Roteador

12/03/2016 06h00 - Atualizado em 15/03/2016 17h19

Roteador com duas ou três antenas? Veja qual é o melhor

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Alguns modelos de roteadores têm duas antenas de 5 dBi ou três de 3 dBi. Os modelos são indicados para perfis e configurações diferentes no uso da rede Wi-Fi e, caso o usuário escolha o padrão ideal, o sinal pode até mesmo melhorar. 

Veja qual largura do canal usar no roteador para melhorar o Wi-Fi

Confira todas as diferenças entre o roteador de duas e três antenas e aproveite para turbinar sua rede em casa e no trabalho. O número de dispositivos e para quantos andares o aparelho precisa trabalhar são dados que influenciam na escolha. 

Roteador-home (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Roteador com duas ou três antenas? Leia e descubra (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para que serve a antena?

Antes de conseguirmos identificar a melhor opção, é preciso saber para que serve a antena do roteador. A peça tem como finalidade aumentar o ganho do sinal, seja na recepção ou na transmissão de dados. Isso significa que concentra e aumenta o campo de abrangência do Wi-Fi. Assim, quanto maior o valor em dBi, mais forte será o sinal e mais longe chegará.

Antena de roteador tem função de aumentar ganho do sinal (Foto: Divulgação/TP-Link)Antena de roteador tem função de aumentar ganho do sinal (Foto: Divulgação/TP-Link)

Um erro frequente é achar que esse valor interfere na velocidade da conexão. Na realidade, o limite de transferência é determinado pelo padrão wireless. A rede 802.11b consegue alcançar 11 Mbps, a 802.11g atinge até 54 Mbps e a rede 802.11n, mais moderna, chega a 300 Mbps.

Quantidade de antenas

Ao contrário do que possa parecer, a quantidade de antenas em um roteador não aumenta o alcance do sinal. O ganho total do dBi é o mesmo; o que melhora é o tráfego dos dados. Isso porque, quanto mais antenas, mais pontos de transmissão e recepção de sinal.

Para exemplificar, vamos supor um roteador com três antenas. Enquanto uma delas estiver recebendo sinal, as outras duas podem transmitir sinal para dispositivos diferentes. Um roteador com duas antenas teria que transmitir o sinal para diversos devices por meio de um só ponto. Já um aparelho de apenas uma antena precisa alternar entre a função de receber e transmitir sinal.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Número de antenas não interfere no ganho do sinal (Foto: Divulgação/D-Link)Número de antenas não interfere no ganho do sinal (Foto: Divulgação/D-Link)



Escolhendo entre 2 ou 3 antenas

A escolha de um roteador com duas ou três antenas vai depender do seu uso e bolso. O maior número de antenas sempre será positivo, mas o gasto pode não compensar. Para efeito comparativo, vamos pegar dois modelos da TP-Link que operam na rede 802.11n. O TP-Link TL-WR1043ND, que tem três antenas de 3 dBi, sai por aproximadamente R$ 360. Já o TP-Link TL-WR841HP, que tem duas antenas de 5 dBi, tem preço médio de R$ 270.

TP-Link TL-WR1043ND,com três antenas de 3 dBi (Foto: Divulgação/TP-Link)TP-Link TL-WR1043ND,com três antenas de 3 dBi (Foto: Divulgação/TP-Link)

Só é interessante comprar o roteador de três antenas se o usuário tem muitos dispositivos. Caso exista apenas um smartphone conectado à rede Wi-Fi, o valor excedente será empregado em um recurso subutilizado. Nesta hipótese, adquirir um roteador com menos antenas de maior alcance é melhor.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum TechTudo

Aqui vale fazer uma ressalva importante. Como já dito, o alcance aumenta proporcionalmente em relação ao valor do dBi, porém há redução no ângulo de disseminação. Em outras palavras, quanto maior for o ganho em dBi, mias longe a antena irá irradiar o sinal em linha reta, mas num campo mais estreito.

