TV

21/03/2016 07h00 - Atualizado em 09/02/2018 18h05

Smart TV LED reiniciando sozinha? Veja causas e soluções

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Smart TVs LED se tornaram populares no Brasil por oferecerem experiência multimídia mais rica do que TVs LED comuns. Porém, o benefício acompanha uma desvantagem: sistemas inteligentes podem trazer novos defeitos.

Um dos mais comuns provoca o reinício do aparelho, sem explicação aparente, algo que poderia ser mais facilmente identificado em televisores antigos, sem sistema operacional. A boa notícia é que há soluções que você mesmo pode tentar, confira.

TV Samsung desligando e ligando? Usuários reclamam nas redes sociais

SmartTV-Samsung-home (Foto: Divulgação/Samsung)Como tentar consertar uma Smart TV LED que reinicia sozinha (Foto: Divulgação/Samsung)


Desconecte os cabos

A providência inicial que você deve tomar para evitar que sua smart TV fique reiniciando sozinha é fazer o reset forçado. Para isso, desconecte todos os cabos que estão plugados na sua TV, incluindo HDMI (TV a cabo, console de videogame e outros) e cabos de áudio, e tire o aparelho da tomada. Depois, ligue somente a TV na tomada, sem cabos extras.

Em algumas TVs, é possível restaurar as configurações com o controle remoto (Foto: Barbara MannaraTechTudo)Em algumas TVs, é possível restaurar as configurações com o controle remoto (Foto:Barbara MannaraTechTudo)

Em seguida, você deve restaurar a TV para as configurações padrão, algo possível de ser feito por meio do menu do aparelho. Em modelos fabricados pela Samsung, por exemplo, é possível fazer isso com um atalho no controle remoto: segure o botão “Exit” por 30 segundos para ver um alerta de reconfiguração e prossiga com a restauração da TV.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Desative sensores de liga/desliga

Veja no manual como desativar o sensor liga-desliga da smart TV (Foto: Barbara MannaraTechTudo)Veja no manual como desativar o sensor liga-desliga da smart TV (Foto: Barbara MannaraTechTudo)

Outro motivo que pode levar sua TV a religar sozinha é uma falha no sensor liga/desliga, que pode superaquecer e provocar a interrupção forçada do seu dispositivo. Porém, não é possível desliga-lo manualmente sem abrir a carcaça da smart TV, algo perigoso e que pode fazê-lo perder a garantia de fábrica. Porém, algumas marcas permitem desativar o sensor defeituoso no menu de configuração – o caminho muda de modelo para modelo, então vale a pena fuçar para encontrar a opção.

Atualize o firmware

Atualize o sistema da sua smart TV para resolver o problema (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Atualize o sistema da sua smart TV para resolver o problema (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Em último caso, você pode tentar atualizar o sistema da sua TV para eliminar o problema de reinício automático. O procedimento também varia conforme o modelo da sua TV e a fabricante, mas costuma poder ser feito com a ajuda do controle remoto, no menu destinado ao sistema – basta procurar por “atualização de firmware” ou verificar o manual embutido no sistema.

Tenha em mente que, se for mal executado, o update de software pode prejudicar permanentemente o funcionamento da sua TV, além de invalidar a garantia.

Procure uma assistência técnica

Se nenhuma das providências deu certo, é recomendável que você procure uma assistência técnica autorizada do seu equipamento, mesmo que ele já esteja fora da garantia. Isso porque o reinício constante pode ser causado também por um superaquecimento de um componente interno conectado diretamente a placa de circuito da TV, algo que só pode ser consertado por alguém com as ferramentas e o conhecimento adequados.

A falha é encontrada especialmente em modelos da Samsung – portanto, se você é um dos “felizardos”, saiba que você não está sozinho.

Qual é a melhor Smart TV LED para comprar no Brasil? Comente no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ivandete Lessa
    2018-12-18T10:07:35  

    gostei donos comentários e gostaria de um especial quero comprar uma tv de 32 polegadas sem gastar muito qual devo comprar obrigado

    recentes

    populares

    • Ivandete Lessa
      2018-12-18T10:07:35  

      Primeiro, esta é a virgula (,) e este é o ponto (.), muito prazer... Segundo, mulher sempre diz "obrigada", agora vamos a sua pergunta, mesmo sem (?)... 32 polegadas sem gastar muito? AOC ou Philco. abç.

