TV

27/03/2016 07h00 - Atualizado em 09/02/2018 18h05

TV desliga sozinha? Veja o que pode ser e como consertar

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Quando uma TV desliga sozinha sem nenhum motivo aparente é provável que o problema esteja em algumas peças do sistema interno. Os capacitadores eletrolíticos, as soldas frias, os parafusos frouxos e a placa de circuito impresso podem influenciar no mal funcionamento do aparelho, mas não chegam a obrigar o usuário a comprar um televisor novo. 

Confira tudo sobre os principais problemas que afetam as TVs e como identificá-los. Veja também dicas para resolver. É importante lembrar que alguns componentes precisam de um conhecimento mínimo de eletrônica. 

TV Samsung desligando e ligando? Usuários reclamam nas redes sociais

Modelo de Smart TV da Sony tem tela Full HD de 48 polegadas LED (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: Modelo de Smart TV da Sony tem tela Full HD de 48 polegadas LED (Foto: Divulgação/Sony))Veja os motivos para sua TV desligar sozinha e como resolver (Foto: Divulgação/Sony)

Capacitores eletrolíticos

Os capacitores eletrolíticos são pequenas peças, em formato cilíndrico, que têm a função de manter a estabilidade dentro de um circuito elétrico. O capacitor trabalha regulando as variações de energia de sua rede elétrica.

Se a rede elétrica fornece mais energia do que deveria para os componentes eletrônicos, a peça pega o excesso e armazena em seu interior, deixando passar apenas a quantidade correta. Se a rede elétrica fornece menos energia do que o necessário, libera um pouco da energia que tem armazenada dentro de si, para que tudo funcione corretamente e de maneira estável.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Capacitor eletrolítico da Siemens (Foto: Divulgação/Siemens)  (Foto: Capacitor eletrolítico da Siemens (Foto: Divulgação/Siemens) )Capacitor eletrolítico dá estabilidade no circuito elétrico da TV (Foto: Divulgação/Siemens)

No entanto, é possível que durante o processo de fabricação alguns capacitores apresentem defeitos que passam despercebidos. Assim, os componentes vão parar na sua TV que, por não ter a estabilidade elétrica necessária, passa a se desligar sozinha de forma esporádica.

A solução para isso é identificar quais os capacitores que estão com problema e, assim, efetuar a troca por um novo. É importante que seja novo e não usado, pois essas peças têm uma vida útil relativamente curta, de no máximo cinco anos.

Soldas frias

As chamadas soldas frias são aqueles pontos onde a solda rompeu, ou seja, quebrou. Isso provoca o mau contato da peça, seja um chip de processamento, um capacitor eletrolítico ou mesmo uma trilha do circuito impresso.

Quanto mais soldas frias o circuito eletrônico da TV tiver, mais problemas, instabilidades e desligamentos repentinos o televisor terá. O mau contato das soldas pode acontecer com praticamente qualquer componente, assim é bom fazer uma inspeção geral.

O ideal é refazer todas as soldas, reforçando mesmo aquelas que estão em bom estado. Assim você garante que todos os componentes de sua TV estão bem encaixados.

Parafusos frouxos

A placa de circuito impresso de sua TV provavelmente é presa ao chassi por meio de vários parafusos, de diferentes tamanhos. Especialmente em modelos da LG, se estes parafusos estiverem soltos ou afrouxados, a TV pode apresentar mau contato e assim se desligar sozinha. Isso acontece quando mexemos na placa, por exemplo, tentando encaixar um pendrive, um cabo HDMI ou o cabo da antena.

smart tv lg (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)Aparelho da LG pode apresentar mau contato com parafuso frouxo (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Embora este problema seja mais comum nas TVs da LG, o impasse pode acontecer em qualquer televisor, independente da marca. Assim, a solução neste caso é abrir a parte traseira de sua televisão e apertar todos os parafusos que estiverem frouxos. É um processo bem simples e que não exige nenhum conhecimento de eletrônica.

