Celular

20/03/2016 08h00 - Atualizado em 20/03/2016 08h00

iPhone 5S: como aproveitar a câmera do smartphone da Apple

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

iPhone 5S foi lançado em 2013, mas ainda faz muito sucesso com o público fã da Apple. Sua câmera, que apresenta 8 megapixels de resolução máxima, possui características capazes de ajudar o usuário a fazer boas fotos. É possível usar os recursos de câmera lenta, panorâmica, Time-Lapse e HDR. Além disso, o aparelho da Apple também conta com um flash de led para locais com iluminação precária.

Novo iPhone? Conheça as apostas para o suposto iPhone SE

Diante de tantas opções, listamos todas as funções da câmera do iPhone 5S para que você possa aproveitar mais seu aparelho e fazer fotos melhores. Confira.

iPhone 5S tem lente traseira de 8 megapixels com flash LED (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: iPhone 5S tem lente traseira de 8 megapixels com flash LED (Foto: Luciana Maline/TechTudo))iPhone 5S tem lente traseira de 8 megapixels e diversos recursos (Foto: Luciana Maline/TechTudo))

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Filtros para fotos

A interface da câmera do iOS permite ao usuário acrescentar filtros na imagem antes de fazer uma foto. Essa função é ideal para quem gosta de trabalhar com filtros, pois mostra o resultado final do click em tempo real. O procedimento é muito simples.

Passo 1. Abra a câmera do aparelho e toque sobre o ícone de três círculos, no canto inferior direito da tela. Em seguida, toque sobre um dos filtros para aplicá-lo a imagem da câmera. Feito isso, basta fazer normalmente sua foto.

Acrescentando filtros para fotos na câmera do iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acrescentando filtros para fotos na câmera do iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Você também pode inserir filtros após fazer uma foto. No entanto, precisará utilizar as ferramentas de edição de imagem do iOS.

Modo HDR

O HDR (High Dynamic Range) é um recurso que aumenta o alcance dinâmico da câmera. Esse modo, indicado para pessoas sem conhecimento básico de iluminação, cria imagens equilibradas no que diz respeito aos graus de exposição. Com o HDR ativado, o software da câmera mescla o melhor de três exposições na imagem final.

Passo 1. Abra a câmera e toque em HDR no canto superior da tela. Em seguida, selecione a opção “Com” para ligar o recurso e faça sua foto normalmente. O iPhone manterá na biblioteca a foto em HDR e uma cópia sem o recurso para que você possa comparar o resultado.

Ativando o modo HDR na câmera do iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Ativando o modo HDR na câmera do iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Usando o Flash

Quando a iluminação não for suficiente, o flash embutido é uma opção para fazer fotos melhores. No entanto, é interessante saber que o uso flash pode gerar olhos vermelhos e deixar as imagens com tom azulado. Assim, para que a foto fique com qualidade, use o flash com moderação.

Passo 1. Abra a câmera e toque sobre o ícone de raio no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, toque na opção “Com” para ativar o flash.

Ativando o flash da câmera do iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Ativando o flash da câmera do iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Você também pode utilizar o flash para melhorar a iluminação de vídeos. Para isso, basta ligá-lo antes de iniciar a gravação.

Formato foto e formato quadrado de fotos

O usuário pode escolher dois modos de foto: foto e quadrado. O modo foto produz imagens na resolução total da câmera, sem cortes. Por outro lado, o modo quadrado corta as fotos para que elas fiquem no formato original de aplicativos, como o Instagram. Como hoje o Instagram aceita imagens sem cortes, não há necessidade de cortar as fotos. Sendo assim, é indicado usar o modo foto para gerar imagens melhores.

Passo 1. Para selecionar os modos, deslize o dedo na tela para a esquerda ou para direita. Note que o modo foto apresenta a captura em tela cheia e o modo quadrado adiciona duas listras no topo e na parte inferior da imagem.

Usando o modo foto e o modo quadrado da câmera do iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Usando o modo foto e o modo quadrado da câmera do iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Modo panorâmico

O modo panorâmico combina algumas capturas em uma única imagem, gerando amplitude de alcance do ambiente ou paisagem.

Passo 1. Deslize o dedo na tela até chegar ao modo “Panorama”.

Passo 2. Em seguida, posicione a câmera no local que deseja captar e toque no ícone de botão azul, no canto inferior da tela.

Passo 3. Feito isso, mova o telefone na direção da seta, mantendo a linha amarela centralizada na imagem em miniatura. Para terminar a captura, toque no ícone branco, que representa a função stop, no canto inferior da tela.

Fazendo uma foto panorâmica no iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Fazendo uma foto panorâmica no iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Vídeo em câmera lenta

Sabe aquele efeito de câmera lenta usado em cenas de ação no cinema? Você tem essa função em seu iPhone. Com ela, é possível fazer vídeos com detalhes que não vemos em velocidade normal.

Passo 1. Deslize a tela até selecionar o modo “Câmera Lenta”.

Passo 2. Em seguida, toque no botão vermelho para iniciar a gravação. Para finalizar, clique novamente no ícone vermelho.

Gravando vídeos em câmera lenta no iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Gravando vídeos em câmera lenta no iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Você pode aproveitar as ferramentas de edição do iOS para cortar e inserir efeitos no vídeo que criou.

Modo de vídeo Time-Lapse

Time-Lapse é uma técnica de gravação que usa um intervalo maior de frames para compor as imagens. Na prática, o vídeo é criado a partir de várias fotografias, gerando um efeito de passagem rápida do tempo.

Passo 1. Deslize a tela para até chegar ao modo “Time Lapse”. Em seguida, toque no ícone vermelho para iniciar a gravação. Para finalizar, toque novamente no ícone vermelho.

Gravando um vídeo em Time-Lapse no iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Gravando um vídeo em Time-Lapse no iPhone 5S (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Você pode utilizar as dicas acima para dominar as funções da câmera. Pratique sempre para melhorar a qualidade de suas fotos e vídeos feitos pelo iPhone 5S.

Ainda vale a pena comprar um iPhone 5S? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares