Produtividade

22/03/2016 12h00 - Atualizado em 22/03/2016 12h00

Matemática básica no Excel; saiba usar programa como calculadora

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Microsoft Excel é, de longe, a calculadora mais sofisticada entre as opções existentes para computador. Basta abrir o programa, digitar uma fórmula e o resultado será imediato. Por isso, conhecer o uso da matemática básica no Excel é importante e pode aumentar a sua produtividade, além de fornecer resultados de cálculos mais rapidamente. 

As 68 fórmulas mais usadas do Excel

Veja o que você precisa para explorar da melhor forma esses recursos e conheça como são feitas as principais operações no programa e as opções que permitem agilizar os cálculos.

excel (Foto: excel)Saiba como usar o programa Excel como calculadora (Foto: Divulgação/Microsoft)

Adição

Para começar a fazer adição no Excel, basta clicar em uma célula e digitar o sinal de igual. Em seguida, digite os valores a serem calculados, com o símbolo de adição entre eles (como por exemplo: =2+2), e finalmente, pressione a tecla enter. Com isso, o Excel irá exibir o resultado na célula onde foi digitada a fórmula.

Digitando uma formula simples de adição no Execel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando uma formula simples de adição no Execel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Também é possível somar valores que estão dentro de outras células.  Neste caso, os valores são substituídos pelos endereços delas, a fórmula ficaria mais ou menos assim: =A2+A3.

Som usando valores dentro de outras células (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Som usando valores dentro de outras células (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para preencher esses endereços, você pode digitar diretamente ou simplesmente digitar o sinal de igual, depois clicar na célula que deseja somar o valor e então digitar o sinal de adição, repetindo o processo, até estar com todas as células que precisa.

Outra maneira de fazer adições no Excel é usando a fórmula SOMA (SUM, na versão do programa em inglês). Para usá-la, digite o sinal de igualdade, depois o nome soma, abra um parênteses e digite ou selecione os valores (itens contínuos são separados por dois pontos e itens em locais distantes, por ponto e vírgula), feche o parênteses e tecle enter.

Usando a função Soma no Excel para fazer adição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Usando a função Soma no Excel para fazer adição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Subtração

Subtrair no Excel é muito semelhantes a fazer adição. A diferença é que na subtração, é usado o símbolo de menos (-) entre os itens, mas todo o resto segue o mesmo padrão de preenchimento da dica anterior. Por exemplo, se você digitar a seguinte fórmula em uma célula: =10-5, vai ser exibido o número 5 como resultado.

Fazendo uma subtração simples no Excel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo uma subtração simples no Excel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para subtrair, também é possível usar a fórmula SOMA, mas é necessário colocar o sinal de subtração antes de cada item que será subtraído no cálculo. Vale lembrar que caso um dos números preenchidos não tenha o sinal de subtração antes dele (seja na fórmula ou nas células que estão sendo usadas), será considerado um número positivo no cálculo.

Fazendo uma subtração no Excel usando a fórmula SOMA (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo uma subtração no Excel usando a fórmula SOMA (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Multiplicação

A multiplicação no Excel também pode ser feita utilizando o mesmo padrão das operações anteriores, mas o símbolo usado para executar o cálculo dos itens é o asterisco (*).

Fazendo uma multiplicação simples no Excel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo uma multiplicação simples no Excel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Já para fazer o cálculo usando uma função, é preciso usar MULT e seguir as mesmas regras de seleção de itens citadas anteriormente.

Fazendo uma multiplicação no Excel usando a fórmula MULT (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo uma multiplicação no Excel usando a fórmula MULT (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Divisão

A divisão no Excel é a mais simples das operações: digite o sinal de igual, o valor a ser dividido (ou o endereço da célula que contem o valor), a barra de divisão (/), o divisor (também é possível usar um o endereço da célula) e pressione a tecla enter. A célula imediatamente irá mostrar o resultado.

Fazendo uma divisão no Excel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo uma divisão no Excel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Tudo junto 

Essas foram as operações básicas de matemática, mas o Excel permite juntá-las para formar uma operação mais complexa. Neste caso, se você quiser isolar um cálculo, para que a fórmula use o resultado dele, isole a operação com parênteses. Por exemplo, para somar 2+2 e multiplicar esse total por 5, faça assim: =(2+2)*5.

 

Agora que você já conhece as operações básicas no Excel e usá-lo para fazer cálculos simples ou mais complexos.

Erro no Excel, o que posso fazer para resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ellerson Carneiro
    2016-03-22T19:20:15

    Falta de matéria hein.... Pelo amor de Deus! Pior matéria q já li no site! Teria vergonha de escrever e publicar isso! Muito básico para os propósitos do site... Ridículo!