TV

14/03/2016 07h00 - Atualizado em 18/03/2016 10h47

Vale a pena investir em uma TV 4K no Brasil? Descubra

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Os modelos de TVs com resolução 4K, também conhecidas como UltraHD, estão com preços cada vez menores no Brasil. Com imagens mais nítidas, os usuários podem aproveitar o padrão em conteúdos do Globosat Play 4K, YouTube e Netflix. Além disso, a maioria dos televisores com a resolução são também Smart TVs e possuem módulo Wi-Fi integrado.

Onde e como assistir vídeos em 4K na Internet; veja lista de streaming

Mas será que vale a pena investir em uma TV com tela 4K ou é melhor esperar mais alguma atualização? Confira situações em que o aparelho justifica a compra. Já há produtos disponíveis no mercado nacional com 40 polegadas na casa dos R$ 2 mil. 

Chegou a hora das TV 4K? Descubra! (Foto: Divulgação / LG)Chegou a hora das TV 4K? Descubra! (Foto: Divulgação/LG)

O que é TV 4K/UltraHD

A TV 4K, também apelidada de UltraHD (3840 x 2160 pixels), possui uma resolução de tela muito maior do que as televisões mais comuns, conhecidas como FullHD (1920×1080 pixels).

Enquanto uma TV FullHD pode exibir no máximo 2.073.600 pixels na tela, uma UltraHD pode exibir 8.294.400 pixels. Ou seja, as TVs 4K apresentam quatro vezes mais pixels que uma FullHD. O resultado disso são imagens muito mais nítidas.

Para oferecer a qualidade, é preciso que o processador da TV seja mais avançado, o que de certa forma explica o valor mais alto dos aparelhos. No caso da transmissão via web, é necessário ter no mínimo uma conexão de 30 Mbps.

Diferença em pixels entre HD e UltraHD (Foto: Divulgação / Semp Toshiba)Diferença em pixels entre HD e UltraHD (Foto: Divulgação/Semp Toshiba)

Onde há conteúdos em 4K para assistir?

Infelizmente, no Brasil ainda não há transmissão em 4K de emissoras locais ou até mesmo via TV por assinatura. O único lugar onde há conteúdo no formato para assistir com facilidade é na Web. Portanto, é preciso ter uma boa conexão, com pelo menos 30 Mbps.

Acervo em 4K do Neflix é uma boa opção (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acervo em 4K do Neflix é uma boa opção (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O Globosat Play 4K, a Netflix e o Youtube são três fontes universais de conteúdo em UltraHD. No caso do streaming de filmes e séries, basta digitar “4K” na busca para visualizar a programação nessa resolução.

Já no Youtube, o formato do vídeo vai depender do produtor do conteúdo. Caso o usuário tenha filmado em 4K, a maioria das TVs irá configurar a reprodução do vídeo diretamente para essa resolução.

Também é possível assistir filmes e séries da Sony através do serviço Sony Video Unlimited. O programa pode ser acessado diretamente das TVs da fabricante, ou por meio de aparelhos da empresa, como o PS4.

Uma dúvida frequente dos usuários é a aquisição de TVs 4K para Blu-Rays e games. No caso dos filmes, há muito pouco conteúdo disponível nessa resolução e é difícil encontrar com legendas em português. Já nos jogos, a compra só se justificaria para reproduzir games com exatamente essa resolução.

Vale a pena trocar de TV agora?

Se você já possui uma TV FullHD e deseja trocar por uma TV 4K, fique atento para as restrições. É preciso ter uma boa conexão à Internet para aproveitar os conteúdos disponíveis nos serviços online.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Uma dica é ficar atento com as funções de Upscaling que muitas fabricantes anunciam. Essa técnica pode esticar a imagem para que seja exibida na tela inteira. Na grande maioria das vezes, o resultado pode ficar diferente do esperado, e até pior do que sem Upscaling.

Preços cada vez mais baixos

A boa notícia para quem quer comprar uma TV de 4K, é o preço. Apesar das feiras de tecnologia sempre exibirem modelos de 70 e até 80 polegadas, há modelos mais modestos de 40 polegadas que trazem toda a qualidade UltraHD a um preço amigável. Alguns aparelhos estão na casa dos R$ 2 mil.