  • Reginaldo Almeida
    2016-11-23T12:06:10  

    Galera estava com o problema de liga e desliga na TV Samsung série 5500, essa série tem um canal de atendimento exclusivo no 0800 da sansung, fiz o contato mandaram um tecnico em minha residência e substituíram a placa principal que saiu com defeito de fabrica na memória. Liguem lá, espero ter ajudado!

    recentes

    populares

    • Reginaldo Almeida
      2016-11-23T12:06:10  

      Boa noite. A minha tv aconteceu a mesma coisa 2 x agora a Samsung disse que nao existe mais a peça para reposição pq a tv ja tem mais de 5 anos. Nao fabricam mais pecas após esse prazo.

    recentes

    populares

    • Reginaldo Almeida
      2016-11-23T12:06:10  

      Aconteceu comigo a mesma coisa, como a minha TV tinha 4 anos e meio a Samsung me deu uma TV nova. Basta entrar em contato com a Samsung.

  • Rafael
    2016-11-26T11:45:26  

    E ta aqui mais um felizardo :/ chegou faz 2 dias a dita uma ku6300 la vou ligar pra assistencia coisa triste...

    recentes

    populares

    • Rafael
      2016-11-26T11:45:26  

      Minha smart tv sansumg deu esse mesmo problema. Mas segui o tutorial restaurei de fábrica e desativei tudo que é ecológico pra garantir pois só uso a TV a noite mesmo por pouco tempo e agora ela voltou a funcionar ! que Deus abençoe e ela não de mais problema algum ! Boa sorte para todos !

  • Leonor Santos
    2016-11-23T21:08:09

    Reginaldo Almeida, Qual o telefone do 0800 da samsumg que você ligou, minha Smart TV está com esse defeito de liga e desliga. Por gentileza compartilha o numero de telefone!

  • Luís Santana
    2018-01-10T15:20:02

    Bom dia companheiros, Minha Smart TV Samsung, série 6, 6400 estava ligando e desligando, após pesquisar muito, baixei as atualizações no site da Samsung, segui o passa a passo para instalar e o problema foi resolvido. Aconselho a todos que estão com este problema fazer o mesmo que pelo menos no meu caso foi resolvido.

  • Jose Ramalho
    2018-01-02T17:54:33

    Ola, tenho um modelo un5500 no qual o reset é ativado pressionando o botão return e não o exit por 30 segundos. infelizmente a TV desliga antes do reset ser efetuado.

  • Artur Choppenrauer
    2017-10-29T00:20:51  

    ATENCAO: NAO INSTALE O SMARTVOD NA TV SAMSUMG SERIES 5500 (ANTIGA). Instalei o smartvod em minha tv Samsung series 5500 e ela ficou reiniciando em loop. Fiquei desesperada até que achei seu site. Graças as suas dicas consegui resetar a tv e ela voltou a funcionar. Muito obrigada!

    recentes

    populares

    • Artur Choppenrauer
      2017-10-29T00:20:51  

      Boa tarde. Estava com o mesmo problema, após reiniciar, voltou ao normal. Parabéns pelo post....

  • Mitzi Costa
    2016-10-13T14:00:00

    Fui uma das felizardas...........

  • Raimundo Rodrigues
    2017-03-30T22:31:03  

    Resolvi o meu problema ligando minha Samsung 40 pol 3D em um estabilizador do PC

    recentes

    populares

    • Raimundo Rodrigues
      2017-03-30T22:31:03  

      Olá... a minha dá problemas mas não é sempre... já cheguei a desconfiar que fosse a rede elétrica instável mas acontece o liga e desliga consecutivo geralmente em vezes que tento utilizar o smart hub... sendo assim seria mais provável que fosse problemas de memória. Estou atualizando para ver se diminui a frequência. Do contrário tentarei o estabilizador. Ótima sugestão.

  • Paulo Borges
    2017-06-04T00:15:42

    Me adicionem na lista de felizardos, TV apagou e já era. Samsung j5200AG

  • Cloves Junior
    2017-05-22T08:18:24

    Mais um felizardo... Tenso isso. Deveriam fazer um recall, isso não seria um defeito oculto? O código de defesa do consumidor protege a gente disso.

  • Everton Dias
    2016-12-23T13:02:10  

    Minha TV Samsung 49 full dh curva, parou de funcionar não liga nem acende nenhuma luz no painel.

    recentes

    populares

    • Everton Dias
      2016-12-23T13:02:10  

      Nunca mais compro TV Samsung

  • Caroline Ferreira
    2016-12-12T22:50:32

    Minha TV Samsung acabou de chegar e após realizar a configuração inicial ela desligou e fica com a luz de LED do power piscando intermitente. Alguém sabe o que fazer? Obrigada!

  • Maga Lima
    2016-11-28T22:44:29

    Ola, o meu problema é com a smart tv Philco, desliga e nao liga antes de 1 minuto de espera,fica em torno de 5minutos e desliga de novo e pior nao da pra assistir nada,e o que e pior ja venceu a garantia! Alguem tem uma ideia do que fazer? Obrigado