como usar o celular Android como receptor Wi-Fi

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Um dos recursos dos celulares com Android é a possibilidade de serem usados como receptores Wi-Fi. A ferramenta é relativamente desconhecida e permite que o PC receba sinal Wi-Fi de um roteador sem precisar de um adaptador wireless. Tudo o que você precisa é do cabo USB – que já acompanha o smartphone – e ajustar as configurações do telefone.

Como enviar vídeos do YouTube para as notificações do celular Android

A função é útil especialmente para quem tem um desktop, que normalmente não conta com placa de rede sem fio, servindo para Windows e Linux. A ideia é receber o sinal Wi-Fi e enviar a conexão para outro dispositivo pelo cabo USB. Veja a seguir o passo a passo para saber como usar o celular ou tablet Android como adaptador Wi-Fi.

LG G4 implementou mais recursos no Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: LG G4 implementou mais recursos no Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Como usar o celular Android como receptor Wi-Fi (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Conecte o Android ao computador via cabo USB. Depois que o PC reconhecer o celular, abra a bandeja de aplicativos do Android e toque no menu “Configurar”.

Indicação de menu Configurar na bandeja de apps do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Indicação de menu Configurar na bandeja de apps do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na seção “Configurações de redes”, dê um toque na opção “Mais”.

Destaque para opção Mais nas configurações de redes do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para opção "Mais" nas configurações de redes do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Depois disso, clique em “Roteador Wi-Fi”.

Opção Roteador Wi-Fi em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Opção "Roteador Wi-Fi" em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Mude a chave da opção “Vínculo por USB” para a posição ativada. A partir de agora, o aparelho Android já vai funcionar como um receptor Wi-Fi.

Android funcionando como receptor Wi-Fi para computador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Android funcionando como receptor Wi-Fi para computador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual é o melhor navegador para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Rocha
    2016-03-29T12:05:29  

    Completissimo esse tutorial parabéns retardado

    recentes

    populares

    • Diego Rocha
      2016-03-29T12:05:29  

      oé, e ficou faltandoo que, bes.ta?

  • Eduardo Mendes
    2017-10-18T20:21:16  

    Os dados usados são do 3G/4G ou do wifi do roteador local?

    recentes

    populares

    • Eduardo Mendes
      2017-10-18T20:21:16  

      de qual estiver conectado...

    recentes

    populares

    • Eduardo Mendes
      2017-10-18T20:21:16  

      ou seja, se não quiser gastar seu plano de dados, desligue o 3g/4g e deixe só o wifi conectado

  • Rafael Bulcão
    2016-03-29T11:55:56  

    Dxa eu ver se entendi: fazendo isso, o computador passa a receber a internet do wi-fi local, não diretamente do 3g do cel, correto?

    recentes

    populares

    • Rafael Bulcão
      2016-03-29T11:55:56  

      Exatamente.