Placa de circuito impresso

Pode acontecer também de que a placa de circuito impresso de sua TV tenha queimado por qualquer motivo. Pode ter sido um curto-circuito, uma sobretensão de sua rede elétrica ou mesmo algum líquido que tenha caído sobre a placa.

Nesses casos, infelizmente, não há nada que possa ser feito. Apenas levar em uma assistência técnica para que os profissionais troquem por outra placa do mesmo formato.

Qual é a melhor Smart TV LED para comprar no Brasil? Comente no Fórum TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ana Almeida
    2016-03-27T13:46:40  

    Tenho uma Sony Bravia. Ela parou de funcionar com 27 dias de uso, na época que eu comprei.. Depois que voltou da autorizada vira e mexe ela desliga sozinha, e o problema piora quando acerto o relógio dela. Agora eu deixo sem hora.

    recentes

    populares

    • Ana Almeida
      2016-03-27T13:46:40  

      Já verificou se o timer para desligar está ativado?

    recentes

    populares

    • Ana Almeida
      2016-03-27T13:46:40  

      Minha tv 40 samsung liga e desliga do nada alguém pode me ajudar

  • Rodrigo Pellegrini
    2016-03-27T14:59:08  

    A minha deu problema que acontece comumente aqui no Brasil e quando dá esse problema não existe conserto. Um ladrão levou.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Pellegrini
      2016-03-27T14:59:08  

      ja o ladrão deve ter mundial, mondial, fhilips, fhilco, lg entre outras

    recentes

    populares

    • Rodrigo Pellegrini
      2016-03-27T14:59:08  

      tive esse problema com uma philco levei na assistencia e disseram que tinha quue trocar a placa,mas chegando em casa descobri que era so atualização ela nao ficava nem 30 seg ligada philco 39 polegadas led,baixei a atualização no pen drive tirei da tomada segurei o power e liguei na tomada,atualiza automatico,resolvido.

  • Eduardo Leite
    2018-02-09T16:22:58

    Boa tarde. A minha TV é uma LG e estava com esse mesmo problema. Eu fui pesquisando e eu mesmo consegui resolver. É o seguinte, o problema é só os parafusos de fixação da placa que vai se soltando. Eu abri tinha um parafuso caído e 3 flouxo. Eu apertei e fiz o teste. Não deu mais problema. Se vcs levarem na assistência eles vão fala que é a placa com problema é vão te cobrar uns 300 reais. Isso normalmente acontece com tv que estão sempre indo de um lugar pra outro. A minha eu sempre levo pra praia.

  • Sinezio
    2016-10-02T14:19:01  

    BOA TARDE MINHA TV, EU LIGO EM SEGUIDA ELA DESLIGA DO NADA SEMP,HDMI INFINIT

    recentes

    populares

    • Sinezio
      2016-10-02T14:19:01  

      a minha nao fica nenhum minuto ligada e desliga. a marca e philco

    recentes

    populares

    • Sinezio
      2016-10-02T14:19:01  

      boa Noite, a tv da minha casa esta com o mesmo problema, liga e em alguns segundos desliga !!!

  • Hudson
    2017-02-02T07:59:33

    Bom dia, tenho uma sony bravia 42'', 1 ano e 1/2 de uso, desliga sozinha, depois de algum tempo descobri que tenho que dar uns tapas na traseira para funcionar. Deve ser algo solto dentro dela.

  • Evandro Pereira
    2016-03-27T18:49:23  

    PRONTO! TUDO RESOLVIDO! O camarada leigo, que nunca trocou uma lâmpada da sala, vai abrir sua TV, trocar os capacitores, refazer as soldas e arrochar os parafusos. Depois ele aproveita a experiência e abre uma assistência técnica com os conhecimentos que adquiriu nesta matéria medíocre.

    recentes

    populares

    • Evandro Pereira
      2016-03-27T18:49:23  

      Essa matéria não é para leigos, obviamente....

