Computadores

22/03/2016 06h00 - Atualizado em 22/03/2016 06h00

Dicas para deixar o PC refrigerado e com melhor desempenho

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O aumento da temperatura em diversas cidades com o passar dos anos pode ser um problema para os computadores. O calor gerado pelo funcionamento dos componentes internos aliado as altas temperaturas do ambiente pode afetar o desempenho da máquina, além de contribuir para a deterioração das peças.

Como montar um computador que não gaste muita energia

Entenda como a temperatura pode prejudicar o funcionamento dos PCs, conheça algumas alternativas para lidar com o problema e evite que a sua máquina sofra as consequências, como a queima de componentes. As dicas são úteis principalmente para deixar o PC refrigerado. 

Temperatura pode afetar funcioanamento de PCs (Foto: Divulgação/Lenovo)Deixar o PC em um lugar mais refrigerado melhora desempenho (Foto: Divulgação/Lenovo)

Todos os componentes de um PC que utilizam eletricidade geram calor de alguma forma, alguns mais e outros menos. Os principais responsáveis pelo aumento de temperatura são as unidades de processamento, como a CPU e GPU. As memórias, placas-mãe e HD também não estão isentos.

A geração de calor se dá pela passagem da eletricidade pelos circuitos, necessária para colocar o componente em funcionamento. A HP exemplifica esse processo como o calor gerado pelo atrito de duas mãos se esfregando rapidamente.

Por conta disso, as unidades que consomem mais energia contam com um sistema de refrigeração própria e o processador e a placa de vídeo possuem ventoinhas e dissipadores.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Limpeza do PC com aspirador e pincel ajuda a manter a temperatura estável (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)Limpeza do PC com aspirador e pincel ajuda a manter a temperatura estável (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

Em aparelhos portáteis onde o espaço é apertado, como notebooks, celulares e tablets, mantê-los em uma temperatura amena sem sacrificar o uso é um dos desafios da indústria. O clima muito quente aliado a má refrigeração interna da máquina pode ter um impacto direto no desempenho, além de prejudicar a vida útil dos componentes do PC.

Assim como calor, o frio em excesso também compromete a estabilidade da máquina. Alguns componentes, como o processador, trabalham bem em baixas temperaturas, mas outros como o HD podem apresentar falhas em ambientes abaixo de 10ºC.

Descubra como está o seu PC

Se você está enfrentando problemas como travamentos repentinos e reinicialização de sistema, pode ser que a sua máquina esteja com problemas de superaquecimento.

Alguns aplicativos, como o HWMonitor, ajudam a descobrir como anda a temperatura de cada componente do PC.  É possível, por exemplo, verificar qual peça está esquentando mais conforme o seu uso.

Dicas para evitar problemas de aquecimento

Temperatura externa – Manter uma temperatura amena no ambiente pode evitar problemas de superaquecimento e contribui para um bom funcionamento do PC. Centros de processamento de dados investem alto em sistemas de controle de temperatura. A Microsoft, por exemplo, testou esse ano um servidor submerso no oceano. Você não precisa chegar a tanto, mas se mora em um lugar muito quente talvez a alternativa seja investir em um ar condicionado.

Evitar sol – Evite que o seu computador fique exposto ao sol. Procure um lugar ventilado para colocar a sua máquina. O mesmo acontece com notebooks. Deixar dentro do carro sob o calor forte, por exemplo, pode danificar algum componente. Fique atento à recomendação de temperatura informada pela fabricante.

SIstema permite controle de temperatura mais eficiente (Foto: Divulgação/Digital Storm) (Foto: SIstema permite controle de temperatura mais eficiente (Foto: Divulgação/Digital Storm))Water coolers podem ser eficientes para evitar aquecimento no processador (Foto: Divulgação/Digital Storm)

Limpeza – Limpar a máquina regularmente ajuda a manter a temperatura estável. Você pode usar um aspirador ou um pincel para tirar o excesso de poeira acumulada. Dê uma atenção especial às ventoinhas. Este tutorial de como limpar o PC pode te ajudar nesta tarefa.

Gabinete – Manter um bom fluxo de ar dentro do gabinete é essencial para o controle de temperatura da máquina. Se você mora em um lugar muito quente, dê preferência aos do tipo mid-tower e aos que tem entrada para a instalação de ventoinhas extras.

Cooler e pasta térmica – Colocar um cooler mais eficiente pode evitar problemas de aquecimento no processador. Os modelos a ar são os mais em conta, mas se tiver dinheiro para investir pode optar pelos water coolers que são mais eficientes – veja também os modelos de cooler para notebook. Lembre-se ainda de trocar a pasta térmica, responsável por conduzir melhor o calor do processador para o dissipador.

O que saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares