Internet

18/03/2016 09h00 - Atualizado em 18/03/2016 09h00

Como usar Onedrive como uma unidade de rede no seu computador

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Uma das maiores vantagens da utilização da nuvem do OneDrive é o recurso chamado placeholders (espaços reservados). Esta funcionalidade permite que o cliente OneDrive em sua máquina Windows minimize o uso de espaço em disco mostrando todos os arquivos e pastas na nuvem, e quando você tenta abrir um arquivo, ele será imediatamente transferido a partir da nuvem. No entanto, esse recurso foi removido no Windows 10. Mas se você gosta desse recurso, basta simular esse tipo de comportamento simplesmente adicionando a pasta OneDrive como uma unidade de rede no Windows; saiba como fazer.

Como escolher quais pastas sincronizar no OneDrive

OneDrive continuará ofertando 15 GB de espaço grátis para quem é assinante do serviço (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) (Foto: OneDrive continuará ofertando 15 GB de espaço grátis para quem é assinante do serviço (Foto: Melissa Cruz/TechTudo))Como colocar uma pasta OneDrive como uma unidade de rede (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Passo 1. Para mapear OneDrive como uma unidade de rede no Windows, você precisa do ID único da sua conta. Para isso, abra o navegador e acesse sua conta do OneDrive. Na página do serviço, copie o ID único da conta OneDrive na barra de endereços do navegador, ele fica depois de “https://onedrive.live.com/?id=root&cid=”;

Copiando o ID único da conta OneDrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Copiando o ID único da conta OneDrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Depois de obter e copiar o código, abra o Explorer e clique com botão direito sobre o item “Computador” ou “Este Computador”. No menu que aparece, clique na opção “Mapear unidade de rede…”;

Iniciando o mapeamento da unidade de rede (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o mapeamento da unidade de rede (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela que aparece, escolha a unidade que deseja usar.  no campo “Pasta”, preencha com https://d.docs.live.net/seuidunico (substitua seuidunico pelo código copiado no primeiro passo). Finalmente, clique no botão “Concluir”;

Configurando o mapeamento da unidade de rede (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando o mapeamento da unidade de rede (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Aguarde enquanto o sistema tenta conectar (isso pode demorar um pouco,dependendo da sua conexão);

Conectando a unidade de rede ao OneDrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Conectando a unidade de rede ao OneDrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Quando o sistema conseguir conectar, ele pedirá as credenciais da conta OneDrive. Informe os dados e clique no botão “OK”;

Digitando as credenciais da conta OneDrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando as credenciais da conta OneDrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Imediatamente será exibida a nova unidade de rede no Explorer;

Explorer exibindo a pasta do OneDrive com uma unidade de rede (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Explorer exibindo a pasta do OneDrive com uma unidade de rede (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Entre na unidade e você verá todas as suas pastas do OneDrive.

Visualizando a pasta do OneDrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando a pasta do OneDrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com esse pequeno ajuste, sua pasta OneDrive estará sempre disponível, assim que você conectar na Internet, via unidade de rede.

Qual é o melhor serviço de armazenamento na nuvem? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcus
    2019-03-07T23:07:56

    Alguem sabe se essa solução funciona em Macs ??

  • Thiago Luiz
    2016-06-05T15:20:03  

    Só lembrando que apenas é possível compartilhar somente uma pasta. Caso queira acessar outra, a opção é desconectar a rede ativada e conectar a nova, e assim vice-versa....

    recentes

    populares

    • Thiago Luiz
      2016-06-05T15:20:03  

      Não entendi Thiago. PS sou leigo...

    recentes

    populares

    • Thiago Luiz
      2016-06-05T15:20:03  

      Se vc possuir duas contas do OneDrive, vc só conseguirá fazer isso acima em uma conta. Ou seja, se quiser também fazer o mesmo na outra ID, tem que desconectar pra conectar a outra.

  • Luan Sousa
    2016-03-19T22:34:32

    Edivaldo brito mais uma vez com artigos maravilhosos tanto no windows quanto no linux. Parabens