  • Agdo Souza
    2016-03-27T16:37:43

    nem me lembro quando vi tv,so na net

  • Geraldo Franco
    2016-03-27T16:09:03

    Reportagem sem vergonha... coisinha mal feita esta reportagem que não ajuda em nada só serve p o leitor gastar seu tempo.... zero p o Felipe Alencar... êta cara ruim de escrita...

  • Rômulo
    2016-03-27T14:38:44  

    Por isso q não tenho tv, uma dor de cabeça a menos. Ah, e antes q perguntem, não, não tenho 20 filhos... kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rômulo
      2016-03-27T14:38:44  

      Pq não joga fora seu monitor também.

    recentes

    populares

    • Rômulo
      2016-03-27T14:38:44  

      Não; nele não passa bbb, novela ou programa sensacionalistas de auditório.. Mas comentário de mala passa, infelizmente... kkkkkkk

  • Vanderlei Vetachi
    2016-03-27T12:02:58  

    Bem, pelo que entendi, LG dá dor de cabeça. Melhor marca: Colorado RQ ou, uma Telefunken. KKK.

    recentes

    populares

    • Vanderlei Vetachi
      2016-03-27T12:02:58  

      Leva ela para o "EXPERT EM ELETRÔNICA" FELIPE ALENCAR DO TECK TUDO CONSERTAR. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Vanderlei Vetachi
      2016-03-27T12:02:58  

      AFRICANNER, minha TV Samsung começou a ligar e a desligar sozinha, num ciclo interminável que só parava quando eu a retirava da tomada. A assistência técnica veio aqui, trocou placa de vídeo e fonte, mas quatro meses depois voltou com o mesmíssimo problema, ligar e desligar sozinha, mostrando apenas a logomarca da Sansung. Então, eu que não sou técnico, dei uma de maluco, abri minha TV de 55 polegadas e descobri qual é o problema. E sabem da melhor? RESOLVI APENAS USANDO WD. Bem... depois disso, está funcionando perfeitamente há mais de dois anos.

  • Marcos Feitosa
    2016-03-27T13:28:52

    Minha TV Samsung começou a ligar e a desligar sozinha, num ciclo interminável que só parava quando eu a retirava da tomada. A assistência técnica veio aqui, trocou placa de vídeo e fonte, mas quatro meses depois voltou com o mesmíssimo problema, ligar e desligar sozinha, mostrando apenas a logomarca da Sansung. Então, eu que não sou técnico, dei uma de maluco, abri minha TV de 55 polegadas e descobri qual é o problema. E sabem da melhor? RESOLVI APENAS USANDO WD. Bem... depois disso, está funcionando perfeitamente há mais de dois anos.

  • Andressa
    2016-03-27T12:57:03  

    Característica especifica da Samsung!!!

    recentes

    populares

    • Andressa
      2016-03-27T12:57:03  

      A minha tb apresentou este problema, dei uma uma olhada e verifiquei que era um problema de atualização do sistema. Baixei a nova atualização, instalei, a TV voltou funcionar normal.

  • Firmino Rodrigues
    2016-03-27T12:29:56

    INFORMAÇÃO COMPLETAMENTE INÚTIL PARA USUÁRIOS!!! APENAS PRA TÉCNICOS COM POUCO CONHECIMENTO,"INICIANTES", QUANTO AO GASTAR POUCO? DEPENDE DA HONESTIDADE DO TÉCNICO! "FELIPE ALENCAR?" VAI ARRANJAR MATÉRIA QUE IMPORTE À MAIORIA, MATÉRIA INUTIL, APENAS PRA DENEGRIR UMA MARCA, E AS OUTRAS NÃO APRESENTAM ESSE TIPO DE PROBLEMA? QUE DIRIAS DA "CCE".....