Philips é uma das primeiras a trazer 4K para TVs com 40 polegadas (Foto: Divulgação / Philips)Philips é uma das primeiras a trazer 4K para TVs com 40 polegadas (Foto: Divulgação/Philips)


Qual Smart TV vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Capellari
    2016-07-26T19:06:06  

    internet de 15mega aguenta transmitir conteudo 4k? a minha internet supre muito bem minha necessidade e não quero ter que aumentar o meu plano por causa da tv. sera que da conta do recado?

    recentes

    populares

    • Guilherme Capellari
      2016-07-26T19:06:06  

      Para um conteúdo em HD a velocidade boa é de 15 mbps para rodar bem; para Full HD seria 30 mbps tal qual descrito na matéria

    recentes

    populares

    • Guilherme Capellari
      2016-07-26T19:06:06  

      Comprei uma Smartv Philips 4k baixei o Globo Play que tenho assinatura e pede que eu tenha uma internet de no mínimo de 30 megas, sendo que tenho 15 e só trava quando o vídeo começa a carregar, então ele vai alinhando a resolução de acordo com o tamanho do vídeo. pode ser característica da Smartv Philips 50,4k! Recomendo geral!

  • Gorlami Modelista
    2016-09-18T11:28:43  

    Qual o motivo de uma pessoa investir numa tecnologia que ainda não está disponível no Brasil? só se gostar muito de gadget ou pura ostentação...

    recentes

    populares

    • Gorlami Modelista
      2016-09-18T11:28:43  

      não tem programação nem pra full hd ainda no brasil

    recentes

    populares

    • Gorlami Modelista
      2016-09-18T11:28:43  

      Tem sim amigo, Netflix,Youtube,Globosat e Globo Play.

  • Walter Carneiro
    2018-05-02T11:29:26  

    Enquanto não houver conteúdo farto e acessível economicamente a TV 4k não passará de um belo enfeite na sala, reproduzindo sempre imagem 720p (TV aberta) ou 1080i NETFLIX normal e TV a cabo. Mesmo o 4k via NETFLIX ou cabo não passa de uma tentativa de chegar perto da resolução máxima, apenas perto, longe do ideal que um reprodutor Blu-ray 4k verdadeiro pode oferecer no dia em que tiver Blu-ray Disc 4K por aqui.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2018-05-02T11:29:26  

      No Japão já tem há algum tempo TV 8K, super Ultra HD.

  • Marcos Coelho
    2018-07-04T05:01:12

    Baralho rindo até 2050 com os comentários. Cheio de pitágoras e teorias. kkkkkkkkkkkkkk

  • José Cunha
    2018-06-19T19:24:47

    Só compro uma 4 k no dia que eu puder comprar a top em desempenho.

  • José Cunha
    2018-06-19T19:24:01

    Pela lógica 25mb deveria ser suficiente, porque uma conexão de 5mb consegue sim rodar 1080p sem nenhum travamento, pois 4 k é quatro vezez a resolução 1080p,

  • José Cunha
    2018-06-19T19:21:15

    Aqui em casa eu tenho uma conexão de 25mb, chega os 25mb tranquilo, geralmente fica em quase 26mb, mas pelo que tô vendo não é suficiente pra assistir 4 k sem travamentos.

  • Robson Ferreira
    2016-03-15T06:33:28  

    as pessoas falam besteira por falta de conhecimento , tenho uma 4k tela curva 55 polegadas da samsung que e um verdadeiro espetaculo, ela transforma qualquer fonte de imagem em 4k , seja ela tv digital, tv por assinatura , xbo one que e o meu caso precisa ver bf4 em 4k e outro nivel , falo por experiencia propia pode comprar sem medo .

    recentes

    populares

    • Robson Ferreira
      2016-03-15T06:33:28  

      Ai que burro!! Dá zero pra ele kkkk foi enganado pelos vendedores do Extra/ Casas Bahia!

    recentes

    populares

    • Robson Ferreira
      2016-03-15T06:33:28  

      "Que burro dá zero pra ele" diz o chaves do 8 kkkk

  • Bruno Franco
    2017-01-24T12:26:55  

    O meu velox 10 megas roda 1080p e olhe lá!

    recentes

    populares

    • Bruno Franco
      2017-01-24T12:26:55  

      Para rodar 4K tem ter 30 Mega, se rodar 4k com 10 Mega não é 4K, é 1080p !

    recentes

    populares

    • Bruno Franco
      2017-01-24T12:26:55  

      Quanto a qualidade das tvs,olha o que aconteceu comigo na década de 90. A mitsubishi era a melhor marca mas depois de 12 anos de uso quando a minha foi para o conserto as peças eram da cce, que era uma das piores marcas da época. A cce fornecia peças para a mitsubishi! rsrsrs.