TP-Link TL-WR841HP, com duas antenas de 5 dBi (Foto: Divulgação/TP-Link)TP-Link TL-WR841HP, com duas antenas de 5 dBi (Foto: Divulgação/TP-Link)

Esse dado é essencial na hora de escolher o dBi da antena do roteador. Se você mora em uma casa de dois andares, por exemplo, a antena de 3 dBi será melhor que a de 5 dBi, pois as ondas conseguirão subir com mais facilidade. Caso o ambiente seja comprido e no mesmo plano, o melhor desempenho é obtido com antenas de alto dBi.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anselmo Manzano
    2016-09-27T23:58:41

    Comprei um roteador com 3 dbi e 750mpbs... d-link. Será que é bom?

  • Antonio Almeida
    2016-03-12T23:00:03  

    Botei wi-fi com fio na casa inteira, 320 dbi e não tenho nenhum problema.

    recentes

    populares

    • Antonio Almeida
      2016-03-12T23:00:03  

      Ele pode estar se referindo ao cabo irradiado.

    recentes

    populares

    • Antonio Almeida
      2016-03-12T23:00:03  

      Pode ser que colocou antena externa ligada a um cabo. Assim, manda sinal até para as aeronaves que passam por cima. :D

  • Alcyr Junior
    2016-03-12T19:59:02  

    Põem bombril !

    recentes

    populares

    • Alcyr Junior
      2016-03-12T19:59:02  

      kkkk, boa

    recentes

    populares

    • Alcyr Junior
      2016-03-12T19:59:02  

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rudinei Suzin
    2017-03-01T06:11:55

    Muito boa a explicação! Bem didática e ajudou bastante na minha decisão! Obrigado

  • Julia
    2016-03-12T13:52:12  

    -Dia do consumidor + cupons especiais nas melhores lojas ! Digite no goo.gle: cupom des conto agregador...

    recentes

    populares

    • Julia
      2016-03-12T13:52:12  

      Esqueceram de falar que maior a antena e quantidade maior será os ruídos. No caso roteador da net, você comprar um roteador de 3 antenas e ligar o cabo RJ45 que sai da lan do roteador da net na wan do de antena e configurar ele, é melhor que usar repetidor, fica a dica.

    recentes

    populares

    • Julia
      2016-03-12T13:52:12  

      Podia escrever melhor. Não dá pra entender sem pontuação....

  • Paulo Victor
    2016-09-20T12:20:53

    Não adianta nada antena que pegue no quarteirão inteiro se vc não tiver um bom roteador isso te faria ficar só com a antena pois seria questão de tempo para o roteador começar a dar problemas o mais bacana é ter um Repetidor de Sinal wireless com antena 5 dbi ja ta bom demais o sinal vai chegar limpo !!!!!!!!!

  • Elton Dias
    2016-03-12T16:29:27  

    explicou e não entendi nada, afinal qual é melhor, 5 dBi ou 3 dBi ?

    recentes

    populares

    • Elton Dias
      2016-03-12T16:29:27  

      5dBi se os cômodos for no mesmo plano, pois o sinal tende e se extender em linha reta e com menor ângulo e 3dBi se for uma casa de 2 andares pois o sinal se expande em maior ângulo sendo mais fácil subir, tá no texto, depende da necessidade do usuário.

    recentes

    populares

    • Elton Dias
      2016-03-12T16:29:27  

      5dBi se os cômodos for no mesmo plano, pois o sinal tende e se extender em linha reta e com menor ângulo e 3dBi se for uma casa de 2 andares pois o sinal se expande em maior ângulo sendo mais fácil subir, tá no texto, depende da necessidade do usuário.

