Navegadores

21/03/2016 08h00 - Atualizado em 21/03/2016 08h00

Como ver vídeos com o Opera Mini e economizar sua internet

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Opera Mini é um navegador mais leve e compacto, com o interessante recurso de acelerar vídeos. A função embutida no browser permite rodar os vídeos de forma otimizada, carregando rapidamente e poupando a conexão.

Como remover o Opera Mini do celular?

O app para Android ajuda a economizar a franquia de dados móveis do celular, e ainda exibe a porcentagem dessa economia. Veja como ver vídeos no navegador mobile. A dica é útil para quando você precisar assistir a um vídeo e estiver sem uma rede Wi-Fi por perto.

Opera Mini (Foto: Reprodução/Opera Mini)Como ver vídeos com o Opera Mini e economizar sua internet (Foto: Reprodução/Opera Mini)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Como a aceleração de vídeos funciona?

A desenvolvedora aplica uma tecnologia de compressão nos vídeos durante a execução no navegador móvel da Opera. Dessa forma, em vez de abrir a mídia na resolução máxima, no YouTube, Netflix e outros sites, há uma otimização e redução para economizar os dados móveis de internet, principalmente em conexões mais lentas. Assim, o usuário não precisa esperar tanto para carregar a mídia e poupa internet.

Passo 1. Para ativar o recurso, toque no ícone de “O”, no canto direito, e selecione “Configurações”.

Acesse as configurações do Opera Mini no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do Opera Mini no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Toque no item “Economia de dados”. Na tela seguinte, selecione “Alta” e marque a caixa ao lado de “Aceleração de vídeo”.

Ative o recurso de aceleração de vídeos no Opera Mini para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative o recurso de aceleração de vídeos no Opera Mini para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Ao rodar um vídeo, o recurso será acionado automaticamente, otimizando a execução. Ao tocar no ícone de “O”, o Opera Mini mostrará a quantidade de dados recebidos e a porcentagem de economia durante a navegação.

Confira a porcentagem de economia de dados durante o uso do Opera Mini no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira a porcentagem de economia de dados durante o uso do Opera Mini no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vale lembrar que para acessar a novidade, é importante instalar a versão mais recente do Opera Mini no Android. Quase todos os formatos de vídeos disponíveis para rodar no Android podem ser otimizados pela ferramenta do navegador, sem suporte para formatos como OGG, MKC ou MOV. Se o vídeo já tiver uma resolução muito baixa, ele não será otimizado.

Qual o melhor navegador para celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Siqueira
    2016-03-23T22:09:41

    Eu desde que tive o bloqueo da Internet por 2 meses por fim da franquia, baixei o Opera Max e nunca mais tive bloqueio da Internet. Sugiro testarem o Opera Max tb.