  • Paulo Junior
    2016-03-14T18:08:48  

    tv e samsung ou sony e ponto!! o resto e resrto

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2016-03-14T18:08:48  

      Tenho 2 Tv's LG, uma com 4 e outra com 3 anos, nunca apresentaram nenhum defeito. Já meu pai, teve problema com uma Samsung com 1 ano e 1 mês, perdeu a TV. Samsung aqui em casa não entra nem geladeira.

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2016-03-14T18:08:48  

      Das que tenho, uma é Panasonic e tem mais de dez anos. Nunca deu qualquer problema.

  • Cecilia Parodi
    2017-09-30T14:28:24

    Tenho tvs da samsung e lg, das 3 samsung sendo que 2 quebram do nada, minha Lg continua perfeita, a próxima vai ser Sony ou Lg. Estou muito decepcionada com a Samsung. Tive uma LDC da Sony perfeita, nunca deu problema.

  • Charles Heringer
    2017-07-05T14:21:55  

    Tchally

    recentes

    populares

    • Charles Heringer
      2017-07-05T14:21:55  

      Tchally Tchally cthally....

  • Charles Heringer
    2017-07-05T14:24:55

    Tchally sou eu...

  • Nelmaxinfo
    2016-03-14T17:27:04  

    Por que 4k? E não 2k! Até hoje não entendi essa definição 4x full hd

    recentes

    populares

    • Nelmaxinfo
      2016-03-14T17:27:04  

      4k é o dobro da FullHD, e não o quadruplo. A resolução é dada pela qtd. de pixels horizontal x vertical. Esse negócio de multiplicar os valores é jogada de marketing.

    recentes

    populares

    • Nelmaxinfo
      2016-03-14T17:27:04  

      A TV 4K possui uma resolução de 3840 x 2160.. Devido ao número de linhas, 3840 que chega próximo a 4000, batizaram a tecnologia de 4K.

  • Claudio Lima
    2016-03-14T15:40:26  

    comprei uma felips. naum gostei

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2016-03-14T15:40:26  

      Comprei uma 240hz

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2016-03-14T15:40:26  

      Gostei

  • Fabio Gross
    2016-09-15T15:02:06  

    No momento TV 4k vale mais pelo HDR que pela resolução em si, daqui alguns anos quando o conteúdo em 4k estiver disponível acho que valerá mais a pena.

    recentes

    populares

    • Fabio Gross
      2016-09-15T15:02:06  

      tem algumas TVs full hd com HDR..

  • Ravi Sousa
    2016-03-19T15:27:24  

    Meu pai tem uma LG 3D Smart TV 4K e as imagens são muito boas. Ravi

    recentes

    populares

    • Ravi Sousa
      2016-03-19T15:27:24  

      Se hoje ainda não tem conteúdo 4 k,imagine 6 meses atrás quando foi postado seu comentário!!

  • Lauro Marinoso
    2016-08-03T20:43:30

    Uma boa marca é importante, mas pra ser sincero dá medo de comprar qualquer coisa cara nesse Brasil, quase tudo dura muito menos do que deveria durar.

  • Rafael Sughari
    2016-03-14T12:55:16  

    Comprei a minha 4k, 50", 3D e com 3 anos de garantia por R$2.600. Compra feita em janeiro/2016.

    recentes

    populares

    • Rafael Sughari
      2016-03-14T12:55:16  

      consertar consertar estrega

    recentes

    populares

    • Rafael Sughari
      2016-03-14T12:55:16  

      alfredo silva; nao se engana nao com a sony, eu comprei uma sony bravia led 32 polegadas, e com " quase " 3 anos de uso estragou a tela , e pra trocar na autorizada me disseram que nao sai por menos de 1200 reais

  • Gabriela Ferreira
    2016-04-14T13:09:59

    Ei... D I L M @ vai lamber XuXu.... Ei... D I L M @ vai lamber XuXu.... Ei... D I L M @ vai lamber XuXu.... Ei... D I L M @ vai lamber XuXu.... Ei... D I L M @ vai lamber XuXu.... Ei... D I L M @ vai lamber XuXu.... Ei... D I L M @ vai lamber XuXu.... Ei... D I L M @ vai lamber XuXu.... Ei... D I L M @ vai lamber XuXu.... Ei... D I L M @ vai lamber XuXu....

  • Adovenir Cunha
    2016-04-10T06:51:04

    Se K resolvesse alguma coisa, o 2k ou kk teria resolvido. Então não venha pra k com essas estória de k! Entendeu?

  • Paulo Neto
    2016-03-27T15:52:54  

    kkkk = 4k

    recentes

    populares

    • Paulo Neto