  • Neto Carvalho
    2016-03-12T20:07:04  

    Ta com problema de sinal ???? Compre o Kit Wr-2500hp Roteador Greatek 1000mw + antena 10 Dbi Aquário Super Potente pega na casa inteira .... o mais barato e melhor...

    recentes

    populares

    • Neto Carvalho
      2016-03-12T20:07:04  

      Verdade Homero, gente de mente limitada. Vão sofrer no futuro.

    recentes

    populares

    • Neto Carvalho
      2016-03-12T20:07:04  

      jose maciel eleitor do pt ,se acha inteligente explique os roubo do seu partido.

  • Victor Silva
    2016-03-12T11:01:44  

    O meu roteador e da NET e não tem antena oq posso fazer para melhorar o pq ele fica em um dos quartos e se eu tiver em outro quarto ele falha mto

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2016-03-12T11:01:44  

      Rosemberg Segundo e Jose Maciel, muito obrigado.

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2016-03-12T11:01:44  

      Por fim, para melhorar o alcance, vc pode comprar um cabo coaxial próprio para sinal wifi, no Mercado Livre tem às pencas, com uns 5 ou 10 metros (quanto menos, melhor para não perder sinal nos cabos, pois é alta frequencia) Posicione seu AP de modo que cubra uma parte da casa, retire uma das antenas e acople nesse cabo e a coloque em um ponto mais distante. Fica excelente, baixo consumo de energia e alta abrangência. Se o AP tiver SNMP melhor, coloque o PRTG e fique monitorando o tráfego na sua rede

  • Pedro Pereira
    2016-03-13T10:07:40

    cuidado, estamos tentando trocar seis por meia dúzia.....quem assumira?

  • Marcos Podolatra
    2016-03-13T08:58:30  

    Quer melhorar o sinal - apóie o Impeachment da DHILMA!!!! E as teles melhorão!!!!kkkk

    recentes

    populares

    • Marcos Podolatra
      2016-03-13T08:58:30  

      B4baca

    recentes

    populares

    • Marcos Podolatra
      2016-03-13T08:58:30  

      100% correto!!! kkkkk

  • Jose Aquino
    2016-03-13T09:02:59  

    o meu roteador não tem antena e pega até na casa do meu vizinho que fica há 150 metros . o do vizinho que tem 3 antenas e fica no auto em ar livre não chega até minha casa .

    recentes

    populares

    • Jose Aquino
      2016-03-13T09:02:59  

      Seu roteador tem antena sim, mas é interna. Todo roteador tem antena!

  • Ricardo Vieira
    2016-03-12T22:45:02

    Acredito que essa tecnologia já esta ficando ultrapassada, já temos protótipos de roteadores bem menores e outras tecnologias plugadas em um terminal que são acessíveis a tablets e mobile.

  • Marcos Pessoa
    2016-03-12T21:46:47

    Em casa tenho 1 modem e 3 roteadores repetidores,configura todos com a mesma senha e muda o numero ip de cada um,nao tenho do que reclamar..

  • Thomaz Nicoletti
    2016-03-12T18:21:46

    o melhor melhor mesmo depende do preço!

  • M Jr
    2016-03-12T17:16:58

    Matéria inútil!!!

  • Hudson Silva
    2016-03-12T15:03:22  

    So propaganda!!! Nada mais!!!

    recentes

    populares

    • Hudson Silva
      2016-03-12T15:03:22  

      da Tp-link ainda

  • Thiago Carvalho
    2016-03-12T16:05:27

    NÃO TEM AR CONDICIONADO NA CASA TODO 24 HORAS SEM VIR 2 MIL REAIS DE CONTAKKKKKKKKKKKKKKK,ESSA IRIA MITAR

  • Alfonso Correa
    2016-03-12T15:53:28

    CONVERSA PARA BOI DORMIR

  • Carlos
    2016-03-12T15:15:08

    Mentira pura, não funciona nem com 10 antenas.

  • Theonilo Jose
    2016-03-12T14:48:09

    Cheguei a conclusão, que o meu, tenho é que jogar fora....

  • William Amaral